Negócios em Foco

Bike Fácil se destaca no mercado brasileiro e projeta expansão


São Paulo - SP 03/07/2020 14h47

A empresa de ciclomobilidade cresceu e utiliza tecnologia da ao³ para emitir notas fiscais que contribui para o controle do fluxo financeiro

Usar a bicicleta como principal meio de transporte é a solução encontrada por cerca de 7% dos brasileiros – segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), os motivos vão desde fugir do engarrafamento dos grandes centros urbanos, como também investir em uma vida mais saudável e ser ambientalmente responsável.

Esse mercado cresce a cada dia. A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo - apontou que em 2019 a indústria brasileira de veículos de duas rodas produziu 19,6% a mais que em 2018. Já para esse ano, a projeção de crescimento é de 7,3%. Ou seja, é um setor aquecido que cresce impulsionado pelo desejo do brasileiro de buscar alternativas mais sustentáveis e rápidas, para se deslocar e escapar do alto fluxo de carros das grandes cidades.

Em 2013, o publicitário Yuri Reck percebeu que as cidades eram carentes de espaços para quem usa a bike como meio de transporte. Como ciclista, ele conhecia os percalços diários deste público e resolveu, após estudar sobre ciclomobilidade, empreender no ramo – deixou a agência de publicidade em que era sócio. Dessa forma nasceu a Bike Fácil, uma empresa 100% brasileira, que projeta e fabrica bicicletários, paraciclos e estações de bicicletas compartilhadas, e que se destaca por focar no segmento business to business, fornecendo estações automatizadas com travas eletromagnéticas que utilizam um cartão ou smartphone para liberar.

Instalada em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, no Paraná, a empresa entrega soluções completas de ciclomobilidade: consultoria, aplicações de TI para compartilhamento de bicicletas, capacitação de equipes, cadastro dos usuários e a montagem de bikes personalizadas. Em 2015, a Bike Fácil ainda estava se estruturando no mercado – tinha acabado de inaugurar a primeira fábrica – quando viveu um dos seus maiores desafios: ganhou uma concorrência internacional para ser fornecedora das estações de bicicletas, da competição de triathlon, nos Jogos Olímpicos 2016, no Rio de Janeiro.

Para atender uma das exigências do comitê olímpico, era necessário formalizar o negócio: ter uma inscrição estadual, certificado digital e estar apto para emitir nota fiscal. O grande entrave era o prazo apertado para fazer isso: 30 dias. Após uma pesquisa de mercado, Yuri decidiu apostar na ao³, como uma das parceiras tecnológicas nesta missão e adotaram o NFe Ilimitada.

Com a aquisição do software, a companhia passou a emitir notas fiscais rapidamente. Graças à sua configuração simples e facilidade de uso, o NFe Ilimitada atendeu as necessidades da empresa em um curto período. “Sabíamos que era um projeto que nos levaria para outro patamar, com reconhecimento internacional e a ao³ entendeu que precisava nos ajudar em tempo recorde”, afirma Yuri Reck, diretor da Bike Fácil.

O futuro em duas rodas

Após a Rio 2016, o crescimento da empresa seguiu em ritmo acelerado e já são mais de 150 projetos realizados em todo o Brasil. “As coisas aconteceram rápido para nós, triplicamos o faturamento em quatro anos, expandimos e diversificamos a atuação – de uma pequena fábrica de paraciclos passamos a ter presença nacional e a entregar soluções completas de ciclomobilidade como: bicicletários, estações híbridas para bikes convencionais e elétricas”, completa Reck.

Em tempos de pandemia, com o estímulo ao uso de transportes individuais, a expectativa da Bike Fácil é aumentar o faturamento em 50% com a comercialização de estações de bicicletas e patinetes elétricos para empresas que prestam serviços ao consumidor final. E para isso, a Bike Fácil sabe que a tecnologia da ao³ será essencial para seus parceiros comerciais. “Vender para pessoa física exige um processo eficiente e ágil e o NFe Ilimitada está preparado para nos apoiar nessa nova fase”, finaliza Reck.

“O projeto da Bike Fácil foi um desafio que exigiu um atendimento rápido e personalizado e mostrou como nossos produtos estão capacitados para ajudar os empreendedores em todos os desafios de negócios. Acreditamos que a tecnologia é uma ferramenta importante para apoiar as empresas na busca por mais agilidade e competividade”, destaca Osvaldo Meneghel, diretor de marketing da ao³.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com