Negócios em Foco

Nova era: prática clínica na Fisioterapia é impactada pela Inteligência Artificial

Tecnologia de Inteligência Artificial é utilizada no diagnóstico diferencial e nos tratamentos de Fisioterapia baseados em evidência científica.


Fortaleza, CE 13/06/2019 13h38






A ideia de utilizar o conhecimento teórico, adquirido no campo de pesquisas científicas, na prática clínica trouxe tanto sucesso que as unidades de negócio da Rede de Fisioterapia de Helder Montenegro se transformaram em modelos de franquias. Já somam mais de 237 unidades franqueadas em todo o território nacional.

Sabe-se que o diagnóstico diferencial e os tratamentos de Fisioterapia baseados em evidência científica podem acelerar a recuperação do paciente, além de impactar na redução dos custos relacionados à dor lombar.

Todavia, estudos científicos vêm mostrando que uma grande parcela dos fisioterapeutas brasileiros não está utilizando a melhor evidência disponível na tomada de decisão para pacientes com dor lombar. Esses resultados trouxeram preocupação e estimularam uma solução que fosse capaz de revolucionar ainda mais a Fisioterapia no âmbito global. O resultado foi a construção de um algoritmo atrelado a uma Inteligência Artificial, algo inédito na comunidade. Uma inovação que tende a mudar o cenário da Fisioterapia nas próximas décadas.

A construção do algoritmo

A dor lombar é uma das condições musculoesqueléticas mais comuns na prática clínica dos fisioterapeutas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 7 em cada 10 pessoas sofrem com, pelo menos, um episódio de dor lombar durante a vida.

Uma pesquisa intitulada “A adesão da prática baseada em evidências na condução do tratamento de dor lombar aguda e subaguda por fisioterapeutas brasileiros: Um estudo transversal”, escrita pelo autor Fabrício Soares de Souza incentivou o grupo do fisioterapeuta Helder Montenegro a buscar por uma solução acerca dos problemas relacionados à falta de diretrizes de prática clínica para tomar suas decisões clínicas.

As principais barreiras, comumente relatadas pelos profissionais, consistem na falta de tempo, incapacidade de compreender os dados estatísticos, falta de apoio do empregador, a falta de recursos, falta de interesse e dificuldades na generalização dos resultados.

Tudo isso contribui bastante para que a evidência científica demore anos para a sua devida implementação na prática clínica. Infelizmente, essa demora interfere diretamente na escolha de intervenções mais eficientes e, consequentemente, nos gastos em saúde. Foi pensando nisso que uma alternativa foi pensada e desenvolvida para que esse período de tempo fosse reduzido ao mínimo possível.

Organizou-se um time de desenvolvedores com a contratação de empresas e profissionais de consultoria em tecnologia de informação, e foi firmada uma parceria com o Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza (TEC Unifor). Um grande marco para a entrada definitiva na era da Inteligência Artificial (machine learning) com o desenvolvimento de um software que consegue ouvir os pacientes e colaborar nas tomadas de decisões terapêuticas.

Scal: um projeto ambicioso

Os tratamentos médicos e fisioterapêuticos mudam e evoluem rapidamente. As máquinas estão aprendendo a interpretar dados e conversar com o homem. Toda organização está se tornando uma empresa de tecnologia, independente do mercado que atue.

A Rede de franquias de Helder Montenegro também sonhou com essa era, o foco era organizar todas as informações clínicas em um só banco de dados. E o desenvolvimento da plataforma Scal representou bem esse objetivo, configurando-se como o maior investimento para a franqueadora.

As pesquisas realizadas pelo grupo, sob o enfoque do desenvolvimento da Fisioterapia e do campo científico, proporcionaram um grande avanço com a reunião de dados que, prontamente, estão transformando o modelo de atendimento médico e fisioterapêutico. O software proporciona uma compreensão mais assertiva sobre a real necessidade cirúrgica para o quadro clínico do paciente, conduzindo-o ao tratamento mais adequado.

O compromisso com a pesquisa e o desenvolvimento sólido desse processo de inteligência artificial voltado para a Fisioterapia Musculoesquelética é permanente no grupo Helder Montenegro. É chegado o início de um novo tempo, fértil e promissor com implicações consideráveis para o crescimento da Fisioterapia e do próprio bem-estar social.



Website: http://www.heldermontenegro.com.br



Compartilhe esta notícia

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com