Negócios em Foco

Educação técnica registra crescimento no Brasil em 2019


Joinville 27/08/2020 12h11

Referência no país, Escola Técnica Tupy forma jovens em diferentes áreas do conhecimento. Ainda há vagas para os cursos deste semestre

Divulgação

A procura por cursos técnicos no Brasil aumentou 0,6% no ano passado em relação a 2018. Os dados do Censo Escolar da Educação Básica 2019, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), revelam um movimento positivo: os jovens estão em busca de melhores oportunidades no mundo do trabalho.

Neste contexto, Joinville é referência. Desde 1959, a Escola Técnica Tupy vem formando estudantes em diferentes áreas do conhecimento. Para este semestre, a ETT tem cursos confirmados em Mecânica, Metalurgia e Plástico (à noite), Química e Informática (à tarde) e novas turmas de Administração e Edificações – que atendem demandas do mercado. As inscrições estão abertas e os alunos podem começar a estudar ainda neste semestre.

Segundo o coordenador da Escola Técnica Tupy, Jeferson Marcelo da Silva, a formação técnica pode ser associada ao ensino médio ou não. “Oferecemos as duas modalidades, mas independentemente da escolha, o fato é que o curso profissionalizante é um diferencial para quem quer se destacar no competitivo mundo do trabalho. A pandemia pode ter estagnado muitos planos, mas interromper os projetos de educação e carreira, definitivamente, não é uma boa ideia”, comenta.

EDUCAÇÃO DO FUTURO

Com quase 2 milhões de estudantes matriculados em cursos técnicos, o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer. Menos de 10% dos jovens optam por uma formação profissionalizante, enquanto nos países desenvolvidos a média é de 50%, chegando a 70% no Japão e Finlândia e 76% na Áustria.

Para ajudar a melhorar esse percentual e a formar profissionais preparados para um mercado cada vez mais exigente e dinâmico, a Escola Técnica Tupy (ETT) está investindo em um modelo educacional inovador. A nova matriz curricular incentiva os estudantes a desenvolverem suas competências e a encararem os desafios da carreira por meio da multidisciplinaridade, da prática e da integração com diferentes áreas do conhecimento.

PRIMEIRO EMPREGO

O diretor da Escola Técnica Tupy, Flávio Sartori, lembra que, desde a sua criação, a ETT é considerada uma escola de vanguarda. “Hoje, continuamos inovando e estamos em total sinergia com um ensino voltado para a educação do futuro e para as dinâmicas do mundo do trabalho. Novos tempos exigem novos métodos”, diz.

Ainda que não invalide a formação superior, continua Sartori, o ensino técnico é a porta de entrada para o primeiro emprego e, em algumas áreas, oportuniza excelente remuneração antes mesmo da faculdade. “Ao fazer um curso técnico, o estudante já tem contato prático com a profissão e, em muitos casos, acaba se destacando mais tarde na graduação, em função do conhecimento obtido.”

SERVIÇO

O quê: matrículas na Escola Técnica Tupy

Quando: inscrições até 30/9

Cursos confirmados: Mecânica, Metalurgia, Plástico, Química, Informática, Administração e Edificações

Onde: rua Albano Schmidt, 3.333 – Campus Park – Boa Vista

Informações: na secretaria, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h15 ou pelos telefones (47) 99181-8851 e (47) 3461-0252


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com