Negócios em Foco

Tivoli Shopping sedia lançamento da 23ª edição do espetáculo Via Crucis


Americana 31/01/2020 11h10

Empreendimento também é o primeiro ponto a receber a exposição itinerante “A Paixão em Cenas”

Divulgação

Tivoli Shopping sedia lançamento da 23ª edição do espetáculo Via Crucis

Empreendimento também é o primeiro ponto a receber a exposição itinerante “A Paixão em Cenas”

Os protagonistas da 23ª edição do Espetáculo Via Crucis de Santa Bárbara d’Oeste foram apresentados nesta quinta-feira (30), em coletiva à imprensa, autoridades e convidados, realizada no Tivoli Shopping. O evento marcou também o lançamento da 6ª edição da exposição itinerante “A Paixão em Cenas”, que traz registros da peça captados por sete fotógrafos da região.

Tradicional no município, a encenação será apresentada de 7 a 12 de abril, sempre às 20h, com entrada franca, no Novo Pátio da Usina Santa Bárbara. Já a exposição itinerante está montada no Tivoli Shopping, na área da Expansão, em frente à Estação Valentina, onde pode ser visitada gratuitamente durante o mês de fevereiro.

Gustavo Salvagnini, gerente geral do Tivoli Shopping, destacou a parceria entre o município e o empreendimento, que sedia o evento de lançamento da peça e a exposição há seis anos. “É uma alegria e uma honra muito grandes para nós, do Tivoli Shopping, receber e participar do lançamento do Via Crucis, esse espetáculo que é tão especial e que retrata os principais momentos de Jesus Cristo na Terra. Tenho certeza de que o espetáculo e a exposição fotográfica, mais uma vez, irão emocionar a todos nós”, comentou.

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, ressaltou a tradição do espetáculo. “Como todo ano é uma grande expectativa e uma alegria para nós. Quero primeiramente agradecer aos barbarenses que ao longo dos anos transformaram essa apresentação em tradição”, enfatizou. “Juntamente com a organização, esses atores voluntários sempre contam a história de Jesus Cristo com muito carinho. Convido a todos para assistir ao Via Crucis e se sentir cativado e emocionado por essa história de paz e amor”, completou.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Santa Bárbara d’Oeste, Evandro Felix, o público encontrará um ambiente preparado para acolher a todos que buscam se emocionar com o espetáculo. “O Via Crucis é o maior e mais consolidado espetáculo teatral da Região Metropolitana de Campinas. Além de promover a cultura, o projeto é um grande atrativo, que traz turistas de todos os cantos para a cidade na Semana Santa. Trabalhamos duro para oferecer uma estrutura cada vez mais confortável, do acesso ao recinto às acomodações”, ressaltou.

Os protagonistas

Intérprete de Jesus de Nazaré pelo segundo ano consecutivo, o ator Gabriel Mazon conta que terá a oportunidade de aprimorar ainda mais a composição do personagem.

“Me senti muito feliz e grato por receber novamente o papel. A experiência do ano passado me ajudou a testar e amadurecer o personagem e pretendo continuar com as descobertas, porque os estudos continuam. No ano passado, busquei um Jesus humano. Esse ano vou seguir nessa pesquisa, buscando novas nuances para emocionar e surpreender o público”, adiantou.

Já a atriz Ray de Souza, que participou da primeira edição da peça e esteve presente na maioria das edições, se diz entusiasmada para interpretar Maria de Nazaré, a mãe de Jesus, personagem que viverá pela sétima ocasião. Mais madura, ela conta que pretende levar à plateia a figura de uma mulher forte, sensível e muito humana, que tocará os corações.

“Maria é uma personagem muito especial para mim e, quanto mais o tempo passa, mais significativa fica. Estou num momento muito sensível de minha vida e de grande reflexão, e ela só fortalece minha fé e convicções com as orientações que recebi de minha mãe que, por sinal, também foi uma grande, forte e destemida Maria”, apontou.

Outro veterano a figurar entre os destaques desta edição é o ator Almir Pugina, que foi diretor do Via Crucis pelo período de 2005 a 2012. Depois de conduzir muitos intérpretes, chegou o seu momento de dar vida a um dos personagens mais disputados da encenação: Satanás.

“É uma situação muito singular, ímpar. Nunca me imaginei na pele desse personagem. Acredito que tudo o que eu exigi dos outros atores, agora será exigido de mim e não poderia ser diferente. Percebi que o personagem é muito enfático, imperativo e dá pouco espaço para a argumentação com o protagonista”, analisou.

Dramaturgia

Uma das principais novidades desta edição, a dramaturgia será narrada sob a ótica de João de Patmos, cristão exilado na Ilha de Patmos, na Grécia, onde escreveu o emblemático livro bíblico “Apocalipse”.

Para o diretor cênico da montagem, Otávio Delaneza, o enredo foi o ponto de partida para a seleção do elenco e início da composição das cenas. A ideia é fazer uma ponte entre os exilados da época de Jesus e os atuais.

“Todos os anos buscamos apresentar uma história envolvente e que toque a plateia. Nesta edição, pretendemos fazer uma abertura reflexiva com os exilados e trazer cenas que estimulem a reflexão quanto às diferentes formas de ser um exilado nos dias de hoje para reforçar a mensagem de que só o amor pode nos libertar”, adiantou.

Autor do enredo, Denis Espanhol destacou que o texto traz ainda novas passagens bíblicas, além de personagens e de cenas com uma nova roupagem.

“É sempre um desafio recontar essa história. Queremos criar um caminho novo, mas que contemple a mensagem de Jesus e seja atual, mesmo representando uma história com mais de 2 mil anos. Nesta edição, o desafio foi ainda maior por lidar com um personagem sobre o qual não temos muitas informações. Mas posso adiantar que o enredo está emocionante, especialmente nas passagens com Jesus”, afirmou.

Integrante do espetáculo desde a quinta edição, o ator Aquiles Alexandre foi escalado para viver o narrador, João de Patmos. “Conheci o personagem a partir dos exercícios cênicos e me identifiquei muito. Como se trata de um idoso, o desafio será conciliar a voz e o corpo em uma idade mais avançada”, disse. Os atores Bruno Queiroz, Vinicius Pestana e Brunna Oliveira viverão os exilados, que acompanharão o narrador ao longo de todo o espetáculo.

Exposição itinerante “A Paixão em Cenas”

A exposição itinerante “A Paixão em Cenas” chega à sua 6ª edição com o propósito de ampliar a divulgação da peça por meio dos principais registros fotográficos captados durante a 22ª edição do Espetáculo Via Crucis.

Integram a exposição os trabalhos dos fotógrafos Gilberto Neves, João Angelo, José Eduardo Rodella, José Roberto Bueno, Luis Eduardo Deffanti, Marcel Carloni, além do médico e fotógrafo Augusto Bortoluci, que iniciou como espectador da peça, mas gostou tanto do espetáculo que hoje integra os bastidores. Além dos registros feitos durante as apresentações, ele é o responsável pela captação das imagens durante os ensaios.

“Participar do Via Crucis me trouxe um grande aprendizado, não só técnico, mas muito humano graças à pluralidade de pessoas e ao trabalho de bastidores. A fotografia exige sensibilidade e consegui aprimorar esse lado porque a peça traz muita emoção”, disse.

O Espetáculo Via Crucis de Santa Bárbara d’Oeste é uma realização do Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste e produção cultural 3marias.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com