Negócios em Foco

Os novos empregos do século XXI


São Paulo - SP 14/08/2019 23h48

Divulgação

O mundo mudou substancialmente e, hoje, quando perguntamos aos mais novos o que querem ser um dia, quando crescerem, o leque de respostas em potencial é muito mais vasto e inclui, como é evidente, o universo infindável do mundo virtual.

Longe da dinâmica da ancestralidade, onde os sonhos eram tornar-se professores, advogados, médicos e polícias; e extrapolando até os sonhos mais ousados de quem, no século XX, dizia já querer ser jogador de futebol, astronauta ou cientista; surgem hoje respostas que se ancoram diretamente no mundo da tecnologia e na sua evolução.

É verdade que, hoje, mais do que nunca, os potenciais tecnológicos abrem portas à oportunidade e fazem com que, com o nível certo de perseverança, esforço e motivação, se torne possível realizar estes novos empregos de sonho, que são trazidos pelas novas dinâmicas, pelos novos dispositivos e também pelas novas preocupações do mundo.

Atualmente, os mais novos conhecem uma realidade distinta e que nos leva até ao universo millennial. Resolvemos explorar este mundo, na busca pelos novos empregos do século XXI, para conhecermos algumas das opções mais badaladas e que mais atraem os jovens do nosso tempo. Venha conhecer melhor os novos empregos do nosso século.

1. Trabalhador independente numa loja online

O e-commerce é uma das opções que muitas pessoas encontram, hoje em dia, para desenvolverem a sua carreira.

Este trabalho, que consiste basicamente em vender pela internet é um emprego que permite uma gestão interessante do tempo, sendo usualmente escolhida por quem deseja organizar os dias de forma mais livre e conseguir obter lucros interessantes.

Preocupações como o marketing digital, a construção de marcas sólidas e o design multimédia fazem parte do quotidiano de quem tem uma loja online. A escolha dos produtos e do método de trabalho pode, também, fazer aqui toda a diferença para quem quer lançar uma marca digital de sucesso.

2. Influencer e/ou criador de conteúdos para redes sociais

Os influencers são os modelos dos mais pequenos e, hoje em dia, é bastante fácil que este seja o maior desejo profissional das crianças do milénio.

Habituadas a ver, diariamente, inúmeros conteúdos dos seus Youtubers, Instagramers ou Facebookers favoritos; estas crianças sabem melhor do que ninguém a vastidão de temas que podem ser abordados e alegram-se perante a possibilidade da construção de uma carreira a fazer vídeos ou a tirar fotos para colocar na sua mídia social favorita.

Estas profissões estão, de facto, em crescimento ao redor do globo e existem cada vez mais pessoas a receber todo o tipo de patrocínio e retorno financeiro para continuarem a publicar os seus conselhos e dicas no meio online.

3. Gamer ou criador de videojogos

O mundo dos jogos digitais está, também, em evolução e, hoje, um dos empregos mais desejados é como criador de videojogos ou, simplesmente, como seu jogador.

O universo gamer é vasto e invade, também, as redes sociais, sendo muito comum que se encontrem vídeos de jogos tão badalados como Minecraft, World of Warcraft ou Tomb Rider no Youtube.

Muitos destes jogadores participam em convenções, apresentando os seus trabalhos ou recebem patrocínios avultados para desenvolverem o seu trabalho.

Evidentemente, a par com o interesse crescente em jogar videojogos, surge também uma paixão pelo mundo da criação dos mesmos. Com tecnologia cada vez mais evoluída – em parte pelo desenvolvimento da realidade virtual e da realidade aumentada – abrem-se oportunidades de negócio na área da produção deste tipo de jogo digital.

4. Técnico de saúde ambiental

Além das novas tecnologias, as novas preocupações do mundo parecem, também, criar apelo nas novas gerações, fazendo com que estas procurem empregos relacionados com o meio ambiente, onde possam aplicar algumas das visões ecológicas do mundo e, desta forma, agir em seu prol.

Mais do que nunca, o cenário devastador da Ilha de Lixo ou do degelo na Gronelândia, cria nos mais jovens o desejo de ter uma postura ativista e de melhorar o estado do planeta, para garantir a sua sustentabilidade e o seu futuro.

5. Criador de conteúdos online

Várias plataformas na Internet procuram ativamente criadores de conteúdos textuais, literários ou artísticos, fazendo a ponte entre várias empresas e o produto final.

Assim, não faltam crianças que desejam a possibilidade de trabalhar a partir de casa, neste tipo de produção de conteúdos.

Embora seja mais comum que os conteúdos sejam textuais, existem também plataformas destinadas a designers freelancer, a trabalhadores independentes na área da música ou até mesmo das artes plásticas.

Igualmente comum é a procura, através deste meio, de performers que levem as mais diversas artes até ao público em geral, seja in loco ou através das plataformas digitais e das redes sociais especialmente criadas para o efeito.

Este lado mais artístico da criação de conteúdos online parece, também, ser um dos empregos que mais agradam aos jovens do século XXI.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com