Negócios em Foco

Com união, garra e qualidade da raça Nelore, Expoinel 2020 apresenta os melhores do Nelore e Nelore Mocho


São Paulo 28/09/2020 16h50

O evento contou com o apoio de lideranças locais e nacionais

RIMA FIV PRAIRIE, da Rima Agropecuária, foi a Grande Campeã Nelore da Expoinel 2020, realizada na Fazenda Paraíso, em Vila Velha (ES). O Grande Campeão Nelore foi ROQUE FIV GIBER, de Eduardo R. Lucente. Os Grandes Campeões Nelore Mocho foram IPANEMA FIV ANGICO e JONG FIV ANGICO, ambos de Udelson Nunes Franco. Além disso, CRL Agropecuária foi o Melhor Expositor Nelore e Campeão Supremo. Já o Melhor Criador Nelore foi a Rima Agropecuária. Na categoria Melhor Expositor e Criador Nelore Mocho, os prêmios ficaram com Udelson Nunes Franco.

A Expoinel 2020 foi presencial mas sem público, seguindo todos os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades de saúde. O resultado foi muito positivo. “Estamos muito felizes com as metas planejadas e conquistadas pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) com a Expoinel 2020. Não foi fácil. Na verdade, foi um desafio difícil pela somatória de fatores: pandemia do novo coronavírus, mudança de local, pouco tempo para organizar um evento dessa magnitude, sem a presença do público, medidas preventivas para a Covid-19, transmissão ao vivo dos julgamentos, entre tantos outros fatores. Mas valeu muito a pena. Tivemos de inovar e nos superar, pois já realizamos muitas ações pioneiras. Felizmente, deu tudo certo. Recebemos número expressivo de animais Nelore e Nelore Mocho se considerarmos o momento da Covid-19”, destaca Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB. No total, 274 animais participaram dos julgamentos, sendo 227 Nelore e 47 Nelore Mocho.

Os julgamentos foram transmitidos ao vivo e online durante toda a exposição pelo Facebook e Youtube da ACNB e também pelo Lance Rural. Já os Grandes Campeonatos foram transmitidos pelo Canal do Criador.

A 49ª Expoinel, principal exposição da raça Nelore e Nelore Mocho do Brasil foi prestigiada pelo apoio de muitas lideranças locais e nacionais. Na abertura, que aconteceu no dia 16 de setembro, participaram presencialmente o presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar; o presidente da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN), Carlos Tadeu Bastos da Rosa, o gerente da Fazenda Heringer, Victor Paulo Silva Miranda, além das manifestações virtuais, com o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior; o presidente da Assocon, Mauricio Veloso; o ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues; o presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio, Deputado Federal Alceu Moreira; o vice-presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio, Deputado Federal Evair de Melo, o diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Mário Louzada; e o secretário de Estado da Agricultura do Espírito Santo, Paulo Foletto.

Além do julgamento dos animais, no dia 17 de setembro aconteceu o webinar “A qualidade da carne brasileira passa pelo Nelore”, realizado em parceria com o Giro do Boi, e contou com a abertura feita pelo presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, em seguida Fabio Dias, diretor de relacionamento com pecuaristas Friboi falou sobre os dados de abate do Friboi, qualidade, marcas e mercados, já André Locateli, gerente executivo da ACNB apresentou o resumo dos resultados 2020 e a evolução histórica do Circuito Nelore de Qualidade; e Sérgio Pflanzer, professor doutor da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas finalizou com o tema sobre o potencial da carne de animais zebuínos. O evento foi encerrado com debate e a participação da plateia.

O evento também contou com uma churrascada oferecida aos participantes pela boutique de carnes Empório da Carne, loja pioneira de carnes nobres no Espírito Santo, sob comando do sócio-proprietário Christian Felix, que ofereceu uma saborosa carne de novilha Nelore. “Trabalho de excelência em parceria com a ACNB e os assadores Everaldo Romagna, Edd Campos, Otto Linhares e Eduardo Romanello, em prol da valorização da carne da raça mãe do Brasil”, informa Nabih.

O presidente da ACNB já faz o convite para a próxima Expoinel. “Em 2021, retornaremos a Uberaba (MG), mas nos sentimos felizes pelo resgate das exposições ranqueadas do Nelore. Estávamos há mais de seis meses sem uma exposição do Circuito Amarelo. A Expoinel trouxe mais confiança, motivação e esperança para todos, pois o agro não pode parar, a pecuária não pode parar e os nossos sonhos não podem acabar. Convidamos todos para a participação nas próximas exposições do Ranking Nelore (Ituverava, Uberlândia e outras). Vamos fortalecer a raça Nelore e o setor pecuário, pois Juntos Somos Mais Fortes. Parabéns aos expositores e criadores que levaram animais à Expoinel 2020, pois são todos vencedores”, comenta Nabih Amin El Aouar.

No dia 19 de setembro aconteceu a entrega de troféus aos vencedores da etapa do Circuito Nelore de Qualidade, realizada no Frigorífico Frisa, em Colatina (ES). O encerramento também contou com a participação de importantes autoridades: virtualmente estava a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, além da presença do presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar; o presidente da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN), Carlos Tadeu Bastos da Rosa; o gerente da Fazenda Heringer, Victor Paulo Silva Miranda; do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; o vice-presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio, Deputado Federal Evair de Melo e o prefeito de Vila Velha (ES), Max Filho.

A Expoinel 2020 é realização da ACNB e da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN), com apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Fertilizantes Heringer, DSM Tortuga e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. O Canal do Criador foi o canal oficial do evento.

Confira os premiados da edição Expoinel 2020:

• Grande Campeão Nelore: ROQUE FIV GIBER – Expositor: EDUARDO R. LUCENTE E OUTRO COND.

• Grande Campeã Nelore: RIMA FIV PRAIRIE – Expositor: RIMA AGROPECUÁRIA

• Melhor Expositor e Campeão Supremo Nelore: CRL AGROPECUÁRIA

• Melhor Criador Nelore: RIMA AGROPECUÁRIA

• Grande Campeã Nelore Mocho: IPANEMA FIV ANGICO – Expositor: UDELSON NUNES FRANCO

• Grande Campeão Nelore Mocho: JONG FIV ANGICO – Expositor: UDELSON NUNES FRANCO

• Melhor expositor e criador Nelore Mocho: UDELSON NUNES FRANCO

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com