Negócios em Foco

O que é automação de Sistemas de Filtragem de Ar Industrial?


São Paulo 01/06/2021 09h37

O que é automação de Sistemas de Filtragem de Ar Industrial?

Para garantir a qualidade do ar atmosférico nas áreas internas e externas das indústrias, sabemos da importância do uso de sistemas de filtragem de ar industrial. Afinal, são esses sistemas de filtragem que captam partículas de poeiras e gases que poderiam contaminar o ambiente.

Depois de coletadas e filtradas, essas partículas devem ter um tratamento adequado, reduzindo os riscos ocupacionais e de segurança no ambiente industrial.

Mas, ao longo dos anos, esses sistemas de filtragem vêm sendo melhorados com o apoio da tecnologia e da automação.

Considerando isso, elaboramos este artigo, onde vamos mostrar a relevância da automação na melhoria da performance dos meios de filtragem de ar. Saiba mais!

Uso da automação nos sistemas de filtragem de ar industrial

A automação é uma tecnologia que ganhou espaço na indústria de equipamentos e hoje faz parte de praticamente todos os segmentos de produção industrial.

Contudo, a aplicação da automação em sistemas de filtragem é mais recente, embora já seja possível notar seus efeitos positivos.

Além de promover a melhoria da performance dos sistemas e dos equipamentos de filtragem, a automação eleva a segurança e ajuda a reduzir custos de operação.

Mas o que é, exatamente, a automação e o que ela oferece de vantagem em relação aos sistemas de filtragem de ar?

Automação: o que é?

Tecnicamente, a automação abrange comandos lógicos de programação, que recebem informações de um determinado procedimento e processam esses dados.

Depois disso, dá-se início a uma série de ações mecânicas por meio de dispositivos. Desse modo, há uma redução das ações humanas.

Com o surgimento de vários recursos de hardware de automação mais compactos e robustos, a automação se tornou disponível a diversas aplicações da indústria, incluindo os sistemas de filtragem.

E no que diz respeito aos sistemas de filtragem de ar, o sensoriamento faz toda a diferença. Afinal, as informações vindas dos sensores oferecem precisão e confiabilidade.

Sistemas de filtragem com sensoriamento

Com base na tecnologia da Internet das Coisas (IoT), muitos tipos de sensores confiáveis são encontrados no mercado.

Além disso, são dispositivos com preços acessíveis para atender qualquer necessidade de automação.

Dentre os sensores mais comuns estão os sensores diferenciais de pressão, sensores de nível, de posição, dentre outros.

A Nederman já faz uso desse tipo de tecnologia para oferecer monitorização em tempo real com filtros ligados através de IoT.

Aplicação da automação com IoT e inteligência artificial

A Internet das Coisas e a inteligência artificial permitem reunir dados e aplicar informações analíticas para que as indústrias possam gerar vários benefícios.

Com isso, as empresas podem monitorar e manter o desempenho e a qualidade dos sistemas dos filtros industriais.

Vamos a um exemplo prático: ao equipar uma unidade de filtragem com um sistema inteligente, é possível coletar dados e monitorar remotamente e em tempo real o desempenho do filtro.

Isso também fornece mais dados úteis e conhecimentos aprimorados sobre o estado geral do sistema de filtragem, além de um histórico da operação. Nesse sentido, a Nederman do Brasil apresentará, em breve, a solução Nederman Insight, que viabilizará a obtenção de um amplo leque de informações sobre os filtros e seus respectivos níveis de desempenho.

Nessa solução, sensores industriais monitoram as condições no sistema de filtragem, gerando dados que são posteriormente armazenados em nuvem por meio da porta IoT.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com