Negócios em Foco

Suicídio é tema de encontro do IPCCIC nesta quarta-feira (30/9)


Ribeirão Preto 29/09/2020 10h11

Instituto realiza debate online com Marina Lemos Silveira Freitas, coordenadora do Grupo SINN, programa escolar de prevenção do comportamento suicida

Marlene Trivellato Ferreira

Ribeirão Preto (SP), 29 de setembro de 2020 – Nessa quarta-feira (30), o IPCCIC - Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais promove mais uma transmissão ao vivo em sua rede social Instagram (@IPCCIC), às 19 horas. O encontro, que faz parte do projeto “Jornada Cidade Humana Hoje - Seis passos para a cidade humana”, discute nesta semana o tema “O amor como atitude pedagógica e o suicídio” e conta com a participação da coordenadora do Grupo SINN, Marina Lemos Silveira Freitas, e mediação da pesquisadora do instituto, Marlene Trivellato Ferreira.

Segundo a pesquisadora, o intuito da live é revelar as ações de pessoas que se uniram para formar uma comunidade que atua de forma voluntária na prevenção e posvenção do suicídio. “A Marina é incentivadora e coordenadora da comunidade de voluntários. Além de ser encantadora, tenho certeza de que seremos instigados por ela a buscar o sentido da vida”, comenta.

Por mais que o tema seja um tabu na sociedade, Marlene lembra de que os casos de suicídio aumentaram nos últimos anos e, que, durante a quarentena e isolamento social, pode-se desencadear ainda mais casos. “O ambiente é um fator importante, podemos cuidar dele para que ele não seja um potencializador para o suicídio. Trabalhar em comunidade pode ajudar nesse enfrentamento”, orienta. Segundo ela, a prevenção deste tipo de comportamento conta com várias estratégias, entre elas, o estabelecimento de relação empática, escuta ativa e a formação de uma rede de apoio.

A live, gratuita e aberta para a população em geral, será transmitida ao vivo pelo Instagram do IPCCIC (@IPCCIC).

Sobre Marina Lemos Silveira Freitas - Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1982); mestrado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1996); residência médica e especialização em Pediatria pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, da FMRP-USP (1984); especialista em Saúde Pública pela FMRP-USP; especialista em Logoteoria aplicada à Educação pela SOBRAL (1996) e em Análise Existencial e Logoterapia de Viktor Emil Frankl pela PUC-PR (2012); fundadora e diretora do Colégio Viktor Frankl e vice-presidente do Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl, Ribeirão Preto, SP; coordenadora do curso de pós-graduação Lato Sensu em Logoterapia aplicada à Educação, parceria IECVF/Centro Universitário Claretiano; coordenadora do SINN - Centro Integrado de Assessoramento Juvenil Viktor Frankl; professora de cursos de pós-graduação Lato Sensu em Logoterapia e Análise Existencial em vários locais no Brasil: IECVF, ALVEF, UCSal, UCP, Centro Universitário Barão de Mauá. Vice-presidente da ABLAE (Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial) gestão 2019-2020. Autora dos livros Afrontamento e superação de crises - contribuições da Logoterapia (IECVF, 2013); Educação Integradora da Sexualidade Humana - resgate do sentido do amor (IECVF, 2015); Pedagogia do Sentido - Contribuições de Viktor Frankl para a Educação (IECVF, 2017). Trabalha com Logoterapia aplicada à Educação.

Sobre o IPCCIC

É um instituto sediado em Ribeirão Preto e tem como objetivo estudar a realidade das cidades brasileiras e a partir de diagnósticos específicos, com base nas referências culturais dos locais, criar programas de ações integradas entre Poder Público e sociedade para a transformação das cidades em lugares mais humanos. A meta do Instituto é criar Redes de Gestão Cooperadas entre cidades ligadas geográfica e/ou culturalmente.

A equipe do instituto é formada por historiadores, economistas, produtores de audiovisual, professores, arquitetos, cientista da cultura, cineastas, psicóloga, analista internacional, turismóloga, gestora ambiental, cientista social, cientista política e advogados. Ao todo são 23 profissionais que atuam no IPCCIC. Todos são fontes aptas para atendimento à imprensa e dominam assuntos variados que envolvem os cenários das cidades e suas identidades culturais.

Atendimento à Imprensa

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659

Jornalistas responsáveis:

Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)

Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)

Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)

Colaboração: Gabriel Todaro

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com