Negócios em Foco

Militec Brasil divulga dados preliminares do principal estudo em andamento sobre condicionadores de metais no Brasil


Curitiba 08/01/2021 10h05

Diminuição de atrito e de desgaste nos componentes de teste foi observada; estudo terá duração de quatro anos e criará uma metodologia de pesquisa robusta para esse segmento

divulgação

A utilização de Militec 1 reduziu em até 10 vezes o desgaste por atrito em ensaio de pino, apontam dados preliminares de um estudo conduzido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O acordo de cooperação técnica entre a instituição de ensino e a Militec Brasil, firmado no início de fevereiro de 2020, tem duração de 48 meses e deve desenvolver uma metodologia robusta para a avaliação de condicionadores de superfície.

Os ensaios tribológicos, que simulam o contato entre o anel de pistão e parte do cilindro de motor, apresentaram como resultado uma redução de desgaste de até 10 vezes quando há a utilização do produto. Segundo o prof. Dr. Tiago Cousseau – que coordena os estudos junto à doutoranda Oriana Palma –, os testes foram realizados comparando os resultados de uma amostra pura de óleo lubrificante comercial e outra com o mesmo óleo somado ao percentual indicado de Militec. “São resultados preliminares, mas já demonstram desempenho. É evidente que, com o passar do tempo, teremos resultados cada vez mais consistentes sobre essa categoria de produtos”, enfatiza.

Outro dado preliminar apresentado pela equipe de pesquisa trata das análises térmicas e físicas do produto, segundo o qual o Militec 1 não altera as propriedades do óleo lubrificante, seja em viscosidade ou temperatura de oxidação [degradação]. “O óleo no qual adicionamos o condicionador não se degrada em um tempo diferente do da amostra pura, ou seja, não há alteração na maneira como o óleo atua no motor nem em seu tempo de ‘vida’”, adianta Cousseau. Ainda segundo ele, estão sendo realizados outros testes, seguindo rígidos parâmetros de análise, com objetivo de analisar o desempenho do produto.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com