Negócios em Foco

Zanão e Poliszezuk Advogados apoia AMP Soluções Terapêuticas em implantação de Programa de Compliance


São Paulo 22/04/2020 09h56

Escritório de advocacia pautou o Programa de integridade que vai balizar temas de segurança, proteção de dados e relações com terceiros.

Marcos Vinicius Poliszezuk - Divulgação

A AMP Soluções Terapêuticas, fabricante de oclusores oftálmicos, bandagens, fixadores de cateteres e produtos correlatos, anuncia que seu programa de Compliance está 100% estruturado e seu Manual de Código de Ética disseminado entre colaboradores, fornecedores e clientes. O Programa AMP de Compliance foi desenvolvido com consultoria do escritório de advocacia paulistano Zanão e Poliszezuk Advogados e é totalmente aderente à realidade da pandemia do COVID-19.

O Programa tem como base normas de segurança, proteção de dados, contratos e uma detida avaliação das relações com terceiros – colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores - traduzidos em um Manual de Conduta Ética. A rotina e as tratativas de negócios da AMP foram analisadas para a criação de um padrão de relacionamento que respeita contratos em meio a situações como a pandemia de COVID-19, para garantir transparência nas práticas comerciais e as relações de trabalho.

“Em situações de extrema demanda, em que assistimos a práticas abusivas como a elevação de preços e descumprimento de contratos, um programa de Compliance protege as relações comerciais, garante o abastecimento e a qualidade dos produtos e serviços de uma empresa ao mercado”, ressalta Marcos Vinicius Poliszezuk, advogado especialista na área e sócio-fundador do Zanão e Poliszezuk Advogados. “A AMP segue seu propósito de cumprir compromissos assumidos, protege a si mesma e seus clientes amparada por seu Programa AMP de Compliance”.

O sócio da AMP Soluções Terapêuticas, José Américo Madeira Pinto Jr, atualmente no comando da empresa, diz que o Programa de Compliance é fundamental e ajuda a reforçar o compromisso com princípios éticos corporativos. Inclusive, reforça que a normativa foi importante quando houve necessidade de reorganização do trabalho dos colaboradores, respeitando as recomendações do Ministério da Saúde.

“O programa de Compliance envolve todas as áreas e steakholders de uma empresa e, no caso de áreas estratégicas em que uma agência (neste caso, ANVISA) regulamenta todo um setor, essas normas precisam englobar as relações de trabalho e de negócios em sentido mais amplo. A transparência é um dos mais fortes valores praticados na AMP e o Compliance mitiga possíveis riscos associados a desvios de condutas internas ou na relação com clientes, parceiros e nossos colaboradores”.

Poliszezuk, especialista na matéria, destaca que ter um sistema de Compliance fortalece valores corporativos, voltando a lembrar a atual pandemia da COVID-19, em que algumas leis relacionadas ao Direito do Trabalho foram flexibilizadas para permitir ao mercado saídas para sobreviver. Uma conduta transparente por parte de diretoria com seu time, deixa o contrato de trabalho muito mais fácil de ser executado.

“Nenhuma regra é criada da noite para o dia, todos os colaboradores têm plena ciência do que podem ou não fazer. Os próprios colaboradores têm condições de fazer uma autoavaliação sobre sua conduta, analisando se encontra eco nos valores que a empresa acredita e pratica”.

Ainda de acordo com Poliszezuk, no setor da saúde, mais do que em qualquer outro, esta é uma preocupação que faz todo o sentido. “Há casos de apropriação indevida de recursos e corrupção ativa envolvendo empresas que fornecem serviços e produtos para a área de saúde. O que observamos na AMP é o interesse direto da alta direção em manter a transparência em todas as esferas da companhia, isso é muito positivo no sentido de influenciar todo o segmento”, avalia.

Como resultados do Programa de Compliance, a AMP Soluções Terapêuticas aponta que os sistemas de segurança da empresa foram reformulados, melhorando a gestão de riscos. No sistema produtivo, alguns processos sofreram realinhamento para ficar em conformidade com as melhores práticas, como por exemplo o descarte correto de produtos que não passam pelo controle de qualidade.

O Programa afetou também a qualidade dos colaboradores da empresa, que levou a cabo um plano de melhoria de cargos e salários, contratando talentos melhor qualificados e estabeleceu treinamento constante em todos os níveis hierárquicos. Um canal interno de denúncias, de forma anônima ou não, foi disponibilizado para que uma equipe de investigação possa avaliar e tomar providências.

“A corrupção ou qualquer forma de abuso são crimes graves que podem ser investigados, combatidos e até evitados por um programa bem estruturado de Compliance. Muitas vezes, o programa pode receber denúncias cujo endereçamento mais indicado seria ao departamento de RH, que não se enquadram de fato em crime e, neste caso, as denúncias são analisadas pela diretoria e o responsável pelo setor. De qualquer forma, é sempre positivo, porque auxilia no processo de educação e construção da consciência dos colaboradores”, finaliza o presidente da AMP Soluções Terapêuticas.

Sobre o escritório

O escritório de advogados associados Zanão e Poliszezuk Advogados (http://zp.adv.br/) foi fundado na capital paulista em 1999 por Fábio Lemos Zanão e Marcos Vinicius Poliszezuk. Atua nas áreas de Direito do Trabalho, Contencioso Cível e Comercial, Ambiental, Contratual, Tributário e Imobiliário, primando pelo atendimento personalizado de cada cliente. Em Direito do Trabalho, conta com diferencial marcado por cases de sucesso em Direito Coletivo do Trabalho.

Com uma carteira de clientes formada por sindicatos, empresas e indústrias, o Escritório tem presença no mercado pautada por valores como ética, excelência e respeito ao cliente, em uma atividade dirigida à transparência e confidencialidade com profissionais do Direito altamente qualificados e dinâmicos.

Sobre a AMP Soluções Terapêuticas

A AMP Produtos Terapêuticos (http://ampltda.com.br/ )é uma empresa com mais de 30 anos de atuação no mercado brasileiro. Ela já nasceu em 1986 inovando, com a criação do primeiro oclusor oftálmico adequado para as necessidades do mercado brasileiro, o OFTAM. Sua família de produtos continuou crescendo e inovando no mercado de correlatos médicos. Na década de 1990, vieram OFTAM Colorido, primeiro oclusor colorido vendido no país, e Blood Stop, uma bandagem voltada exclusivamente para o mercado profissional. Sempre inovando novos produtos continuaram a surgir. Help Fix é a mais recente aquisição da família AMP. A linha de fixadores de cateteres apresenta a mesma qualidade já conhecida dos produtos da empresa. Sempre com a preocupação de oferecer produtos que ofereçam praticidade e agilidade na aplicação, assim, como o conforto dos pacientes.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com