Negócios em Foco

Como voltar a rotina após a cirurgia de Prostatectomia Robótica?


São Paulo 27/09/2019 16h13

Passar por pelo procedimento de Prostatectomia Robótica exige um preparo especial para se retornar a vida normal. Neste post o Urologista Dr. Luiz Takano fala mais sobre o assunto

DINO

A Prostatectomia Robótica é uma cirurgia minimamente invasiva realizada com a ajuda de robôs. Sendo considerada a técnica mais avançada e precisa para tratamento cirúrgico de Câncer de Próstata.

A Cirurgia Robótica oferece muitas vantagens em relação a cirurgia "aberta". As vantagens incluem menor tempo de internação,menor tempo de recuperação e menos dor pós-operatória para o paciente. No entanto, há alguns cuidados a serem tomados, de modo a evitar complicações.

Quem vai passar por esse tipo de cirurgia pode voltar rapidamente à vida normal, mas deve seguir algumas recomendações médicas.
- Como é o pós-operatório (pós-cirúrgico) da cirurgia robótica para Câncer de Próstata?
O período após a cirurgia robótica de Câncer de Próstata é importante para a plena recuperação. Por isso, é importante que se discuta com o médico um planejamento de recuperação, priorizando a segurança e o conforto do paciente.

Terminada a Prostatectomia Robótica, o paciente fica com uma sonda no canal da urina e pode ou não ficar com um dreno, um pequeno tubo saindo pelo abdome. Que tem a função de evitar acúmulo de líquidos no abdome e permitir que o médico identifique precocemente complicações.

É, então, encaminhado a sala de recuperação anestésica, onde o observamos até que esteja bem acordado e tenha condições de ser levado ao quarto.
Após isso, é conduzido para a unidade de internação, onde pode se alimentar e recebe medicações para controle da dor. 6h após a chegada ao quarto, é possível sentar na poltrona.

No dia seguinte a cirurgia, recomendamos que o paciente caminhe pelo hospital com auxílio da equipe de enfermagem. Nesse mesmo dia, caso esteja se sentindo bem, pode inclusive receber alta; caso contrário, ele será reavaliado no dia seguinte. A maioria dos pacientes tende a permanecer internado por apenas 36-48h.

O paciente vai para casa com a sonda no canal da urina, que é retirada no consultório após 5-7 dias.

Recomendamos repouso relativo, isto é, evitar atividade física moderada e intensa nos primeiros 15 dias após a cirurgia. Recomendamos afastamento do trabalho nesse período. Após isso, o paciente pode voltar gradualmente a suas atividades, estando, geralmente, plenamente recuperado após 4-6 semanas.

Embora a recuperação seja rápida na maior parte dos casos, alguns pacientes podem evoluir mais lentamente. Dependo da idade, doenças associadas, sensibilidade e limiar de dor, técnica cirúrgica, entre outros.
Nessas situações, contar com um especialista em cirurgia robótica, é indispensável para a recuperação plena. Então, sempre procure os maiores especialistas no procedimento e agende uma consulta.


Mais informações:

Divulgado por

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com