Negócios em Foco

DOUTORES DA ALEGRIA APRESENTA ESPETÁCULO ONLINE COM HISTÓRIAS VIVENCIADAS NOS HOSPITAIS E ISOLAMENTO SOCIAL


São Paulo 21/08/2020 10h38

Associação é mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Saiba mais em www.doutoresdaalegria.org.br

Atores do elenco da associação Doutores da Alegria vão compartilhar histórias e experiências vivenciadas nos atendimentos em hospitais – e, mais recentemente, em tempos de isolamento e produção online – em nova edição do espetáculo Doutores da Alegria Conta Causos. A realização é da associação Doutores da Alegria e do Ministério do Turismo.

A apresentação, antes realizada em teatros e espaços culturais das cidades de São Paulo (SP) e Recife (PE), desta vez será em formato virtual, no dia 21 de agosto (sexta-feira), às 19h, com transmissão pela página da associação no Facebook (/doutores) e pelo canal oficial do Youtube (/tvdoutores). A classificação é livre.

Será a primeira vez em que artistas de São Paulo e Recife contracenam juntos, ainda que à distância. Até mesmo os ensaios foram realizados via internet, uma vez que toda a equipe da associação permanece em quarentena.

Participam quatro palhaços da unidade paulistana – Luciana Viacava (Dra. Lola Brígida), Márcio Douglas (Dr. Mané Pereira), Raíssa Araújo (Dra. Faísca) e Val Pires (Dr. Valdisney) – e dois do elenco recifenese: Olga Ferrario (Dra. Musquita) e Marcelo Oliveira (Dr. Marmelo). A direção é co-assinada por Ronaldo Aguiar e David Tayiu.

“A realização de um espetáculo virtual é uma das ações que propomos para que a relação entre palhaços e pacientes possa estar viva mesmo em tempos de distanciamento social”, comenta David Tayiu, que também é coordenador artístico do elenco de São Paulo. Já Ronaldo Aguiar, diretor artístico do grupo, lembra a potência da oralidade como forma de comunicação. “Aprendemos quando contamos nossas histórias e compartilhamos nossos saberes”, ressalta.

Uma nova forma de atuar – Após mais de 28 anos realizando intervenções presenciais duas vezes por semana nos hospitais, a associação Doutores da Alegria segue se adaptando às restrições impostas pela pandemia. A primeira ação foi o Delivery Besteirológico, série de vídeos criados pelos artistas em confinamento, com foco no público hospitalar. Depois vieram os atendimentos besteirológicos, com uso de tablets e em parceria com profissionais de saúde, as lives quinzenais nas redes sociais, uma websérie inspirada na festa de São João e o primeiro festival virtual da associação – O Festival Miolo Mole.

DOUTORES DA ALEGRIA

Organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde. Desde sua fundação por Wellington Nogueira, em 1991, intervém junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos.

A associação transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e considera a cultura como um mínimo social a que todos têm direito. Desenvolve o Programa de Palhaços em 12 hospitais de São Paulo e de Recife e, no Rio de Janeiro, o Programa Plateias Hospitalares, com programação artística permanente e diversa em sete hospitais. O trabalho é gratuito para os hospitais e mantido por doações de empresas e de pessoas.

A Escola Doutores da Alegria desenvolve programas de formação para jovens aspirantes a palhaços, artistas e palhaços profissionais e um programa de cursos e oficinas dirigido a um público mais diversificado, que busca novas experiências e autodesenvolvimento. Desenvolve ainda espetáculos e intervenções urbanas. Site oficial: www.doutoresdaalaegria.org.br


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com