Negócios em Foco

O 91º Encontro Nacional da Construção acontece nos próximos dias, destaca Felipe Montoro Jens


16/05/2019 11h11

Serão quatro painéis da Comissão de Infraestrutura da Câmara Brasileira da Indústria da Construção — uma das instituições realizadoras do evento

DINO

O 91º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) acontece nos dias 15, 16 e 17 de maio, na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e, entre as prioridades do evento, estarão debates sobre como viabilizar projetos de infraestrutura. Quem fala mais sobre o assunto é o especialista em Projetos de Infraestrutura, Felipe Montoro Jens.

Conforme adiantado pelo vice-presidente de Infraestrutura da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) — uma das instituições realizadoras do ENIC — Carlos Eduardo Lima Jorge, serão, ao todo, quatro painéis da Comissão de Infraestrutura (COINFRA) da entidade. Entre os assuntos abordados por eles estarão as Parcerias Público-Privadas (PPPs), obras paralisadas, expansão de saneamento e opções de financiamento.

Nesse contexto, Lima salientou ainda o baixo nível de investimento que o Brasil fez nos últimos anos no setor de infraestrutura — cerca de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB), enquanto o ideal seria em torno de 5%, reporta Felipe Montoro Jens. Diante deste cenário, cabe às empresas discutirem soluções para alavancar o setor. "Para as construtoras cabe um novo papel: o de empreendedores, estruturando projetos, buscando financiamentos e consorciando-se com operadores", acrescentou o vice-presidente da CBIC.

Sobre o trabalho integrado entre governo e empresas com o objetivo de encontrar novos caminhos para a infraestrutura, Carlos Eduardo Lima Jorge destacou que "essa interlocução deve sempre estar pautada em dois princípios: transparência e isonomia — ambos estarão presentes nos quatro painéis promovidos pela COINFRA.
Para Lima, o ENIC é o lugar propício para tratar de temas como esses e estudar as possíveis alternativas relacionadas ao setor, em especial, por conta da multiplicidade de atores que estarão presentes no evento, dando força e amplitude ao diálogo.

Painéis da COINFRA

Conforme a programação da 91º edição do evento, o primeiro painel da COINFRA será sobre "Segurança", e acontecerá no dia 16 de maio. O desenvolvimento de PPPs em presídios é o assunto do debate, com a apresentação do case de Ribeirão das Neves, município de Minas Gerais (MG). A cidade abriga a primeira unidade penitenciária construída e administrada por uma empresa privada.

Felipe Montoro Jens ressalta que o presidente da COINFRA, Carlos Eduardo Lima Jorge, será um dos convidados do painel — que também contará com a participação da Presidente do Conselho de Administração da Gestores Prisionais Associados (GPA), Fabiana Reppucci; do ex-Secretário de Administração Prisional de Minas Gerais, Marcelo José Gonçalves da Costa; e do Promotor de Justiça de Execuções Criminais do Estado de São Paulo (SP) Carlos Daniel Vaz de Lima Junior.

Também no dia 16, acontecerá o painel "Oportunidades para Projetos em Municípios". Nele, a "Paralisação e Retomada de Obras de Infraestrutura" e as "Oportunidades para Concessões e PPPs nos municípios brasileiros" serão os assuntos tratados.

Participarão do segundo painel da COINFRA o presidente e o vice-presidente da Comissão, Carlos Eduardo Lima Jorge e José Eugenio Souza de Bueno Gizzi, respectivamente; também o Vice-presidente da área de Banco de Dados do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR), Marcos Kahtalian; o Gerente de Sustentabilidade e Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), William Figueiredo; e o prefeito de Porto Velho, Município em Rondônia (RO), e Vice-Presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Hildon de Lima Chaves.

Já o terceiro painel — "Caminhos para a Expansão do Saneamento. Inovações e Oportunidades" — acontecerá no dia 17 de maio, destaca o especialista em Projetos de Infraestrutura, Felipe Montoro Jens. O painel será realizado em parceria com a Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC. O Secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Jônathas Assunção Nery de Castro; e o Consultor da CBIC, Gesner Oliveira, estão entre os participantes.

Por fim, o quarto e último painel a ser realizado pela Comissão de Infraestrutura da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, que também será no dia 17, é o nomeado "Garantias aos Financiamentos de Infraestrutura: Seguro Garantia Completion Bond". Participarão o presidente da COINFRA, Carlos Eduardo Lima Jorge; o integrante da QG Engenharia e Planejamento, João Gualberto Coutinho Rocha; o integrante da Marsh Brasil Seguradora, Fabio Scatigno; e o integrante do Santander Global Corporate Banking, Daniel Green.
"Com esses quatro painéis, queremos trazer o interesse e a contribuição para os construtores, poder público, agentes financeiros e, principalmente, para a sociedade, que demanda ações urgentes nos campos de geração de empregos, de saúde e de segurança", completou Lima a respeito da relevância dos assuntos selecionados para o Encontro Nacional da Indústria da Construção deste ano.

Para mais informações sobre o evento, acesse: www.enic2019.com.br


Mais informações:

Divulgado por

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com