Negócios em Foco

CWBUS lança projeto Inovação em Pauta


Curitiba/PR 03/05/2021 15h32

Objetivo é promover bate-papos online com players do setor de mobilidade urbana; Primeira convidada foi a Mercedes-Benz

O presidente executivo da CWBUS, Luiz Alberto Lenz César, disse que uma nova rodada de debates acontecerá em breve - Divulgação

A CWBUS lançou nesta terça-feira (27) o projeto Inovação em Pauta, uma série de bate-papos online sobre os principais temas da mobilidade urbana do Brasil e do mundo. O objetivo da iniciativa é promover a troca de informações entre os players do setor a fim de compreender as novas possibilidades nessa área, os avanços mais recentes e de que forma será possível atender melhor os passageiros. A primeira conversa foi com a Mercedes-Benz.

O diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Walter Barbosa, iniciou a sua fala trazendo um panorama da economia mundial e do mercado de ônibus. De acordo com ele, a pandemia da Covid-19 afastou muitos passageiros do transporte coletivo e as operadoras acabaram por tornar-se empresas com estrutura grande demais para o momento. O ideal, afirmou, era que as empresas agora fossem menores e mais ágeis na prestação do serviço. “É o momento da nossa transformação e também da de vocês”, disse ele.

Barbosa explicou que essa transformação vem ancorada no sincronismo entre três pilares: tecnologia (serviços, produtos, conectividade, marketing), política (políticas públicas, leis, regulamentações) e operacional (dimensionamento de frota, treinamento, mão de obra, digitalização). Ele destacou que os players do setor de mobilidade devem atuar em conjunto em prol de uma política pública de transporte. “É o nosso grande papel daqui para frente”.

Em mensagem gravada da Alemanha, o presidente mundial da unidade de negócios ônibus do Grupo Daimler, Till Oberwörder, saudou os participantes do evento e enalteceu o pioneirismo de Curitiba ao criar, em 1974, o BRT. Em seguida, Oberwörder revelou a estratégia da empresa para o futuro, que, segundo ele, atende pelo conceito Case - iniciais de Conectado, Autônomo, Serviços e Elétrico. O executivo disse que a Mercedes prepara produtos dentro desse conceito e em breve serão divulgadas mais informações.

Também em mensagem gravada, o chefe mundial de Vendas, Serviços e Marketing de Ônibus do Grupo Daimler, Mirko Sgodda, disse que veículos elétricos já são realidade e sucesso na Alemanha e serão no Brasil também. Ele avisou, porém, que eletrificação é muito mais que mudar o motor. “Estamos desenvolvendo um pacote completo de ônibus elétricos, infraestrutura e sistemas de gerenciamento da frota”, afirmou.

Depois da mensagem dos dois executivos, Barbosa reforçou que o conceito Case estará inserido em todo o portfólio de negócios do Grupo Daimler. Ele disse que a eletrificação em ônibus da Mercedes no Brasil começa em 2022. No entanto, alertou, veículos a diesel com motores cada vez mais ambientalmente amigáveis, tecnologias como Euro 6 e até Euro 7, ainda estarão presentes no país por um bom tempo.

Por fim, Barbosa pediu um voto de confiança nesse cenário descrito por ele. “Não tenham medo (da eletrificação). Trabalhem em conjunto. Comecem com pouco e vão gradativamente aumentando (a frota elétrica). Sem dúvida, conseguirão continuar como um dos melhores transportes do mundo”.

O presidente executivo da CWBUS, Luiz Alberto Lenz César, comemorou o sucesso do lançamento do projeto Inovação em Pauta. “Foi um bate-papo excelente e não poderia ser diferente. De um lado, o profissionalismo dos executivos da Mercedes, uma marca que dispensa apresentações, e, do outro, a qualidade da nossa audiência. Agradeço a participação do Walter (Barbosa) e a mensagem de Till Oberwörder e de Mirko Sgodda”, afirmou. Lenz César disse que uma nova rodada deve acontecer em breve. “Já estamos ansiosos”, finalizou.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com