Negócios em Foco

Cenário imposto pela pandemia está acelerando a digitalização do setor de mineração


São Paulo 17/09/2020 18h19

Setor tem se adaptado ao novo cenário e demonstrando resiliência

A mineração é uma atividade essencial que apoia cerca de 45% das atividades econômicas mundiais, que vão da alimentação aos eletroeletrônicos. Fornece recursos minerais para melhorar a infraestrutura e qualidade de vida para bilhões de pessoas no mundo todo. Porém, entre os inúmeros desafios encontrados para as atividades do setor, somou-se aos relacionados à pandemia Covid-19. É preciso seguir os protocolos de segurança, procurando manter a produtividade mesmo que, muitas vezes, com menos colaboradores. O setor tem se adaptado ao novo cenário e conseguido se manter de pé, demonstrando resiliência.

A pressão causada pela situação de crise resultou em inovação e acelerou a transformação digital. Treinamentos e seminários à distância hoje são uma realidade muito mais frequente do que há alguns meses. Em poucos dias tivemos que nos adaptar a uma nova forma de trabalhar, de manter o contato e, apesar da distância física imposta pelas circunstâncias, conseguimos seguir com o atendimento aos clientes. Acredito que o digital nos aproximou ainda mais de nossos clientes e nos mostrou que já estávamos no caminho certo.

O salto dado pelo uso de tecnologia nos últimos meses também se refletiu na mineração. O “Digital Mining”, conceito que vem se desenvolvendo há alguns anos, está recebendo um forte impulso com o cenário imposto pela pandemia. Hoje o uso de inteligência artificial na mineração não é apenas uma necessidade, mas cada vez mais uma realidade.

As soluções de inteligência artificial para processamento de minerais fornecem otimização remota e personalizada em toda a cadeia de valor, tornando as operações de mineração mais eficientes, sustentáveis e seguras. O potencial que uma mina inteligente pode ter na precisão e eficiência das funções de controle de processo pode melhorar significativamente os resultados, simplificando e desestressando a tomada de decisões operacionais.

Agregamos o “Digital Mining” ao nosso portfólio de soluções para a indústria de mineração para qual já contribuímos atendendo demandas importantes como o aumento de performance e a sustentabilidade. Localmente, dispomos de um laboratório de Pesquisa & Desenvolvimento, suporte técnico especializado, que adicionam valor aos processos e produtos dos clientes, melhoram a performance e contribuem para o uso responsável dos recursos como água e energia – que, assim como a digitalização, seguirão como fortes demandas no pós pandemia.

Em um cenário difícil de restrições econômicas e operacionais, inovações de processos, soluções químicas, foco na sustentabilidade e na aceleração da transformação digital são avanços que, sem dúvida, trarão benefícios no curto e no longo prazo. A inovação e a sustentabilidade são valores que estão no nosso DNA e estão entre os pilares estratégicos da nossa atuação no Brasil e no mundo.

Por Jorge Davo - químico e gerente Regional de Soluções para Mineração da BASF para a América do Sul


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com