Negócios em Foco

Accountability: a qualidade que toda a empresa valoriza


São Paulo 10/06/2020 11h15

Danielle Loudal*, gerente de RH da LUZ Soluções Financeiras, explica conceito e expectativas

Danielle Loudal, gerente de RH

Conhecimento técnico, visão inovadora, iniciativa, criatividade. Sem dúvida, todas estas características são buscadas e valorizadas dentro das empresas. Todos os gestores querem profissionais que reúnam ao menos parte destas qualificações para formarem um time robusto. No entanto, uma outra competência ganha cada vez mais destaque entre os recrutadores. Trata-se da capacidade de o profissional assumir responsabilidades, com ética e transparência, e buscar solucionar problemas que surgem a qualquer momento e em qualquer área. O chamado accountability pode fazer toda a diferença no desempenho de um time, nos resultados de uma empresa e na trajetória de uma carreira.

Enfrentar situações difíceis faz parte de toda e qualquer empresa. Seja em um pequeno negócio - no qual os fundadores ainda estão definindo os processos internos – ou em uma grande corporação – que precisa manter o foco no cliente e na qualidade de produtos ou serviços -, superar os desafios consome grande parte do tempo diário dos profissionais. Assumir a responsabilidade, buscando solucionar estes obstáculos da melhor forma, certamente, é uma das atitudes que mais impactam a empresa como um todo.

Da mesma maneira, um comportamento passivo, na qual o profissional percebe um problema mas o mantém longe das suas responsabilidades, pode trazer danos irreversíveis, além de uma baixa produtividade ou insatisfação do cliente. Desculpas como “este problema não está relacionado à minha área ou à minha atividade diária” são exemplos de posturas que nenhum gestor valoriza.

Ao ingressar no mundo corporativo, o profissional precisa estar ciente é que ele faz parte de um todo. Toda a atividade, por mais simples ou restrita que seja, tem a uma importância e impacta diretamente o resultado da companhia. É preciso saber os objetivos e a missão de cada colaborador nesta caminhada. Qualquer passo, impactará a empresa como um todo. E qualquer problema identificado precisará ser solucionado.

Desenvolver a competência de accountability faz parte das áreas de gestão de pessoas das companhias, mas também de cada líder. Atribuir autonomia, reconhecer as iniciativas e incentivar que cada um avance na direção de assumir mais responsabilidades devem ser sempre incentivadas. Treinamentos, workshops, bate-papos são algumas das ações simples que devem ser trabalhadas internamente para ajudar a desenvolver esta consciência.

Se a empresa possui como objetivo encantar o cliente, todos os colaboradores precisam estar engajados nesta meta. E qualquer problema que apareça deve ser rapidamente solucionado. Nem sempre as soluções são fáceis e rápidas. Mas, se as companhias são realmente formadas por times, há sempre a quem pedir ajuda e orientação.

Muitas vezes, a preocupação do profissional está focada na evolução da própria carreira. No entanto, é preciso ter em mente que, ao deixar o individualismo de lado e se preocupar com todo, as possibilidades de ascensão podem ficar cada vez mais perto. Toda empresa é feita de pessoas e quando elas estão juntas em um mesmo objetivo, a caminhada de crescimento é muito mais tranqüila.

*Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba e pós-graduada em Gestão Empresarial e Gestão Estratégica em RH pela FGV, Danielle Loudal é gerente de RH da LUZ Soluções Financeiras, onde gerencia toda a área responsável pelo Desenvolvimento Humano Organizacional, Benefícios, Recrutamento e Seleção e Cargos e Salários.

Possui experiência em consultoria de Gestão de Pessoas, Transformação de Ambientes Organizacionais, Pesquisa de Clima, Avaliação de Práticas e Políticas Culturais, Educação Corporativa, Gestão do Desempenho/Avaliação por Competências, Recrutamento e Seleção, Gestão de Benefícios e Cargos e Salários.

Antes de fazer parte do time da LUZ, foi Consultora Sênior do Great Place to Work, onde desenvolveu sua capacidade em design e análise de dados de pesquisa e a avaliação analítica dos locais de trabalho. Em experiência como Analista Sênior da área de Desenvolvimento Humano e Organizacional, foi co-responsável pelas Academias de Gestão e Líderes, no âmbito da Universidade Corporativa da empresa SBT, bem como pelo Projeto de Clima Organizacional.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com