Negócios em Foco

Contribuinte pode direcionar parte do valor do IPTU para programas sociais à sua escolha


São Paulo (SP) 21/02/2019 10h18

Através da lei de renúncia fiscal é possível administrar recursos públicos e financiar projetos do terceiro setor

DINO

O brasileiro está cansado de saber que tem umas das maiores cargas tributárias do mundo. A população trabalha cinco meses por ano apenas para pagar impostos, mas o que a maioria das pessoas não sabe é que é possível participar ativamente das realizações culturais, esportivas, educacionais e de saúde, por meio, dos planos de renúncias fiscais e leis de incentivos. O IPTU, imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana que é cobrado anualmente do cidadão, pode ter até 20% do seu valor total direcionado para um projeto aprovado em lei municipal de incentivo fiscal escolhido pelo contribuinte. De acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda, em 2018 foram arrecadados aproximadamente R$ 9,6 bilhões com o IPTU na cidade de São Paulo.


"Algumas cidades como Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Natal e Florianópolis já possuem leis municipais de incentivo a projetos culturais, em São Paulo, por exemplo existe o Pro-Mac, mas muita gente desconhece essa possibilidade e a grande maioria aceitaria participar de algum projeto social, caso tivesse essa informação. Infelizmente, dos projetos aprovados em leis de incentivo, mais de 50% não são realizados por falta de captação de recursos", explica Douglas Nicolau, diretor da Incentiv, plataforma feita para conectar projetos a empresas e pessoas interessadas em promover uma sociedade mais responsável e humanizada.

A Renúncia Fiscal acontece quando o governo (federal, estadual ou municipal) abre mão de parte de um imposto, para que a sociedade civil e a iniciativa privada invista em projetos de sua escolha. Com a proposta de otimizar o funcionamento desta cadeia, a Incentiv, startup de impacto social, promove o desenvolvimento econômico por meio da viabilização de projetos aprovados em leis de incentivo fiscal, além disso, a startup disponibiliza conteúdos gratuitos, que auxiliam o cotidiano de todos os envolvidos no ciclo de projetos, promovendo a troca de experiências e divulgação de ações culturais e filantrópicas, para potencializar a visibilidade corporativa, por meio da responsabilidade social.

Sobre a Incentiv
Fundada por Douglas Lopes e Thais Nicolau, a Incentiv conecta proponentes e projetos a empreendedores e pessoas, gerando oportunidades para uma sociedade cada vez mais responsável. A ferramenta Incentiv.me oferece um serviço completo para otimização do investimento incentivado, desde a seleção personalizada de projetos ao acompanhamento de resultados em tempo real, reunindo diversas funcionalidades em um só lugar. O principal diferencial é a automatização de doações por pessoas físicas e uma vitrine de projetos diversificada, com iniciativas de toda parte do país.

SERVIÇO

Quer fomentar projetos sociais e aproveitar melhor seus impostos? Entre em contato pelo email contato@incentiv.me ou pelo WhatsApp 48 99132-4633


Mais informações:

Divulgado por

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com