Negócios em Foco

Projeto educacional em escola de Santo André destinada a crianças com altas habilidades vira destaque nacional e ganha gravação no TED-Ed


Santo André, SP 16/05/2019 11h02

Até 5% da população brasileira pode estar entre as pessoas com Altas Habilidades - consideradas gênios, mas o país ainda carece de processos de diagnósticos e sistema educativo que dê conta de inserir e desenvolver tais crianças

Professora Rosana Oliveira, responsável pelo Ingenium - Colégio Liceu Jardim

O INGENIUM nasceu em 2016 com o objetivo de atender crianças com Altas Habilidades e acontece dentro do Colégio Liceu Jardim em Santo André, que acreditou na proposta e ajudou no processo de pesquisa e implementação do projeto. Crianças com esse perfil chegam a 5% da população brasileira e, na maioria dos casos, quando diagnosticados, é tarde demais, pois já houve mal aproveitamento e a criança pode se achar completamente anormal e a não socialização é apenas a menor das graves consequências tanto para a criança quanto para a família.

A criadora do núcleo, a professora Rosana Oliveira, conhece bem a dificuldade das famílias em encontrar um local que atenda esse público. Ela é mãe de um menino de 13 anos que foi identificado com altas habilidades aos seis anos e até chegar aí foram cinco anos notando comportamentos completamente inesperados do filho. Também como educadora, conhece, também, o desafio que a escola tem em identificar e desenvolver as crianças com Altas Habilidades e o sofrimento da criança que, na maioria dos casos, tem muita dificuldade de socialização e interação no espaço escolar. Diante dessa realidade, criou o INGENIUM, com o objetivo de atender crianças e famílias da região do ABC e Grande São Paulo, que procuram por atendimento especializado.

Trata-se de projeto científico que já gerou artigos e apresentações em simpósios e seminários, sendo amparado por vasta fundamentação teórica. A professora Rosana é pedagoga, arte educadora e mestre em Educação Artística pela faculdade de Belas Artes de Lisboa e a metodologia que desenvolveu para o projeto, em 2017, é parte do seu projeto de Doutorado.

O projeto iniciou muito tímido e foi ganhando espaço. Atualmente, dois professores cuidam das atividades dos grupos: a professora Rosana e o Professor Anderson Borges, especialista em criatividade e neurociência. Hoje, o INGENIUM atende 40 crianças não só do Liceu Jardim, mas de outras escolas da região.

A dupla de professores trabalhou na formação de todos os docentes do colégio para que a identificação dos alunos com altas habilidades fosse efetiva. Essas formações se estenderam por outras escolas da região. Eles atendem, também, famílias que precisam de orientação profissional sobre o assunto, esclarecendo dúvidas e fazendo a adaptação curricular quando necessário.

O relato das famílias em relação ao projeto é muito positivo. Algumas crianças com diagnóstico errado de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade), após passarem pelo projeto, deixaram de tomar medicamentos controlados; outras tiveram alta da terapia. A maioria das crianças estão autoconfiantes e socialmente incluídas em seu meio de convívio.

Nos encontros, que acontecem semanalmente, os estudantes desenvolvem projetos e atividades desafiadoras de acordo com a área de interesse e habilidade de cada um, porém a relação de proximidade com as crianças e suas famílias é o ponto chave para o desenvolvimento dos alunos.

Liceu Jardim realiza evento inédito no ABC: o Clubes TED-Ed

O TED, acrônimo de Technology, Entertainment e Design (Tecnologia, Entretenimento e Design) é uma série de conferências realizadas na Europa, na Ásia e nas Américas pela fundação Sapling, instituição sem fins lucrativos destinada à disseminação de ideias. Sua proposta é compartilhar ideias por meio das talks, ou seja, palestras mais curtas, objetivas e eficazes, que conferem maior protagonismo ao palestrante e ao telespectador. Essa proposta foi amplamente difundida nos últimos anos e, atualmente, reúne milhões de mentes brilhantes, pesquisadoras e curiosas, que compartilham conteúdos inovadores ao redor do mundo.

Já o "Clubes TED-Ed" é uma iniciativa do TED voltada à Educação, que visa estimular crianças e jovens a serem cada vez melhores no ambiente escolar. O Ingenium, Núcleo de Altas Habilidades do Liceu Jardim, tem a honra de anunciar que é um dos participantes desse movimento. Após um ano de pesquisas e trabalho intenso, no dia 16 de maio, às 19h, os alunos apresentarão suas conferências auditório do colégio, sobre temas variados, como "O impacto da música na sociedade", "Entre a depressão e a felicidade", "Gameficação", "Evolução da espécie humana", "Efemeridade", entre outros. Será uma noite memorável, de muito conteúdo e aprendizado. Para participar basta acessar o site do Liceu Jardim e preencher o formulário disponível.


Mais informações:

Divulgado por

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com