Negócios em Foco

Líderes da indústria de iluminação publicam documento de posição sobre Luz UV


São Paulo - SP 28/08/2020 14h51

Associação Americana de Iluminação, Associação Nacional dos Fabricantes de Material Elétrico e UL oferecem diretrizes de segurança

Buscando o aprimoramento da segurança e melhor desempenho do setor de iluminação elétrica, a UL, empresa de ciência da segurança, a Associação Americana de Iluminação (ALA) e a Associação Nacional dos Fabricantes de Material Elétrico (NEMA) publicaram um novo documento de posição oficial, por conta do aumento das demandas por capacidades de higienização e eliminação de germes, em face da COVID-19. O documento de posição tem dois objetivos maiores: chamar a atenção para os riscos de segurança dos aparelhos de luz ultravioleta (UV) e ajudar fabricantes, revendedores e consumidores a entender quais aparelhos são seguros e sob quais condições eles podem ser operados normalmente.

O documento “Aparelhos Ultravioleta-C (UVC) para eliminação de germes: o que os consumidores precisam saber” proporciona uma visão mais profunda sobre aparelhos UVC eliminadores de germes, disponíveis para consumidores, e seu potencial de causar severos danos às pessoas e aos animais domésticos, bem como danos a plantas e materiais.

“Estamos todos extremamente preocupados com os impactos e a eliminação da COVID-19, e com o que pode ser feito para mitigar a propagação do vírus. Nesta atual situação global, o crescente interesse pelas propriedades saneadoras e germicidas está colocando os aparelhos UVC num foco ainda maior do que antes”, afirma Todd Straka, diretor global da divisão de Iluminação da UL.

“Houve um alarmante aumento na disponibilização de aparelhos ultravioletas projetados para a eliminação de germes para os consumidores que, efetivamente, não contêm luz UVC e portam riscos muito sérios, como danos permanentes aos olhos, pele e pulmões. Este é um importante assunto de segurança, que precisa urgentemente ser comunicado aos consumidores e aos potenciais usuários desses aparelhos. Com a associação com a ALA e a NEMA, que também compartilham essas preocupações, visamos educar consumidores e fabricantes quanto às possíveis implicações de riscos de segurança no uso da luz UVC”, complementa Straka.

A radiação ultravioleta (UV) naturalmente ocorre em três tipos: UVA, UVB e UVC. Todos eles possuem certos benefícios e apresentam perigos. Enquanto UVC é o tipo que comprovou ter os maiores benefícios germicidas, inclusive o de matar bactérias e inativar vírus, qualquer exposição não controlada à UVC que seja suficientemente forte para matar germes é um risco para pessoas, animais domésticos e plantas.

“Produtos germicidas com UVC não controlados, aplicados em serviços de saúde, de fato possuem benefícios para ajudar a interromper propagação da COVID-19. Entretanto, diferentemente daqueles vendidos para consumidores, eles são usados por profissionais treinados que passaram por treinamentos de segurança apropriados e que usam equipamentos de proteção apropriados para precaverem-se contra a exposição à UVC”, relata Terry K. McGowan, diretor de Produção e Tecnologia da Associação Americana de Iluminação.

“Como a principal associação comercial da indústria de iluminação residencial, é nosso dever promover a aplicação segura e correta dos produtos de iluminação. Ao mesmo tempo, queremos comunicar os riscos de segurança de iluminação aos nossos membros e ao público. Ao colaborar com o documento de posição sobre a UVC com a NEMA e a UL, especialista em segurança, a ALA quer ajudar a comunicar à indústria de iluminação a importância do desenvolvimento e da comercialização de produtos que possam ser seguramente operados, sem nenhum tipo de risco para a saúde humana”, completa McGowan.

“Sabemos que a UVC é uma maneira comprovada de ajudar a eliminar perigosos vírus e bactérias na água, ar e superfícies. Mesmo assim, no auge da COVID-19, estamos preocupados quanto à proliferação de aparelhos de desinfecção com UVC sendo vendidos sem determinados recursos de segurança e com instruções de operação incompletas”, comenta Karen Willis, diretora industrial de Sistemas de Iluminação da Associação Nacional dos Fabricantes de Material Elétrico. “Estabelecer e manter a segurança dos aparelhos UVC é uma prioridade para a NEMA e para a indústria da iluminação em todos os setores, inclusive aplicações de consumidor, comerciais e de saúde. Temos orgulho de ser parte deste importante esforço educacional”.

O documento de posição “Aparelhos Ultravioleta-C (UVC) para eliminação de germes: o que os consumidores devem saber”, uma descrição detalhada dos produtos UVC para consumidores, uso comercial, saúde e componentes de aparelhos UVC para eliminação de germes e informações sobre sua jornada de certificação podem ser encontradas em UL.com/uvlighting.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com