Negócios em Foco

CEO da Medway conta os desafios da jornada como empreendedor na estreia do podcast StartupComVC


São Paulo - SP 20/10/2020 14h27

Podcast criado por Felipe Mansano, responsável pelo fundo de venture capital early stage EquitasVC, vai trazer conversas com melhores empreendedores do Brasil e dicas sobre finanças para startups

O CEO da Medway, o médico Alexandre Remor, é o primeiro entrevistado do StartupComVC (https://www.startup.com.vc/), um podcast com a missão de dividir conhecimento e experiências de CEOs e fundadores das melhores startups do Brasil. Toda semana, um episódio vai trazer uma conversa franca e direta com algum dos melhores empreendedores brasileiros, que vão contar o que mais deu certo ao longo da sua jornada e o que aprenderam com os erros.

No primeiro episódio, já disponível nas principais plataformas de podcasts, Alexandre Remor conta a história da Medway, empresa fundada em 2018 por ele e pelos também médicos João Vitor Fernando e Micael Hamra. Os três se conheceram durante a especialização em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo) e, tendo vivenciado todas as dificuldades de quem está na jornada para a residência médica, decidiram fundar uma empresa que mostrasse o melhor caminho e o que fazer para alcançar a tão sonhada vaga na residência médica nas instituições de ensino mais desejadas do país.

A Medway hoje oferece cursos na área médica com o propósito de guiar principalmente formandos e recém-formados do curso de medicina para chegarem mais preparados aos processos seletivos de residência médica mais concorridos e para atuar com segurança em qualquer pronto-socorro do País. O mais recente lançamento foi o Intensivo São Paulo (https://intensivo.medway.com.br), curso preparatório com foco nas principais instituições de São Paulo, que contam com os programas de residência médica mais disputados do Brasil.

No seu primeiro ano, a Medway superou sua meta de faturamento, mostrando o potencial de seus produtos. Em 2019, a empresa foi selecionada para integrar o time de empresas incubadas na Eretz.bio, a incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, devido à inovação no modelo de educação médica no Brasil. Com mais investimentos no negócio, a Medway terminou o ano de 2019 com 30 funcionários e um faturamento 11 vezes maior que o do ano anterior, chegando a R$ 4,5 milhões. Em 2020, a empresa deve atingir R$ 10 milhões de faturamento, apesar do impacto da pandemia.

“As dificuldades foram todas as possíveis nessa jornada. Para começar, um médico na faculdade aprende só medicina e, durante a faculdade, existe um preconceito enorme com a ideia de estudar outra coisa. Não existe espaço para estudar outras coisas”, explica o CEO da Medway. “Então foi realmente difícil para nós aprender como criar um negócio e entender como funcionava um negócio online”.

No primeiro episódio do StartupComVC, Remor também comenta os principais desafios que enfrenta como CEO, conta como a Medway tem replicado a cultura da empresa em tempos de pandemia e home office, aponta quais são suas influências, compartilha ensinamentos que divide com funcionários e colegas, fala sobre comunicação dentro da startup e explica como controlou os processos financeiros sem ter conhecimento prévio - e como faria se começasse novamente.

Tema da temporada: finanças em startups

O StartupComVC é um projeto de Felipe Mansano, responsável pelo EquitasVC, fundo de venture capital early stage focado em startups e times com perfil mais técnico. Ele também é CFO da Medway. Antes disso, Mansano foi sócio do site de ecommerce de cosméticos Beleza na Web, atuando como COO e CFO da empresa, adquirida pelo Grupo Boticário em 2019, e da CentralFit, atuando como co-CEO - a loja de venda de suplementos alimentares profissionais foi vendida para o grupo MNW em 2018.

Como apresentador do podcast, Mansano explica que os episódios são divididos em duas partes: além da entrevista com um CEO convidado, ele traz um segundo bloco com conceitos mais teóricos relacionados ao tema da temporada. O tema da primeira temporada é finanças para startups.

“Na maioria das vezes, quem está começando uma startup não é alguém de finanças, então é normal que uma das principais dores seja a dificuldade de estruturar essa área na empresa, deixando essa tarefa para depois. Mas contar com uma área de finanças estruturada desde o início é muito importante para a startup crescer com processos bem definidos”, afirma Mansano. “Nessa temporada, vamos abordar uma série de conceitos que podem ser aplicados, independente do tamanho e do nível da startup, e que são fundamentais para se organizar bem do ponto de vista financeiro”.

Vários outros convidados já estão confirmados para os próximos episódios, como Lucas Mendes (CEO da Revelo), Paulo Silveira (CEO da Alura) e Lucas Vargas (CEO do Zap-Vivareal). O podcast StartupComVC é publicado toda terça-feira no site e nas principais plataformas de podcasts, incluindo Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple iTunes e outras.

Sobre a Medway

A Medway prepara estudantes de medicina e médicos para os processos seletivos de residência médica mais concorridos do Brasil e para atuar com segurança em qualquer pronto-socorro do País. Formada por médicos que fizeram suas residências em algumas das principais instituições brasileiras, a Medway atua desde 2018 com o propósito de contribuir para melhorar a qualidade da saúde no Brasil por meio de cursos para residência médica, como a Mentoria, o CRMedway e o Intensivo São Paulo, e de Medicina de Emergência, como o PSMedway. Saiba mais em www.medway.com.br


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com