Negócios em Foco

Vale a pena comprar domínios expirados?


São Paulo - SP 14/11/2018 12h32

Se você está pensando em um investimento online, a compra de domínios que já expiraram pode ser uma alternativa interessante

Quem administra um negócio online sabe o quanto é importante ter um domínio. Afinal, é por meio dele que as pessoas irão acessar o seu site.

O domínio é o seu endereço na internet e pode estar relacionado diretamente com a marca e nome da sua empresa.

Junto com a hospedagem, o domínio é um dos detalhes que deve ser analisado durante a etapa em que você pretende ainda criar um site.

Existem várias extensões (também chamadas de TLDs) para você utilizar em seu domínio. Elas podem ser desde a mais tradicional que é a “.com” quanto a mais diferenciada, como, por exemplo, a “xyz”.

No entanto, a escolha certa da extensão e de um nome memorável para o seu domínio não são as únicas preocupações. É preciso também estar atento para o seu prazo de validade.

Além disso, se você está pensando em um investimento online, a compra de domínios que já expiraram pode ser uma alternativa interessante.

Onde você pode encontrar um domínio expirado

Um domínio expirado é aquele que, por alguma razão, não foi renovado pelo seu proprietário, seja por esquecimento ou porque o dono não teve interesse nisso.

Para você não deixar o seu domínio expirar é importante ficar atento para as datas de pagamentos. A organização e a atenção, nesse caso, são muito importantes e vão auxiliar você a gerenciar o seu negócio.

Lembre-se que o domínio é um dos detalhes mais relevante de um projeto web.

Hoje em dia existem ferramentas na internet que permitem você a encontrar domínios que perderam o seu prazo de validade. Algumas delas são pagas e outras gratuitas.

Um dos serviços grátis mais eficientes para quem está em busca de domínios expirados é o expireddomains.net. Por meio dele é possível analisar nomes que não foram renovados e estão à disposição.

Outra ferramenta interessante para esse propósito é a RegisterCompass.com, que apresenta recursos de integração com outras ferramentas de análise de domínio.

Nesse mesmo grupo de ferramentas está o Semrush, que é capaz de informar se o domínio possui classificação para outras palavras, bem como consegue informar o volume de tráfego. Além dela, há também a Domain Hunter Gatherer.

Os melhores locais para você encontrar domínios expirados são em sites destinados a leilão de domínios. Em tais sites muitos usuários disponibilizam os seus domínios para serem vendidos.

Além disso, em sites como ebay.com e o flippa.com também é possível encontrar domínios que estão à venda. É bom verificar os comprovantes de renda desses domínios e o tráfego.

Quando um domínio expirado pode ser comprado

De uma forma geral, quando o domínio perde o seu prazo de validade ele não fica apto para ser registrado de novo. Alguns registradores de domínios proporcionam um curto período gratuito para a renovação.

Normalmente esse período dura entre semanas ou até mesmo um ano para uma nova renovação.

Após o prazo grátis, a maioria dos domínios expirados conta com um período de resgate. Esse período pode variar entre duas semanas a um mês.

Durante esse tempo, quem solicitar o registro atual está apto a renovar o nome de seu domínio. Para isso é necessário pagar uma taxa de resgate juntamente com a taxa de renovação do nome do domínio.

Se o dono do domínio não efetuar a renovação ou não desejar resgatar esse domínio, ele poderá ser leiloado.

A partir do momento que um nome de domínio expirado é colocado para um leilão público, você tem condições de efetuar a compra dele.

As vantagens de comprar domínios expirados

Efetuar a aquisição de domínios expirados traz algumas vantagens interessantes, funcionando como um bom investimento na internet. Alguns motivos para isso são:

A idade do domínio

Quanto mais antigo for o nome do domínio, maior será a confiabilidade para os sistemas de ranqueamento do Google. E um domínio amigável para as técnicas de SEO é benéfico demais para o seu negócio.

Idioma do domínio

O idioma do domínio também é um fator para um bom ranqueamento. Nesse caso, se o domínio for em um idioma estrangeiro e você comprar para um site em português, poderá obter resultados vantajosos.

Os benefícios dos backlinks

Os backlinks consistem em links colocados de maneira planejada em um site na internet que direciona o usuário para outro.

Quanto mais referências um site tiver por meio de um backlink, maior será a relevância dele para os buscadores. Se o domínio expirado contar com backlinks, sua compra será um bom investimento.

Conclusão

A internet proporciona algumas alternativas para você obter lucro financeiro. Investir em blogs, canais de vídeos, loja online são algumas das opções.

A compra de domínios expirados aparece também como uma alternativa. Portanto, siga essas dicas na hora de fazer a sua próxima aquisição e tenha bons resultados.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com