Negócios em Foco

Tratamento para o refluxo elimina uso de remédios por até dez anos


Florianópolis 30/08/2019 10h08

Mais de 50% dos brasileiros sofrem com os sintomas da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE)

Tratamento Stretta - DINO

Mais da metade dos brasileiros sofre com os sintomas do refluxo – a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE), em termos médicos. Os dados são da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FGB). Isso acontece porque o refluxo pode ter inúmeras causas, entre elas questões genéticas e outras mais ligadas ao comportamento das pessoas – alimentação, consumo de álcool e tabagismo, por exemplo. Também podem ser causas da DRGE a obesidade e aspectos psicológicos como estresse e ansiedade. Identificar as causas do refluxo é muito importante para o tratamento, mas enquanto o problema original não é resolvido ou ao menos minimizado, controlar os sintomas é fundamental para a qualidade de vida das pessoas que sofrem do refluxo, já que eles podem ser extremamente desagradáveis. Até pouco tempo, só existiam duas únicas opções de tratamento para a DRGE: a cirurgia e o uso contínuo de medicamentos. Isso até a chegada de um novo procedimento ao Brasil, o Tratamento Stretta.

O método consiste numa técnica reconhecida mundialmente há mais de dez anos e usa uma sonda pelo próprio esôfago, orientada por endoscopia, para tratar o refluxo do paciente. Ou seja, é minimamente invasiva, numa tendência mundial de causar o menor impacto possível ao organismo. Cerca de 25 mil pessoas já foram submetidas ao procedimento em 40 países, com taxa de 93% de pacientes satisfeitos, segundo uma série de estudos clínicos realizados desde 2007.

Diversos pacientes já realizaram o procedimento, caso de Euzita Maria Nascimento dos Santos, de 62 anos. “O Tratamento Stretta me trouxe melhoras significativas. Acabaram as minhas dores fortíssimas no estômago, as náuseas e a queimação. Consigo perceber uma melhora na minha qualidade de vida e voltar a fazer coisas que não fazia antes”, explica a paciente. 

O que é o Stretta:

Com o objetivo de estimular o pleno funcionamento do próprio corpo, o Stretta usa energia de radiofrequência para fortalecer e melhorar a função do músculo que evita a regurgitação ou o refluxo. Tudo isso por meio de um procedimento endoscópico ambulatorial, com alta no mesmo dia.

O método pode ser realizado com pacientes sob sedação, sem cortes e com baixo risco à saúde. O paciente após o procedimento sente apenas um leve desconforto, com melhora após medicação convencional e até mesmo não sente nada.

O Stretta é muito moderno e seguro. O equipamento trabalha por si só. Ao médico cabe posicionar a sonda no local adequado com auxílio da endoscopia. A partir daí o equipamento Stretta controla o tempo, a temperatura e a quantidade de corrente a ser disparada. O equipamento faz uma monitorização todo o tempo dos parâmetros de segurança.

Que resultados o Stretta oferece:

Além de agir diretamente na musculatura do esôfago, os benefícios do Stretta vão além. A partir do momento em que evita o refluxo, o paciente tem um risco menor de desenvolver lesões graves no esôfago, acompanhadas de muitos sintomas e melhora na qualidade de vida, pois tem menos exposição ao ácido que pode causar esse quadro. Além disso tem regredida a esofagite.

No dia a dia, elimina ou reduz significativamente sintomas como tosse, ronco, asma, rouquidão, problemas respiratórios e laríngeos. O Stretta tem recomendação máxima da Sociedade Americana de Endoscopia e também tem sua eficácia comprovada em pacientes que já tiveram alterações na anatomia, como cirurgias bariátricas e antirrefluxo.

“O Stretta surgiu na minha vida na hora certa. Estava há dois anos tomando remédios e já tinha perdido 16 quilos, pois não conseguia comer mais nada. Já tinha pesquisado e tentado de tudo. Foi quando conheci o procedimento e resolvi me aprofundar mais. Realizei o tratamento em agosto de 2018 e posso dizer que minha vida mudou completamente. O pós foi muito rápido e em cinco dias eu já estava apta a comer o que quisesse. Me sinto muito bem”, enfatiza Aline Cristina Reis Lauria, de 51 anos. 

Vantagens do tratamento Stretta:

Segurança – o equipamento utilizado monitora os parâmetros de segurança do paciente durante todo o procedimento. Qualquer alteração que ponha em risco o paciente é paralisada automaticamente a ação da sonda.

Eficácia – taxa de satisfação de 93% em cerca de 25 mil procedimentos no mundo.

Pouco invasivo – o método endoscópico não causa cortes, cicatrizes e dores acentuadas no paciente, que retorna para casa no mesmo dia e em alguns casos é medicado para aliviar um eventual e leve desconforto.

Sem medicação – o Stretta possibilita ao paciente abrir mão de medicamentos por até dez anos.

Alternativa à cirurgia e ao uso de medicamentos – o método age diretamente na musculatura do esôfago, estimulando-o a funcionar corretamente.

Melhoria na qualidade de vida – Aliado a hábitos saudáveis, o Stretta devolve ao paciente a sensação de bem estar e elimina o desconforto causado pelo refluxo.

Quem pode fazer o tratamento:

Os pacientes potenciais para o Stretta são aqueles que já não querem usar os medicamentos continuamente, como omeprazol e seus derivados. Além desses, aqueles que não querem se submeter a procedimento cirúrgico por motivos diversos (têm receio da cirurgia, não querem fazer cortes) e ainda, desejam retornar precocemente para o seu trabalho.

O Stretta também é recomendável para quem já fez a cirurgia para o tratamento do refluxo e não quer operar novamente e deseja um tratamento menos radical. 

O que é o refluxo:

É uma doença que se caracteriza pela passagem do ácido do estômago para o esôfago, causando irritação, sensação de azia, queimação e em alguns casos tosse e a sensação de sufocamento. Isso ocorre porque a musculatura da transição do estômago e esôfago fica “frouxa” e permite o retorno de ácidos gástricos para o local, que não é preparado para receber tais substâncias, causando desconforto no paciente.


Mais informações:

Divulgado por

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com