Negócios em Foco

2º Fórum da Inovação na Construção reuniu 17 startups no Teatro da Unisinos em Porto Alegre

Diversas construtechs brasileiras marcaram presença no evento ocorrido no último dia 4. A organizadora Climb Consulting Group confirmou a próxima edição para o primeiro semestre do ano que vem


Porto Alegre, RS, 17/07/2019 12h07



Algumas das empresas e projetos que prometem transformar a forma de construir, reformar, comprar e vender terrenos e imóveis estiveram presentes em Porto Alegre no 2º Fórum da Inovação na Construção Civil, no último dia 4 de julho. O evento, organizado pela empresa de consultoria gaúcha Climb Consulting Group e pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da Unisinos foi criado com o propósito de repensar a indústria de construção civil e estimular a visibilidade de iniciativas empreendedoras neste segmento. Cerca de 350 pessoas, entre empresários e acadêmicos, estiveram na plateia do Teatro da Unisinos para acompanhar as 8 horas de programação intensa, com palestras, painéis, além de um pitch e o lounge de exposição de startups.

Ao todo foram 15 palestrantes, como Saulo Suassuna Fernandes Filho, CEO e fundador da Molegolar (startup pernambucana de obras modulares flexíveis considerada o "lego da vida real", permitindo que as plantas dos apartamentos sejam facilmente reconfiguradas), Filipe Braga Ivo, Diretor de Novos Negócios da Sunew (empresa brasileira líder mundial na fabricação de Filmes Fotovoltaicos Orgânicos), Juan Carlos Germano, sócio-diretor da Pauluzzi, fabricantes de blocos cerâmicos, que lançou recentemente o aplicativo AUGE (tecnologia de realidade aumentada para a construção civil, que permite visualizar o projeto em 3D de qualquer lugar da obra). Além de cases de empresas como a Andrade Gutierrez e da consultoria Porsche Consulting; e Ambar (única construtech listada entre as "100 Startups to Watch" de 2019).

O evento abriu com um dos sócios da Climb Consulting, Bernardo Etges, enaltecendo a importância da inovação na indústria da construção e de momentos de conexão entre os agentes deste mercado. O Secretário Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luis Lamb, deu sequência à programação, lembrando que as empresas mais valiosas do mundo não possuem ativos físicos, mas sim intelectuais. Lamb apontou que a inovação gera riqueza e que ela deve ser central como alternativa de crescimento para cidades e organizações. Segundo o secretário, para isso, precisamos desenvolver os serviços de conectividade, de setores estratégicos da economia e fomentar o empreendedorismo intensivo em conhecimento.

Com o tema "Cases e tendências - Promovendo a Inovação no setor da Construção Civil", o evento abriu espaço para que 5 startups apresentassem no palco seus projetos e então uma votação da plateia definiu a vencedora do pitch. A ConstructIn - aplicativo para acompanhar a evolução do seu projeto através de imagens em 360º que qualquer pessoa pode fazer na obra - foi a empresa mais votada e participará do batch da Okara Hub. Um dos primeiros espaços focados em aceleração de startups e inovação aberta no setor da construção civil, a Okara Hub fica em São Paulo e possui empresas mantenedoras que investem em inovação.

Para os organizadores, os sócios e engenheiros civis Marcus Fireman, Santiago Navarrete e Bernardo Etges, o evento obteve um saldo extremamente positivo, reunindo três universidades parceiras, participantes e palestrantes de 8 estados diferentes, além de muita interação e network. Uma pesquisa de satisfação realizada com o público mostrou que o fórum obteve nota 4,7 numa escala de 1 a 5. A 3ª edição do encontro está confirmada para o primeiro semestre de 2020.



Website: https://www.climbgroup.com.br/



Compartilhe esta notícia

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com