Negócios em Foco

Uso adequado e regular de cosméticos garante maior eficácia


Uberlândia 15/07/2019 10h24

Engenheira química explica por que o ritual de cuidados com o rosto é importante para produtos anti-idade

DINO

O Brasil é o oitavo mercado consumidor de produtos cosméticos para a pele, segundo dados divulgados pelo Euromonitor e pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). A categoria inclui protetores solares, hidratantes e os chamado anti-idade, dermo-cosméticos desenvolvidos com princípios ativos que combatem e retardam o envelhecimento da pele.

Pesquisa recente, realizada em parceria pelo Ibope Conecta e Avon, indica que 56% das mulheres manifestaram preocupação com os sinais de envelhecimento da pele do rosto. Foram mil entrevistadas, na faixa etária de 25 e 60 anos, em todas as regiões do Brasil. Desse total, 36% declararam ter dificuldade em manter uma rotina diária de cuidados faciais. Outras 34% afirmaram manter uma rotina básica, quando se lembram.

Para a engenheira química Alcina Xavier, da Provanza, o uso inadequado e irregular de cremes anti-idade é igual a jogar dinheiro fora. “A maior parte dos cosméticos trazem orientações para uso que são fundamentais para os bons resultados. Trabalhamos com princípios ativos que agem nas camadas mais profundas da pele e precisam de regularidade para proporcionar efeitos duradouros”, explica.

A empresa, sediada em Minas Gerais, é responsável pela fabricação do Time Repair, uma linha anti-idade que promete recuperar a elasticidade e o vigor da pele. Em sua fórmula, estão o ácido hialurônico, extratos de alcachofra e de orquídea, óleos de semente de uva e de girassol e vitaminas A, B, C e D. “Todos são ingredientes que dependem da regularidade do uso. Interromper ou usar de maneira errada é igual a ficar sem ir na academia durante um ano. Quando a gente volta, tem que começar tudo de novo para poder aproveitar os benefícios”, compara.

 

Orientações de uso

Para a consumidora que quiser otimizar o investimento feito em cosméticos anti-idade, Alcina Xavier recomenda alguns cuidados fundamentais, expostos no rótulo dos produtos da Provanza, mas nem sempre seguidos de maneira adequada.

 

Manipulação: os produtos da linha Time Repair vem acompanhados de espátula para manipulação. Deve-se evitar tocar o produto enquanto ele estiver na embalagem, devido ao risco de contaminação. A maioria dos princípios ativos utilizados pela Provanza em suas fórmulas são sensíveis a fatores contaminantes, pois a empresa opta pelo uso controlado de conservantes. As espátulas devem ser lavadas após o uso e guardadas com cuidado.

Limpeza da pele: além de lavar o rosto com água e sabonete de qualidade, é importante usar um tônico facial, que recupera a condição natural da pele. Cosméticos jamais devem ser aplicados em uma pele sem pré-limpeza e tonificada, pois o efeito será nulo. A pele preparada absorve completamente o produto e os princípios agem com mais efetividade.

Regularidade: normalmente, os efeitos do Time Repair começam a ser sentidos após o primeiro mês de utilização, com duas aplicações diárias (manhã e noite). A interrupção significa a perda dos benefícios conquistados. Para Alcina, é como jogar dinheiro fora.

Alergias: cada pele reage de uma maneira a produtos químicos, sejam cosméticos, hidratantes ou tinturas. Nenhuma marca está completamente isenta de causar alergia. Para evitar imprevistos, é fundamental fazer o teste de aplicação atrás da orelha, para verificar a aceitação. Em caso de reações indesejadas, o uso deve ser evitado.

Idade certa: com as mudanças no estilo de vida das pessoas, os cremes anti-idade podem começar a ser usados por volta dos 30 anos e seguir pela vida toda, como os protetores solares e hidratantes corporais. Dessa maneira, é possível evitar o envelhecimento precoce e a ação de fatores estressantes, como poluição e luzes artificiais.

 


Mais informações:

Divulgado por

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com