Negócios em Foco

Aumento da cabotagem exige novas maneiras para gerenciamento de cargas


São Paulo - SP 01/04/2019 12h49

As estatísticas do setor têm mostrado um grande avanço com relação ao transporte de cargas, especialmente com relação à navegação de longo curso e à cabotagem. Além de mostrar um importante movimento na economia.

DINO

As estatísticas do setor têm mostrado um grande avanço com relação ao transporte de cargas, especialmente com relação à navegação de longo curso e à cabotagem . Além de mostrar um importante movimento na economia, é interessante que os profissionais do ramo passem a analisar as possibilidades de gerenciamento de cargas, dada a evolução da tecnologia que tem muito a contribuir. Dados da Gerência de Estatística e Avaliação de Desempenho da ANTAQ, disponíveis no Estatístico Aquaviário, revelam que a navegação de longo curso brasileira transportou 822,8 milhões de toneladas. O número representa um crescimento de 2,25% em relação a 2017, quando foram transportadas 804,6 milhões de toneladas.

As informações da Agência também compreendem o tipo de carga que a navegação de longo curso mais transportou em 2018, que foi o minério de ferro, com 406 milhões de toneladas. Em seguida, combustíveis (88,6 milhões de toneladas). Na terceira posição, sementes e frutos oleaginosos (84,8 milhões de toneladas). Em relação ao sentido, 674 milhões de toneladas (81,9%) foram exportação; e 148,7 milhões de toneladas, importação (18,1%). Com relação aos portos brasileiros, os privados registraram 520,4 milhões de toneladas (63,3%), enquanto os públicos 302,3 milhões de toneladas (36,7%).

Já a movimentação em vias interiores foi de 98,7 milhões de toneladas em 2018, queda de 3% em relação a 2017. No longo curso em vias interiores, foram movimentados 40,9 milhões de toneladas no ano passado. Na navegação interior, este número foi 37,3 milhões de toneladas. A cabotagem em vias interiores registrou 20,4 milhões de toneladas. Levando-se em conta as vias interiores e as regiões hidrográficas, a Amazônica foi a que mais movimentou em 2018, com 59,8 milhões de toneladas. Logo depois, vem a Tocantins-Araguaia (32,9 milhões de toneladas). Em terceiro, a Atlântico Sul (sete milhões de toneladas).
O transporte na navegação de cabotagem também cresceu no ano passado, especificamente 2,98%. Foram 161,2 milhões de toneladas. Em 2017, esse número alcançou 156,6 milhões de toneladas. A carga que a navegação de cabotagem mais transportou em 2018 foi combustíveis minerais e óleos minerais, com 119 milhões de toneladas. Em seguida, minérios, e depois contêineres.

Para a maior integradora logística latino-americana, Asia Shipping (AS) , toda essa movimentação pode ser ainda mais otimizada com um eficaz gerenciamento de cargas, que são sistemas que podem ser oferecidos por empresas logísticas para acompanhamento do que está sendo transportado. "Visto que ainda existem grandes falhas no percurso, um gerenciamento de cargas adequado aumentaria ainda mais os números que compõem esses relatórios", afirma. Na AS, ao contratar um de seus serviços, é possível ter acesso a um sistema próprio de gerenciamento de cargas. "Lançado em janeiro de 2017, o AS Tracking é um sistema de tecnologia exclusivo da AS, criado justamente para acompanhamento das cargas com integração de produtos em uma única plataforma", explica.

Além do modal marítimo, o AS Tracking é um sistema de gerenciamento de cargas que também pode ser utilizado no modal aéreo, apresentado o status de operações de importação e exportação, desde a origem até o destino final. "Com ele, os clientes da AS têm a possibilidade de verificar a performance detalhada de embarques e a geolocalização de navios e aeronaves em tempo real", conta a empresa. Sempre atenta a possibilidades que tornem a experiência do cliente ainda mais completa, a AS reforça ainda que a pesquisa pode ser feita por modal ou termo de busca (número de HBL no caso do marítimo, por exemplo). "É possível também customizar a tela e ainda formatar relatórios de KPI’s por serviço e período, de acordo com a necessidade do usuário", finaliza.


Mais informações:

Divulgado por

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com