Negócios em Foco

Características de um e-commerce de sucesso


São Paulo 05/10/2020 11h19

Site de vendas online fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas e são cada vez mais comuns e mais procuradas, mas quais são as características de um e-commerce de sucesso?

Com o aumento das vendas pela internet há cada vez mais lojas virtuais surgindo, fazendo aumentar também a concorrência.

Por isso a regra nesse caso é conseguir destaque diante dos outros negócios semelhantes, o que exige muita organização e uma gestão bem feita.

Assim, com as características de um e-commerce de sucesso é possível atrair clientes, fazer mais vendas e ter mais lucros.

Conheça as características de um e-commerce de sucesso

Atualmente diante de tanta concorrência e tanta disponibilidade de serviços, produtos e informações, se tornar um e-commerce de sucesso não é algo tão simples. Mas há algumas características que são muito importantes nessa trajetória. Veja quais são elas:

1. Compra simplificada

Antes de mais nada as lojas virtuais devem ser simples e intuitivas, de modo que o cliente consiga navegar, encontrar o que necessita e comprar com facilidade.

Para conseguir oferecer um boa experiência de compra, preze por alguns requisitos:

Com poucos cliques o usuário deve conseguir encontrar o produto de que necessita;

Exponha os produtos de maneira organizadas;

Utilize filtros para facilitar o processo de busca;

O processo final de compra deve ser simples, sem que haja a necessidade de preencher informações desnecessárias em formulários ou mudar de página várias vezes.

2. O site deve ser intuitivo

Um e-commerce de sucesso deve ter um site intuitivo, que facilite a navegação. Uma boa ideia é usar ícones, desenhos e outros artifícios visuais para conseguir o efeito desejado.

O ideal é que a localização de comandos importantes seja de fácil acesso para simplificar e agilizar o processo de compra, de modo que o cliente não desista por se frustrar.

3. Site responsivo

Obviamente se você quer fazer vendas online precisa de um site eficiente e seguro, no qual os seus clientes naveguem sem problemas.

Por isso o tempo de resposta é uma questão importantíssima, visto que quando o tempo é muito alto o cliente acaba desistindo e migrando para um concorrente. Então preze por criar um site que além de intuitivo seja também responsivo.

4. Diversidade de produtos

Uma das principais vantagens de comprar pela internet é a possibilidade de comprar vários tipos de produtos diferentes facilmente sem sair do lugar.

Sendo assim é desnecessário dizer que cada vez mais as pessoas buscam por lojas que oferecem bons produtos, bem como uma grande diversidade deles.

5. Várias possibilidades de pagamento

Os consumidores modernos buscam cada vez mais facilidade e praticidade e, por isso compram em lojas que oferecem benefícios, inclusive no que diz respeito ao pagamento.

Dessa forma ter várias possibilidades de pagamento coloca o seu e-commerce rumo ao sucesso e à frente de alguns concorrentes.

6. Garanta uma compra segura

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a segurança das transações online. Alguns dos golpes que as pessoas que compram online podem enfrentar são descritos abaixo.

Existem sites clonados que coletam informações do cartão de crédito do visitante;

Alguns vendedores cobram o pagamento, mas não enviam o item;

Empresas falidas (como organizadores de viagens) continuam aceitando reservas e pedidos, embora não consigam cumprir o acordo.

Existem pessoas que usam a Internet ilegalmente para coletar informações privadas de outros usuários. É importante prestar muita atenção à segurança dos sistemas de pagamento. Os mais utilizados são o pagamento por cartão de crédito, dinheiro na entrega e transferência bancária.

Para evitar que pessoas mal-intencionadas roubem dados de clientes, muitos sites usam sistemas que criptografam dados de cartão de crédito e protocolos especiais para a transmissão desses dados.

Quando um site usa este tipo de protocolo, na barra de endereço você verá o url precedido da palavra “https“ em vez de “http”, e na parte inferior você verá um pequeno ícone de cadeado, que indica que você está transmitindo dados por meio de um Conexão segura.

7. Lealdade do consumidor

Com mais e mais pessoas comprando online, o campo do e-commerce está em constante crescimento. Hoje, as pessoas mostram uma maior propensão para fazer compras online e uma maior confiança nas lojas. No entanto, é importante adquirir a competência para explorar o potencial oferecido pela rede da maneira certa. Na verdade, junto com o número de compradores potenciais, o número de sites concorrentes também cresceu.

Para iniciar uma loja online de sucesso, é importante estudar estratégias de fidelização de clientes. Muitas pesquisas têm mostrado que normalmente o cliente não compra imediatamente na primeira vez que visita uma loja online, por isso é necessário que o visitante seja incentivado a retornar ao seu e-commerce várias vezes.

Conclusão

Um e-commerce de sucesso deve ser antes de mais nada capaz de se conectar aos seus clientes e oferecer a eles o que realmente buscam, incluindo facilidade, praticidade, diversificação e pagamento facilitado.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com