Negócios em Foco

O investimento em Data Analytics no mercado LATAM

O Big Data e o Analytics acumulam altos investimentos de países latino americanos, por Javier Riera


São Paulo 16/12/2019 17h02



Para quem vive em conjunto com a tecnologia no cotidiano, não é novidade que o mercado da América Latina vem ganhando mais espaço no cenário global e aprimorando seus recursos. Dessa forma, vemos que, atualmente, apenas trazer uma oferta simples, sem inovação, não é o bastante. O mercado mudou e sabemos o quão necessário é conhecer as tendências e se antecipar para manter os negócios ativos, produtivos e gerando lucro.

Sendo assim, além de todo o investimento em áreas direcionadas ao cliente, como, por exemplo, o Customer Experience e Customer Success, também é necessário investir em novas tecnologias que, de fato, apoiem às empresas nas tomadas de decisões estratégicas. Hoje, de nada adianta usar a intuição para escolher o melhor caminho a ser seguido. Com o montante de dados obtidos diariamente, é possível alavancar um empreendimento como jamais imaginávamos antigamente.

Logo, o mercado LATAM notou a importância de se investir em dados e buscar soluções que realizam a extração dos algoritmos e transforme-os em informações relevantes. Foi assim que o Big Data e o Analytics, BDA, se expandiram nas corporações e mostraram sua relevância na obtenção de insights e resultados. Vivemos numa era altamente competitiva e a adaptação das empresas se fez necessária o quanto antes, para não se prejudicar perante o mercado.

Utilizar o Big Data para tomar decisões em tempo real, na conexão com inúmeros dispositivos, é uma realidade atual. Os negócios são dinâmicos e a América Latina vem se destacando neste sentido. Neste artigo, abordo o investimento em BDA e porque os países latinos estão atentos a este mercado.

Boa leitura!

O crescimento e a evolução na América Latina

Com toda a evolução no mercado LATAM e o aperfeiçoamento da tecnologia BDA, torna-se nítido o desenvolvimento nos países latino-americanos, que passaram a investir mais em tecnologia. Isso acontece por conta de um cenário que exige das empresas inovação e modernização, encontradas, em sua maior parte, na tecnologia.

Neste sentido, o relatório Latin American Big Data and Analytics (BDA) Market, promovido pela Frost & Sullivan, projetou a receita deste mercado até 2023 no montante de $ 8,5 bilhões. Quanto aos países que se destacaram pela contribuição com maior receita foram:

• Brasil, com 46,7%
• México, com 26,7%
• Colômbia, com 7,9%
• Chile, com 6,9%
• Argentina, com 5,6%
• Peru, com 2,4%.

Mas por que o mercado LATAM está investindo tanto em BDA?

Mesmo contando com índices econômicos em desaceleração no ano de 2019, com taxa de crescimento prevista em 0,5%, de acordo com o Estudo Econômico da América Latina e do Caribe, a América Latina segue investindo em tecnologia, como pôde ser visto no estudo feito pela Frost & Sullivan. Os motivos principais para este acontecimento podem ser divididos em: alta competitividade global, tecnologia que permite personalização de acordo com as demandas e o volume de dados coletados diariamente.

• Hipercompetitividade: as empresas estão notando a alta demanda vinda do mercado para seus negócios. Com tanta competitividade e concorrência, é necessário achar formas de impulsionar os resultados para manter um empreendimento lucrativo. Logo, o Business Analytics, em conjunto com o Big Data, podem ser diferenciais competitivos.

• Personalização de painéis: ferramentas de Analytics permitem que a criação de dashboards seja feita, podemos customizá-los de acordo com cada demanda. Dessa forma, cada colaborador pode adaptar um painel de acordo com suas necessidades específicas e solucionar, de forma estratégica, os problemas mais rapidamente.

• Alto volume de dados: saber utilizar e extrair informações importantes dos dados ainda é um desafio encontrado nas corporações. Por isso, o recurso encontrado pelas empresas com melhor custo x benefício é a própria tecnologia. De nada adianta termos números soltos em planilhas se não soubermos o que fazer com eles e como transformá-los em conteúdo produtivo para nossa gestão.

Finalizo essa reflexão em torno da América Latina pontuando que é necessário estimularmos a tecnologia como apoio essencial no gerenciamento empresarial. Por exemplo, usar técnicas de análise preditiva é a chave para nos anteciparmos às principais tendências do futuro. O mercado LATAM já acordou para o cenário contemporâneo. Mas e você, já sabe como utilizar o Analytics em prol da sua empresa?

* Artigo escrito por Javier Riera, CEO LATAM da Keyrus.



Compartilhe esta notícia

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com