Negócios em Foco

Integrante do Matéria Rima representa o Brasil na França


15/01/2019 18h49

Arte educador do Instituto Matéria Rima participa pelo segundo ano consecutivo da Break The Floor, a mais importante competição de dança break do mundo, que começa no dia 27 de janeiro, em Cannes, França

DINO

Um dos responsáveis pelas oficinas de danças urbanas do Instituto Cultural e Educacional Matéria Rima, o bboy e arte educador Gilson Silva de Jesus, mais conhecido como Cidinho, vai representar a América Latina na Break the Floor, competição que será realizada a partir do dia 27 de janeiro, no Palais des Festivals, em Cannes, França, e é considerada a mais importante no calendário mundial de eventos ligados à dança break.

Além de atuar como arte educador do Matéria Rima, Cidinho integra a equipe Unity Warriors, que reúne experientes bboys - como são conhecidos os dançarinos de breaking - de São Paulo. A crew, como esses coletivos são conhecidos no mundo do hip hop, já participou do evento no ano passado,
além de ter marcado presença na 1a edição da Break The Floor America Latina, realizada em Manaus (AM), em 2016.

Aproveitando a ida à Europa, a equipe brasileira também realizará um workshop de técnicas de breaking e danças urbanas no dia 26 de janeiro, em Nice, também na França.

Ao lado do grafite, rap e a discotecagem a dança breaking é um os quatro elementos do hip hop. Ela tem esse nome, pois seus primeiros praticantes dançavam na "quebrada" da música, isto é, nas batidas que os DJs criavam colando as faixas do vinil.

Tendo como base a cultura hip hop, o Matéria Rima desenvolve oficinas socioeducativas em 20 escolas da rede municipal de Diadema (SP), atendendo mais de 1,5 mil. Além do trabalho pedagógico com danças urbanas, o Instituto oferece oficinas de grafite, rima, discotecagem, pandeiro, flauta e educomunicação

O Matéria Rima surgiu em 2002 e se institucionalizou em 2014. Por meio do Programa Cidade na Escola, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Diadema, desde 2013 leva à rede municipal de Diadema um projeto referência em educação integral no Brasil. Em 2015, o Matéria Rima foi vencedor nacional do Prêmio Itaú-Unicef junto com a escola Sagrado Coração de Jesus e em 2018 foi um dos 10 finalistas do Prêmio junto com a Escola Municipal Deputado Freitas Nobre.

Com a proposta de baixar os muros das escola, aproximando-se e tornando-se parceiro dos gestores, o Matéria Rima atua para que os alunos compreendam, por meio de vivências artísticas e lúdicas, articuladas às matérias curriculares e aos temas transversais, que são protagonistas do processo educativo e, por isso, responsáveis pelo espaço escolar.

Como facilitador do ensino e aprendizagem, o projeto tem alcançado resultados positivos. Além de contribuir para elevar o IDEB das escolas atendidas, o trabalho do Matéria Rima tem aproximado as famílias do ambiente educativo e elevado a autoestima dos alunos, desenvolvendo as suas capacidades sociopsicológicas, como resiliência, perseverança, empatia, habilidade para trabalhar em grupo e aprender com os seus erros.

Além de levar oficinas semanais às escolas, o Instituto atende em sua sede (B.A.S.E), estendendo as vivências socioeducativas sobretudo às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Assim, vai cumprindo o seu principal objetivo: inovar a educação, mostrando o poder que ela
tem de agregar, empoderar, transformar e libertar o ser humano.

Divulgado por

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com