Negócios em Foco

Sistema de Aspiração Central: tipos de particulados na indústria


São Paulo 31/03/2020 21h17

O acúmulo de pó e outros materiais particulados na área produtiva das indústrias pode causar efeitos adversos à saúde dos trabalhadores e consequentes prejuízos na produção.

Para reduzir significativamente estes riscos, a solução ideal é a instalação de sistemas de aspiração central, pois estes equipamentos captam tais particulados, muitas vezes formados por compostos perigosos como a sílica, poeiras combustíveis e fumos de solda.

Há diversos tipos de agentes particulados nas indústrias, sendo interessante conhecer alguns deles e os perigos que causam quando estão em contato com as pessoas.

Neste artigo da Nederman, empresa especialista em sistemas de exaustão, limpeza e filtragem industrial, conheça os tipos mais comuns de particulados, quais problemas causam e como retirá-los do meio ambiente industrial.

Poeiras e particulados na indústria

Poeiras e partículas são produzidas em diversos processos industriais. Seja por trituração, polimento, fracionamento, solda ou outro processo, a poeira gerada pode ficar suspensa no ar por dias e também acumular-se em equipamentos, pisos e superfícies da área produtiva, até que sejam limpas ou coletadas por um sistema de aspiração.

Confira alguns exemplos de particulados:

Fumos

Os fumos, ou fumos de solda, são partículas extremamente finas que contém várias substâncias perigosas geradas nos diferentes métodos e processos de solda e corte.

Quanto menores as partículas, mais perigosas elas são porque são mais fáceis de atingir o sistema respiratório, prejudicando principalmente os pulmões dos soldadores, causando doenças muitas vezes irreversíveis.

Fibras

Oriundas também da quebra mecânica de um elemento sólido, assim como a poeira, as fibras são diferenciadas somente pelo formato. Para ser considerada uma fibra, a medida do comprimento deve ser no mínimo 3 vezes maior que a medida do diâmetro.

Sílica

O particulado de sílica é um dos mais perigosos para os trabalhadores da área de produção. A exposição contínua ao composto (SiO2) pode ocasionar a silicose, uma doença gerada pela inalação da sílica, que se deposita nos alvéolos pulmonares.

Com isso, o resultado é a formação de uma fibrose pulmonar irreversível - com formação de um tecido cicatricial no pulmão. O órgão, então, perde sua capacidade de elasticidade, dificultando a respiração e a oxigenação do sangue.

Sistema central de aspiração industrial

Então, para evitar a exposição a esses particulados normalmente produzidos na indústria, a Nederman possui em sua linha de soluções para limpeza industrial (housekeeping) sistemas centrais de aspiração para captação e tratamento destes pós, fibras e fumos.

Esses sistemas centralizados para aspiração industrial podem ser usados por indústrias de vários segmentos, como alimentícias, farmacêuticas, agronegócio, pet care, entre outras que lidam diariamente com diversos processos, incluindo:

- Fracionamento

-Dosagem

-Pesagem

-Lixamento

-Usinagem

-Esmerilhamento

-Rebarbação

-Furação, etc.

Dependendo do particulado - caso seja uma poeira combustível - é necessário a utilização de equipamentos ATEX (Atmosferas Explosivas), que tratam e eliminam estes poluentes de acordo com as normativas.

Para saber mais sobre esses equipamentos projetados pela Nederman, acesse nosso site!


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com