Negócios em Foco

Lentes Zoom buscam ser a solução principal em competitividade para óticas independentes


São Paulo 15/09/2020 09h09

Em meio à crise, a CECOP Brasil desenvolve em parceria com nove países e com a ELO, rede independente de laboratórios do Brasil, um projeto colaborativo de soluções em lentes oftálmicas

Rafael Rodrigues, Country Manager da CECOP Brasil - Divulgação CECOP Brasil

As óticas independentes representam a maior parte do mercado ótico brasileiro, com uma fatia de aproximadamente 80% da presença nacional. Nos últimos anos, esses negócios vêm enfrentando grande concorrência e a necessidade de serem competitivos, sendo que tais pontos foram intensificados com a pandemia da Covid-19. Vale ressaltar que um ponto de suma importância para esses empreendimentos é a rentabilidade. Considerando que, em média, de 60% a 70% do faturamento é obtido por meio da venda de lentes oftálmicas, torna-se primordial ser estratégico na venda desta categoria.

Para potencializar estes resultados e levar às óticas as tecnologias mais novas do setor, a CECOP, maior comunidade de óticas independentes do mundo, anuncia a criação e desenvolvimento do projeto Lentes Zoom - Creative Vision. Integrada à rede de laboratórios independentes ELO, que já conta com dez laboratórios homologados e distribuição em todo território nacional, o lançamento da Zoom promete revolucionar o mercado ótico independente. Assegurando que o consumidor final adquira uma marca global de lentes criadas para as óticas independentes, os novos produtos apresentarão um mix variado e preços com margens de vendas sólidas para a ótica, e acessibilidade ao consumidor final – markup somado à qualidade e diferentes opções. Serão múltiplos desenhos e famílias de lentes progressivas, ocupacionais e de visão simples, em diferentes materiais e espessuras, assim como todos os tipos de tratamentos e tecnologias disponíveis atualmente ao consumidor.

Rafael Rodrigues, Country Manager da CECOP Brasil, explica que o lançamento das lentes é visto pela CECOP como a vantagem competitiva que, de fato, potencializa os negócios das óticas independentes. “Estamos levando novas estratégias para que os empreendedores ampliem a receita com um modelo inteligente de markup. Buscamos estabelecer, juntos, uma jornada de sucesso, principalmente tendo em vista os desafios do cenário econômico atual”, pontua.

Dessa forma, o principal objetivo da CECOP é inspirar pessoas e oferecer às óticas rentabilidade e competitividade. Com o propósito de ofertar soluções que, de fato, sejam efetivas, Rafael ainda comenta que “de modo geral, apresentamos uma solução ao principal problema das óticas independentes, que têm a urgência de alavancar a competitividade. O projeto nasce alinhado ao nosso propósito de buscarmos soluções globais que potencializem os negócios da nossa comunidade, e foi construído em colaboração com todos os países onde a CECOP está presente, principalmente ouvindo as óticas independentes e as necessidades primordiais de seus empreendedores”, ressalta.

Estratégias aplicadas às óticas

A partir do momento em que a ótica passa a operar de forma lucrativa, diferentes áreas podem ser potencializadas, como a gestão, vendas, atendimento, digitalização, entre outras. Nesse sentido, o projeto Lentes Zoom vai além de um simples produto e soma serviços integrados a sua solução: ao ofertar um novo caminho de crescimento aos negócios independentes, a ideia é que uma nova realidade para o ótico seja definida. A venda de lentes com boa margem permite sustentabilidade financeira, além de estimular a captação de novos clientes e melhoras em diversas outras áreas do negócio.

Os óticos que poderão vender os produtos são exclusivamente integrados à CECOP, ou seja, possuem, também, acesso automático às soluções B2B e B2C e mais de 40 benefícios, envolvendo descontos, cashback, participação em eventos, networking, mentorias, tecnologia, especializações, entre outros. Além disso, as óticas terão acesso a uma plataforma exclusiva e automatizada, em que poderão acompanhar os diferentes estágios de cada pedido até a entrega final, totalmente integrado com os laboratórios independentes homologados de cada região e muito simples de usar.

O fomento à venda ao consumidor também não será diferente. O “onboarding” do Plano Zoom inclui mentoria, recebimento de um kit com os materiais de ponto de vendas, tabelas e gabaritos, além de um treinamento online semanal para as óticas e balconistas que passarem a integrar a iniciativa. Para cada família de lentes, foram criadas personas, que ajudarão com mais facilidade a identificação do perfil de cada consumidor para cada produto.

As óticas ainda terão acesso a ferramenta VisionLens que auxilia vendedores e consumidores a entender com mais profundidade a venda e a compra desses produtos com tecnologia e experiência de compras. A marca se posiciona ao consumidor defendendo a diversidade, criatividade e a pluralidade de visões, tendo como princípio uma construção colaborativa que atende os diferentes anseios e públicos das óticas independentes. “Pense Global e Compre Local”, além de ser uma tendência mundial, fará parte de ações de branding e marketing focadas em conteúdo, influenciadores e marketing digital.

“Estamos fomentando o empoderamento das óticas e dos laboratórios independentes, que sairão ainda mais fortes e unidos deste período. Vivemos uma das maiores crises dos últimos anos e é fundamental pensarmos no coletivo e sermos empáticos. A CECOP sempre acreditou em todo o potencial da gestão independente e sabemos da capacidade que esses empreendimentos possuem em se adaptarem rápido às mudanças. Estamos juntos para que as óticas sigam com seu crescimento sustentável, levando soluções e inovação pensadas especialmente para elas”, finaliza Rafael.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com