Negócios em Foco

Segundo estudo, realização de mamografias periódicas evita mortes por câncer de mama


São Paulo 29/05/2019 11h45

Um estudo realizado por suecos revelou que mulheres com câncer de mama que costumavam fazer a mamografia de forma periódica tiveram uma redução de 60% na taxa de mortalidade

Um estudo realizado por suecos revelou que mulheres com câncer de mama que costumavam fazer a mamografia de forma periódica tiveram uma redução de 60% na taxa de mortalidade, 10 anos depois do diagnóstico, sendo comparadas com mulheres que não tinham esse costume.

De acordo com o levantamento, a diminuição da mortalidade correspondeu a 47% em 20 anos depois do diagnóstico, com a mesma base de comparação.

O estudo foi publicado em uma revista científica internacional e, desde então, foi muito usado e destacado pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) em formato de um lembrete para o Dia da Mamografia. A data é comemorada no Brasil todo dia 05 de fevereiro.

A SBM aproveitou isso para chamar a atenção das mulheres sobre a necessidade de fazer o exame de forma frequente, A pesquisa mostrou que as mulheres que tiveram o diagnóstico mais cedo obtiveram uma vantagem a mais ao detectar precocemente a doença, recebendo, assim, benefícios maiores, como terapias menos intensas, agressivas e mutiladoras.

Leia também: Caso de Angelina Jolie chama atenção aos casos de mutação genética

A importância da periodicidade das mamografias e do autoexame

O presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) afirmou que é necessário dar a devida importância para a detecção precoce, e de um tratamento em sua fase inicial. Essa detecção nos primeiros indícios faz toda diferença no tipo de tratamento que a paciente irá receber, levando em consideração que a maioria das mulheres que conseguem fazer essa detecção na fase inicial é porque realizam a mamografia regularmente.
Acabou se dando muita importância para os potenciais danos de se participar do rastreamento monográfico regular, e pouca importância e atenção foi concedida aos danos de não estar participando do rastreamento regular, algo que também deveria ser levado em conta, devido à intensidade dos tratamentos acarretados por essa não participação.

Segundo o presidente da SBM, o maior mal devido à negligência de não realizar a mamografia periodicamente é o aumento das chances de morte, além da possibilidade de a mulher contrair um câncer de mama mais avançado. Chegando nesse estágio serão necessárias cirurgias longas, e de riscos, assim como radioterapia e quimioterapia, ambos tratamentos agressivos.

Isso tudo acarreta a perda de qualidade de vida das mulheres com câncer de mama avançado. Os efeitos físicos e cognitivos são profundos e longos. As mortes evitadas pelo rastreamento monográfico também evitam que a mulher passe pelos estágios terminais do câncer, ganhando, dessa forma, uma média de 16,5 anos de vida.

O autoexame também é uma forma de obter um diagnóstico precoce, obtendo assim mais chances de minimizar os tratamentos da doença. Muitas mulheres são poupadas dos tratamentos agressivos porque, ao fazerem o autoexame, notam algo diferente, e buscam ajuda profissional, realizando posteriormente o exame clínico, o qual resulta em um diagnóstico preciso sobre a doença. É importante conhecer o seu corpo, e notar se algo aparenta estar diferente, ou fora do normal.

É importante estar informada, para lutar contra o câncer de mama

A informação é uma ferramenta valiosa contra doenças como o câncer de mama. Buscar e estar por dentro dos tratamentos e descobrir quais são as medidas de prevenção, é importante e necessário.

O Doutor Guilherme Novita Garcia é um renomado mastologista, especialista em câncer de mama, que conta com diversos projetos, todos com a finalidade de conscientizar as pessoas sobre o câncer, a importância da prevenção e os possíveis tratamentos para a doença.


Mais informações:

Divulgado por

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com