Negócios em Foco

Agrotopus avança em soluções digitais para o agronegócio


RJ 21/05/2020 09h45

A Agrotopus acaba de marcar sua entrada no mercado de soja, a mais importante cultura agrícola e item mais exportado do país. A agritech vai participar da transformação digital das maiores sementeiras do Estado do Mato Grosso, rastreando cerca de 2,5 milhões de sacas de sementes de soja em sua plataforma, o que corresponde a 7% da produção nacional.

Fundada em 2015 e com forte experiência em rastreabilidade para cooperativas de café, a startup foi adquirida pela multinacional brasileira Valid no final de 2018 e segue avançando com soluções digitais para diversas frentes do agronegócio. Para as sementeiras de soja estão desenhadas ferramentas que permitirão rastrear de forma automatizada todos os lotes, apoiando a garantia de entrega e qualidade das sementes aos produtores, fatores críticos para obtenção de um alto índice de germinação.

“Vamos atuar no core business dos clientes, digitalizando desde a entrada da semente no armazém, passando pelos processos de beneficiamento e envase até o armazenamento das sacas em big bags. O produtor consegue acompanhar via app, em tempo real, toda a rastreabilidade do produto. Criamos uma consolidação de um negócio que não existia até então”, afirma Robinson Herzeg, Diretor da Agrotopus.

Entre as soluções da Agrotopus estão os produtos Armazém Inteligente e Sementes em Campo, que garantem a qualidade do produto e da entrega. Tecnologias como etiquetas inteligentes RFID (Radio Frequency Identification), rastreamento por geolocalização, aplicativos móveis e análise de dados avançado, garantem o acompanhamento online da rastreabilidade dos lotes, desde a logística de armazenagem até entrega do pedido correto, no local do plantio e data planejada. Robinson Herzeg, ressalta que tais soluções garantem eficiência e a rastreabilidade tanto na cultura do café como da soja.

Com uma estratégia focada na geração de valor a todos os níveis da cadeia produtiva, a proposta da Agrotopus é atuar como uma plataforma integradora, agregando dados e equipamentos para que o produtor rural, de qualquer cultura, gerencie todo o processo produtivo, do plantio à comercialização, garantindo, assim, os melhores resultados e possibilitando o direct trade.

“Funcionamos como uma consultoria estratégica a partir da elaboração de um roadmap. Criamos um pré-projeto para garantir a integração de toda a cadeia de forma eficiente”, ressalta Herzeg.

Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de soja deve crescer 7,1% em 2020 e chegar a 123,2 milhões de toneladas. “Seguimos com a estratégia de expansão para culturas diversas e também outras atividades econômicas. Hoje, por exemplo, apenas 6% da cadeia de sementes é rastreável. Nossa expectativa é atuar no agronegócio como um todo, aumentando a produtividade e melhoria de gestão deste mercado”, destaca Maurício Menezes, Chief Operating Officer da Valid.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com