Negócios em Foco

Shabby chic: fique por dentro deste conceito de decoração


São Paulo - SP 08/10/2018 18h37

Descubra como esse estilo decorativo surgido na década de 80 pode mudar o décor do seu lar para melhor

Crédito da imagem: Mark McCammon/Pexels - Shabby chic

Shabby chic é um estilo de design de interiores que engloba um visual desgastado e de aparência já bastante vivida. Há algo de reconfortante, mas lindamente organizado, sobre a decoração Shabby Chic.

Coloque cores suaves, uma mistura de elementos vintage e novos e detalhes femininos, e uma imagem começará a emergir. Talvez você já tenha uma firme compreensão desse amado estilo de design, ou talvez ainda esteja se perguntado o que é exatamente o estilo Shabby Chic.

É só continuar lendo o post para descobrir tudo sobre o assunto.

Como surgiu a decoração Shabby Chic

O termo Shabby Chic originou-se na década de 1980. No design, este foi um momento em que a opulência e a decadência estavam tomando o centro das atenções. De coberturas elegantes a lobbies corporativos cheios de mármore e latão reluzentes, o estilo elegante era fácil de se encontrar.

Faz sentido pensar que, exatamente nessa época, tenha surgido o Shabby Chic, um visual alternativo, repleto de peças ricas em história, que exibem lascas de tinta, além de achados vintage com estilo feminino.

Hoje, há uma variedade de elementos que ajudam a caracterizar o estilo Shabby Chic. Para começar, móveis usados ​​criam um visual antigo. Alguns dos móveis podem até ser antiguidades de verdade, revelando camadas de tinta à medida que começam a descascar.

Em outros casos, o mobiliário propositalmente acaba passando por um processo de envelhecimento, o que envolve lixamento e outras técnicas que dão ao mobiliário uma aparência mais desgastada. Esmaltes especiais e acabamentos também podem criar uma peça com um senso de história.

Tecidos confortáveis ​​são populares quando se trata do Shabby Chic, com algodão e linho sendo escolhas superiores. Padrões femininos e florais são frequentemente exibidos, e tecidos vintage podem servir como realces bonitos.

Capas para sofás com babados também são um traço-chave do estilo Shabby Chic e foram popularizadas por Rachel Ashwell, que conheceremos no tópico seguinte.

Tons suaves reinam em interiores com estilo Shabby Chic. Brancos e beges brilhantes são sempre populares, assim como tons pastéis como rosa, lavanda e azul claro. No entanto, tons vívidos como turquesa também podem ser encontrados, especialmente quando se tratar de móveis pintados.

Não se esqueça do papel que os acessórios vintage desempenham em espaços despretensiosos! Se eles são verdadeiros itens vintage e antigos (lustres, porcelana, etc.) ou novos itens que parecem vintage (guardanapos, copos e muito mais), o efeito geral é sempre encantador.

Rachel Ashwell e o seu pioneirismo no estilo Shabby Chic

É difícil falar sobre o Shabby Chic sem reconhecer o papel que Rachel Ashwell desempenhou em sua popularidade. Enquanto o estilo foi criado na Inglaterra na década de 1980, Rachel Ashwell abriu sua primeira loja na Califórnia em 1989.

Foi aqui que ela popularizou suas famosas capas para sofás com babados, que foram colocadas sobre móveis do mercado de pulgas. Trazendo o Shabby Chic à vanguarda da comunidade de design, ela também trouxe uma série de achados do mercado de pulgas aos olhos do público, criando um visual de segunda mão que era inegavelmente elegante.

Em uma entrevista realizada em 2011, Rachel Ashwell descreveu a fórmula do Shabby Chic como “aconchegante, confortável, vintage e bonita”. Vindo da mulher que revolucionou o estilo, é uma fórmula que vale a pena confiar.

Como criar o estilo Shabby Chic em sua casa

Se você está se perguntando como obter um visual chique, comece a seguir a fórmula acima mencionada de Rachel Ashwell: aconchegante, confortável, vintage e bonita! Misture o antigo com o novo, mas certifique-se de que o mobiliário seja confortável.

A seguir, veja outras dicas de como você já pode começar a criar um ambiente mais Shabby Chic dentro da sua casa.

1. No chão

Para criar uma decoração Shabby Chic, é bom começar pelo chão. Madeira desgastada coberta com rendas antigas ou tapetes florais seguem muito bem esse tipo de décor. Se o seu piso é moderno, você pode adicionar um acabamento envelhecido para obter um visual mais antigo.

2. Nas paredes

O céu é realmente o limite quando se trata de obras de arte Shabby Chic. As cores pastel são populares como são as obras de ferro forjado e metal. Crie uma galeria de fotos da família exibindo imagens em uma variedade de molduras vintage ou compre quadros novos e envelheça-os você mesmo.

Estampas de flores, obras de arte de querubins e quadros tridimensionais que contêm uma miríade de itens antigos, como chaves antigas, selos etc., são ótimas peças para ambientes de conversação. Impressões de telefones antigos, capas de álbuns antigas e cartazes de filmes clássicos ​​também são escolhas que dão certo.

3. Na iluminação

Lembra-se daqueles candelabros de cristal berrante que a sua avó tinha? Bem, eles são verdadeiramente chiques. Candeeiros de mesa pequenos, decoupage, tons vitorianos e com babados e, claro, lâmpadas feitas de potes ou garrafas de vidro também são ótimas opções de iluminação.

4. Na mobília

Uma antiga mesinha de cabeceira ou um armário da década de 1940 podem ser um excelente complemento para qualquer sala vintage. É muito fácil aplicar um acabamento envelhecido em qualquer superfície de madeira e você pode até mesmo fazer uma decoupage com peças de papel de parede floral para um toque decorativo.

Considere o uso de cadeiras vintage desgastadas que você pode usar com uma nova almofada de veludo, ou experimente fazer os seus próprios revestimentos de cadeira com tecido ilhó e um pouco de fita pastel.

Mesas de jantar feitas de madeira velha fazem uma grande adição à sua cozinha Shabby Chic, da mesma forma que armários envelhecidos de porcelana branca são escolhas excelentes para você exibir louças de vidro.

Lance também uma colcha de chenille antiga sobre o seu sofá favorito e adicione um par de almofadas com monogramas para um lugar realmente aconchegante para se descansar e ler um livro.

Onde encontrar itens de decoração no estilo Shabby Chic

Vendas de imóveis, bazares de antiguidades e mercados de pulgas são ótimos lugares para se encontrar o "velho". E no que diz respeito ao novo… não custa nada navegar por sites atualizados de decoração na web.

Você também pode encontrar itens decorativos no estilo Shabby Chic em uma grande variedade de lojas. Algumas versões são mais francesas, enquanto outras são boêmias. Basta escolher para qual lado prefere seguir e logo começar a ver a mudança na sua casa.

E então, gostou de saber mais sobre o Shabby Chic? Aproveite e nos ajude a divulgar esse lindo estilo de decoração na web compartilhando o post nas redes sociais!

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com