Negócios em Foco

Realidade aumentada: confira 5 app’s que usam a tecnologia


São Paulo/SP 17/03/2020 15h33

A chamada tecnologia Realidade Aumentada é uma tecnologia que, através do uso de dispositivos eletrônicos, permite ver algo que na verdade não existe fisicamente na sua frente. É por isso que estamos falando de elementos que aumentam a realidade, criados pelo dispositivo e que inserem algo no ambiente que na verdade não existe.

A realidade aumentada é cada vez mais usada pelas empresas e agora também está chegando à vida de todos nós, graças ao desenvolvimento de aplicativos que podem ser baixados nas lojas dos principais sistemas operacionais.

Parece ficção científica? Já é realidade!

Confira agora os principais app’s que usam a tecnologia!

Aplicativos que usam a Realidade Aumentada

1 – SketchAR

O SketchAR é o aplicativo que explica como mover a mão para obter desenhos perfeitos, graças à realidade aumentada, e constitui a última iteração do conceito de desenho que utiliza a tecnologia de realidade aumentada.

O SketchAR permite que você desenhe como verdadeiro desenhista e o aplicativo permite que você veja o desenho em uma folha branca.

Também é fácil de usar: o usuário apenas precisa selecionar a imagem que deseja desenhar diretamente em seu telefone e ela aparecerá no visor conectado à câmera do dispositivo. Dessa forma, você pode visualizar a imagem original a qualquer momento para verificar se o design está correto ou não. Para usá-lo, você deve seguir as seguintes etapas:

Prepare uma folha A4 em branco (é o único formato suportado no momento).

Desenhe pontos para permitir que o aplicativo posicione o design: três são colocados no lado superior, um no centro do lado esquerdo e o último no centro do lado inferior.

Abra o aplicativo e escolha uma imagem. O aplicativo aplicará um filtro e o transformará em um desenho estilizado. Agora apenas enquadre a folha, talvez com a ajuda de um tripé, e trace o design que você vê projetado na folha.

2 – Ink Hunter

Deseja ver a aparência de uma tatuagem antes de tê-la gravada em sua pele? Para muitos, fazer uma tatuagem não é uma questão trivial: os indecisos ainda levam anos para encontrar o design certo e a ideia mais adequada ao estilo de vida anterior.

Agora, existe um aplicativo que permite ver a tatuagem antes de fazê-la, de fato, para resolver a indecisão dos mais medrosos, o Ink Hunter pensou nisso, um aplicativo que promete revolucionar o setor graças a alguns algoritmos projetados para transferir o design em papel para o smartphone, adapte-o à câmera e, finalmente, à tridimensionalidade do corpo.

Para usar o Ink Hunter, você precisa apenas de um celular e uma caneta. Três linhas de tinta para delimitar o perímetro do desenho e suas dimensões.

Com base na posição da tinta, os algoritmos do aplicativo ajustam o desenho, distorcendo sua forma, para adaptá-lo à anatomia do ponto escolhido.

3 – Mira Prism

A assistência técnica de celular será um dos casos de uso que mais crescerá para realidade aumentada (RA), já que novos aplicativos estão sendo explorados todos os dias. Técnicos nas áreas de serviço estão recorrendo ao AR (geralmente através de óculos inteligentes) para aprimorar o serviço de algumas maneiras fascinantes.

E embora essas estratégias exijam o apoio da plataforma de software certa que pode ser integrada à sua solução de TI atual, você pode se surpreender com quantos benefícios ela pode oferecer aos seus fluxos de trabalho.

O visualizador Mira Prism é a mais recente chegada no campo de visualizadores de realidade aumentada projetados especificamente para o iPhone.

O visualizador Mira projeta as imagens que são mostradas no Smartphone em realidade, permitindo que os usuários interajam com a realidade aumentada.

O aplicativo usa o Smartphone da Apple como projetor para exibir conteúdo semitransparente que se sobrepõe às imagens reais.

4 – After Ice

O aplicativo After Ice faz você entender e simular as mudanças climáticas. Atualmente, está disponível apenas para iOS, e usa a realidade aumentada para representar o planeta em 2080, quando, segundo a NASA, o nível do mar subirá dois metros.

O aplicativo foi lançado oficialmente na App Store e funciona simulando sua posição em vários cenários futuros de derretimento global do gelo e do nível do mar. Os dados vêm de projeções da NASA: por exemplo, permite ver o efeito projetado pela NASA de um aumento do nível do mar em Nova York em 2080, após a dissolução do geleiras grandes.

O aplicativo mostra, com a ajuda da realidade aumentada, até onde a água irá quando as geleiras derreterem. Os gráficos mostram a água ao nosso redor e também os peixes que nadam com calma.

Também permite tirar fotos em ambientes, hoje no continente, que em 60 anos poderiam estar submersos pelas águas.

5 – Mondly

O aplicativo de aprendizado de idiomas Mondly adiciona um toque de realidade aumentada. Os recursos do Mondly envolvem os alunos de idiomas com um chatbot animado, e também com visualizações de objetos para tornar o aprendizado dinâmico, além de fornecer feedback instantâneo sobre pronúncia e quaisquer erros. O aplicativo tem cobertura para mais de 30 idiomas.

Esses são 5 aplicativos de realidade aumentada, existem muitos outros que não mencionamos, mas vale a pena a pesquisa!


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com