Presente em diversos destinos mundiais, os Walking Tours também estão sendo aderidos por diversas cidades brasileiras. O conceito foi criado em Berlim e tem como intuito promover o passeio a pé, de forma a aproximar cada vez mais os viajantes dos atrativos de cada destino, sejam eles naturais ou culturais.
Entre as cidades brasileiras, o Rio de Janeiro possui muitas opções de roteiros e empresas que realizam os passeios. E os visitantes também podem aproveitar para conhecer lugares incríveis da cidade, pagando o quanto desejar, conforme a empresa contratada.
Walking Tours, uma nova forma de turismo
Walking Tours é um novo jeito de se fazer turismo e tem agradado os turistas em todo o mundo. Diferente do conceito tradicional, os visitantes precisam ir até determinado ponto de encontro para então seguir com o passeio.
E para facilitar, já que a visitação é feita a pé, o lugar escolhido fica próximo a todas as atrações do roteiro. Além do Rio de Janeiro, a modalidade já é um sucesso em São Paulo, Salvador, Porto Alegre e Paraty.
Por não ter preço determinado para a realização dos passeios, ao final o visitante pode decidir se quer e o quanto deseja pagar.
Walking Tours, a iniciativa no Brasil
Criada em 2004, em Berlim, essa nova modalidade de realizar passeios turísticos chegou ao Brasil em 2012. A capital paulista foi a primeira cidade que adotou o Walking Tours e conta hoje com um roteiro diversificado, de acordo com a empresa contratada.
E para atender, inclusive, turistas estrangeiros, os guias são bilíngues e cadastrados no Cadastur, um sistema do Ministério do Turismo obrigatório para os profissionais desse setor. O conceito agrada os viajantes que tem um perfil cada vez mais independente e deseja desbravar destinos diferentes.
O que conhecer através do Walking Tours?
Os Walking Tours contam com roteiros naturais e culturais e alcançam vários pontos turísticos de cada cidade. Ao formar o grupo, com local e hora marcada, os visitantes seguem um roteiro preparado pelos guias.
No Rio de Janeiro, por exemplo, é possível fazer o famoso Free Favela Tour, conhecer o Centro Histórico do Rio, curtir a noitada na Lapa, entre outras opções. Já em São Paulo, as opções incluem passeios pela parte histórica e centro moderno da capital, no Parque Ibirapuera e outros.
Em cada cidade, que conta com essa opção para os visitantes, existe um roteiro diferenciado e empresas variadas para atendê-los. Entre as principais opções, estão: visitas aos cartões-postais, conhecer histórias reais dos moradores, ter contato com a história e a biodiversidade da cidade visitada e muitas outras.
Vantagens que os Walking Tours oferecem
Os Walking Tours contam com muitas vantagens aos turistas, como:
- Os guias são preparados para contar histórias e curiosidades (de forma agradável) de cada lugar visitado, diferente do que ocorre quando se decide conhecê-los sozinho;
- Contam com guias preparados e que se esforçam em garantir uma excelente experiência nos passeios, já que dependem da “caixinha”;
- Eles pagam se quiser e o quanto desejar;
- Os visitantes podem obter dicas de outros pontos turísticos e restaurantes para visitar sozinho;
- Os passeios são mais consistentes, de forma a se obter mais informação sobre cada atrativo;
- Através dos Walking Tours, pode-se conhecer pessoas divertidas e de diferentes lugares.
Por todos esses motivos e vantagens é que os Walking Tours estão crescendo cada vez mais como opção turística. O setor de turismo espera adotar esse conceito em todas as cidades turísticas do Brasil, atraindo assim, cada vez mais visitantes e promovendo o crescimento no setor.