Negócios em Foco

Schneider Electric é reconhecida como pioneira em energia limpa de 2020


São Paulo 19/10/2020 15h24

Iniciativa RE100 do The Climate Group destaca compromisso com descarbonização, por acelerar adoção de eletricidade renovável

Schneider Electric é reconhecida como

pioneira em energia limpa de 2020

Iniciativa RE100 do The Climate Group destaca compromisso com descarbonização, por acelerar adoção de eletricidade renovável

A Schneider Electric, líder na transformação digital da gestão de energia e automação, foi reconhecida como “Clean Energy Trailblazer” (pioneira em energia limpa) de 2020 pela iniciativa RE100 do The Climate Group. Este é o primeiro ano dos Prêmios de Liderança da RE100, que distinguem empresas que vão além do possível para antecipar um futuro com energia limpa.

A Schneider Electric recebeu a distinção em virtude de seus compromissos para com a transição para a energia limpa. Isso inclui os próprios objetivos de sustentabilidade e redução de CO2 da empresa, bem como seu portfólio de tecnologia EcoStruxure para permitir que os clientes também descarbonizem suas operações por meio de eletricidade renovável. Abrange ainda seus serviços de consultoria em energia limpa e o programa “Access to Energy”, que aborda o acesso à energia em comunidades desfavorecidas de todo o mundo.

A companhia é reconhecida como uma das empresas mais sustentáveis do mundo, que enfrenta a urgência de reduzir rapidamente as emissões de carbono e adotar soluções de energia renovável para combater a crise climática. A ambição da empresa em abrir caminho para um mundo com baixas emissões de carbono é alcançada por meio de uma estratégia tripla, que compreende suas próprias operações, as pegadas de carbono de seus clientes e as comunidades em desenvolvimento.

“Cumprimentamos a Schneider Electric por ter sido declarada Clean Energy Trailblazer em nossos primeiros Prêmios de Liderança RE100. Como membro de todas as nossas três iniciativas relativas a energia renovável, sua utilização inteligente e veículos elétricos, a Schneider Electric aproveita as oportunidades oferecidas pela transição para a energia limpa e prova que isso é bom para os negócios”, diz Mike Peirce, diretor de parcerias corporativas do The Climate Group. “Ao trabalhar com o grupo de modo a partilhar seus sucessos e aprendizagens, esperamos inspirar muitas outras empresas a fazer o mesmo.”

Rumo a 100% de eletricidade renovável nas operações da Schneider Electric

Os objetivos climáticos da Schneider Electric são claros: alcançar a neutralidade carbônica em suas operações até 2025 (permitindo algumas compensações de emissões de CO2) e 0% de emissões líquidas de CO2 até 2030 (sem compensações). Isso deverá ser conseguido pela implementação da eficiência energética em todas as suas operações, da eletrificação dos processos antigos baseados em combustíveis fósseis, da geração de energia renovável por meio de diversas tecnologias e da transição de mais de 14 mil veículos da frota da empresa para veículos elétricos. Para demonstrar seu compromisso com esses objetivos, a Schneider Electric participa nas três iniciativas do The Climate Group: RE100, EP100 e EV100.

Como parte de seu compromisso com a RE100, a Schneider Electric consumirá 100% de eletricidade produzida a partir de fontes renováveis até 2030, com um objetivo intermediário de 80% em 2020 –aumento significativo em relação a sua linha de base de 2017, que era de 2% de eletricidade renovável. Desde que a empresa assumiu esse compromisso, suas emissões foram reduzidas em mais de 250 mil toneladas métricas de CO2 em apenas 24 meses. O progresso é anunciado publicamente todos os trimestres por meio do relatório “Impacto de Sustentabilidade da Schneider”.

A estratégia da empresa para a implementação de eletricidade renovável é maximizada com a adoção de capacidade no local, contratos de aquisição de energia (PPAs) off-site, compra de eletricidade ecológica proveniente da rede onde for possível, e certificados de atributo energético (EACs) quando necessário.

A Schneider Electric também implementa suas próprias soluções de gestão de energia, como tecnologias de microgrid geridas por meio do EcoStruxure™ Microgrid Advisor em suas mais de mil localizações, para demonstrar como avançar de forma prática nos compromissos relativos a energia renovável e redução de carbono. Os microgrids são aproveitados para gerir a produção distribuída, o carregamento de veículos elétricos e o armazenamento. Para aumentar a produção de energia renovável on-site, o grupo colabora com parceiros financeiros e técnicos, mediante utilização de modelos inovadores de financiamento de OpEx e terceiros.

Ajudar clientes a trabalhar com energias renováveis

A descarbonização de suas próprias operações representa apenas uma fração dos esforços da Schneider Electric no combate às alterações climáticas. Para maximizar seu impacto, a empresa oferece um conjunto de tecnologias e serviços para ajudar seus clientes a digitalizarem-se, a minimizarem a utilização de energia e adotarem preferencialmente o modelo renovável, com o objetivo de conseguir poupar 120 milhões de toneladas métricas de CO2 no período 2018-2020.

A Schneider Electric fornece consultoria a milhares de empresas globais por sua divisão de Energy & Sustainability Services (ESS), que ajuda as empresas a medir, gerir e reduzir suas próprias pegadas de carbono mediante uma combinação de gestão de recursos, eficiência e serviços de aquisição. A divisão de ESS é a maior consultora de energia renovável empresarial do mundo, tendo prestado serviços em mais de 100 transações de PPA diretas e virtuais até hoje, num total de mais de 8 mil megawatts de novas infraestruturas de energia solar e eólica nos EUA, Europa, Austrália, Ásia e América do Sul. É responsável ainda pelo primeiro PPA virtual pan-europeu publicamente anunciado, e os PPAs de abertura do mercado no Vietnã.

A NEO Network™ da ESS – uma comunidade global de mais de 300 empresas mobilizadas para a aquisição de energia renovável e a aceleração da tomada de decisões sobre tecnologia limpa – é a primeira de seu gênero e está disponível sem nenhum custo para todos os compradores comerciais ou industriais qualificados.

Na Schneider Electric, o objetivo é habilitar esse universo a aproveitar ao máximo sua energia e seus recursos, estabelecendo uma ligação entre o progresso e a sustentabilidade para todos. “Envolvemo-nos em todos os níveis para acelerar a mudança para 100% de eletricidade renovável, tanto em nossas próprias operações, alimentando nossas fábricas e escritórios com energias renováveis, como com nossos clientes, fornecendo-lhes arquiteturas de baixo carbono e serviços de descarbonização”, diz Olivier Blum, vice-presidente executivo e Chief Strategy & Sustainability Officer da Schneider Electric. “Sentimo-nos muito honrados com esse reconhecimento e saudamos os signatários da RE100 por suas estratégias nesse sentido.”

Fornecer energia limpa e confiável a todos

A Schneider Electric considera que a energia e a tecnologia digital são direitos humanos fundamentais, e devem proporcionar a todos acesso a uma vida decente e segura, à educação e ao progresso econômico. Hoje, milhões de pessoas não têm acesso a energia confiável. Graças ao seu programa “Access to Energy”, o grupo forneceu soluções de acesso à energia renovável a 27 milhões de pessoas, investiu em 20 empresas e deu formação a mais de 261 mil pessoas desfavorecidas. Até 2025, a companhia pretende propiciar formação em gestão de energia a 1 milhão de pessoas, além de apoiar 22 mil empresários em energia limpa. E, até 2030, a empresa quer garantir acesso a energia limpa a 80 milhões de pessoas.

Para mais informação sobre o impacto de sustentabilidade da Schneider Electric e sua contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU, visite: http://sdreport.se.com.

Sobre a Schneider Electric

O propósito da Schneider é empoderar todos para que obtenham os melhores resultados com nossa energia e nossos recursos, alavancando o progresso e a sustentabilidade. Chamamos isso de Life Is On. Nossa missão é ser seu parceiro digital para sustentabilidade e eficiência.

Conduzimos a transformação digital ao integrar tecnologias de processo e energia, conectividade de produtos na nuvem, controles, software e serviços, por todo ciclo de vida do produto, propiciando um gerenciamento integrado de empresas, para casas, edifícios, data centers, infraestrutura e indústrias.

Somos as mais locais das companhias globais. Lutamos por padrões abertos e ecossistemas de parceria entusiasmados por nossa proposta significativa e inclusiva e nossos valores de empoderamento. Saiba mais em www.se.com.

Informações sobre a Schneider Electric para a imprensa

RPMA Comunicação

Cléa Stolear (clea.stolear@rpmacomunicacao.com.br) – (11) 9-8578-4499

Rebecca Emy (rebecca.emy@rpmacomunicacao.com.br) – (11) 9-9240-4550

Marcella Grassi (marcella.grassi@rpmacomunicacao.com.br) – (11) 965776953

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com