Negócios em Foco

Casa 97 se reinventa para driblar a crise do novo coronavírus


Joinville 22/05/2020 09h23

Com o lema “Que bom que a gente tem a gente”, bar em Joinville se dedica 100% ao delivery, com horário de atendimento ampliado, entrega de drinks em casa e combos

Divulgação

Sem precedentes na história recente, a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus levou ao caos a saúde pública mundial, afetou a economia de grandes potências e forçou a população a rever seu modo de vida. Todos os setores, em maior ou menor grau, foram impactados, mas no topo da lista estão os bares e restaurantes.

No país, segundo levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a queda no faturamento gira em torno de 70% nos estabelecimentos que ainda se mantêm em atividade e mais de 3 milhões de profissionais do ramo podem perder seus empregos. Estimativa da Confederação Nacional do Turismo indica que 30% dos restaurantes e similares devem fechar as portas no país em função da pandemia (o equivalente a quase 300 mil estabelecimentos).

Em Santa Catarina, a situação é semelhante. Mesmo com a permissão de reabertura sob restrições e regras de distanciamento, uso de máscaras e protocolos de higiene, bares e restaurantes amargam prejuízos. Enquanto o pacote emergencial para a crise causada pela Covid-19 prometido pelo governo federal com medidas específicas para o setor não vinga, a estimativa da Abrasel/SC é que a crise vá fechar mais de 30 mil postos de trabalho em bares e restaurantes do estado.

Quem ainda resiste precisa se reinventar para garantir o fluxo mínimo de caixa que garanta a sobrevivência do negócio. Por quanto tempo, não se sabe. A Casa 97, em Joinville, é um exemplo. Mesmo com a possibilidade de retomar o atendimento ao público, o bar cultural decidiu priorizar a segurança e a saúde dos clientes e colaboradores, manter as portas fechadas e apostar tudo no delivery.

A saída, explicam os sócios e irmãos Sendy e Ruan Lindner, foi criar novos pratos, promoções, cardápios exclusivos para datas comemorativas como o Dia das Mães e Dia dos Namorados e ampliar o horário de atendimento. “Vimos nosso faturamento despencar cerca de 80% e tivemos que dispensar toda a equipe de atendimento. Renegociamos o aluguel e os pagamentos com fornecedores e reduzimos ao máximo as despesas para manter o nosso sonho vivo”, conta a empresária.

Segundo Ruan, desde o início da pandemia a Casa 97 vem se reinventando para superar as dificuldades, mas o futuro ainda é incerto. “Já promovemos lives com músicos que sempre foram nossos parceiros, porque nossa essência é cultural, apostamos no delivery e agora ampliamos as entregas para o horário do almoço”, comenta.

Entre as novidades estão a criação de combos promocionais com refeições completas e bebidas, envio de kits com as doses e as receitas dos drinks mais tradicionais da Casa 97, pratos sazonais (como a temporada de caldos e sopas no outono e inverno) e, a partir desta semana, o delivery de fondue de queijo, chocolate e coxinha.

O apoio e o feedback de clientes e amigos neste momento, revelam os irmãos, têm sido fundamentais. “Nosso lema sempre foi ‘Que bom que a gente tem a gente’, e faz todo o sentido neste momento que o mundo atravessa. O carinho que estamos recebendo é imenso, mas o que falta é uma medida efetiva do governo, uma linha de crédito específica para o setor, que amarga prejuízos em todo o país e deve ser um dos últimos a se recuperar”, diz Sendy.

Com foco na gastronomia e no delivery, a Casa 97 lançou um site, onde disponibiliza o cardápio completo. Os pedidos podem ser feitos pelo Ifood ou whatsapp (47) 3227-9537. As promoções também são anunciadas pelas redes sociais (@casa97Joinville no Instagram e Facebook). Além das entregas, a Casa 97 oferece a opção de retirada das refeições no local (rua Arco-íris, 97, bairro Iririú), lembrando que o uso de máscara é obrigatório. O atendimento é de terça-feira a domingo, das 11h às 13h30 e das 18h às 23h.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com