Negócios em Foco

Suplicy, Emir Sader e Rita Sipahi participam da live do livro Resistência e Anistia, dia 04 de setembro, 18hs


São Paulo 03/09/2020 20h13

Rita Sipahi, é uma das sobreviventes da “torre das donzelas””, local onde ficavam as mulheres que lutavam contra a ditadura, no presídio Tiradentes.

O jornalista Paulo Cannabrava Filho, 84, autor do livro "Resistência e Anistia" conta com a presença de nomes ilustres da luta contra a ditadura em sua live de lançamento. - Glória Flügel.

Nesta sexta-feira, 4 de setembro, às 18hs, políticos, pesquisadores, lideranças populares e pessoas que lutaram contra a ditadura estarão presentes na live de lançamento da obra de Paulo Cannabrava Filho, jornalista, autor do livro Resistência e Anistia — a história contada por seus protagonistas.

Eduardo Suplicy, Emir Sader e Rita Sipahi são algumas das personalidades que estarão presentes no lançamento virtual do livro. O lançamento, dividido em três partes, é fruto de uma em parceria entre a revista Diálogos do Sul, a editora Alameda Casa Editorial e o portal Opera Mundi.

A transmissão será realizada pelo YouTube do Opera Mundi e contará com a participação de Rita Sipahi, que ficou presa no presídio Tiradentes, na “torre das donzelas”, junto com Dilma Rousseff. Rita é autora da introdução deste livro; do ex-senador e vereador de São Paulo, Eduardo Suplicy, o presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo; sociólogo, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) Emir Sader e Cecilia Boal, coordenadora do Instituto Augusto Boal.

Também estarão presentes o cineasta Silvio Tendler; a jornalista Jéssica Moreira, que vai falar sobre a importância da Vala de Perus; a pesquisadora especialista em repressão Fernanda Durazzo; o presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Altamiro Borges; o presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Hélio Doyle.

O histórico registro terá ainda os depoimentos de Rosa Martinelli, que vai destacar a trajetória de seu pai, Raphael Martinelli; Aldo Arantes, sobrevivente da Chacina da Lapa e fundador do PCdoB; Camila Godoi, liderança LGBTQI+; Claudio di Mauro, professor universitário; do premiado jornalista Marcelo Godoy, autor do livro Casa da Vovó; do jornalista latino-americanista Leonardo Severo, e Juca Martins, autor da icônica foto que ilustra a obra.

Ex-ministro, ativistas e intelectuais já participaram do lançamento

Grandes personalidades da história do Brasil e da luta pela democracia já marcaram presença nos eventos anteriores do lançamento do livro Resistência e Anistia.

Beatriz Cannabrava, educadora feminista e anistiada política, Adriano Diogo, que teve importante atuação na luta contra os anos de chumbo, o advogado e ex-conselheiro dos Anistiados Políticos Victor Neiva, e o advogado, jornalista, e ex-ministro da Justiça e da Educação Tarso Genro, foram alguns dos nomes da militância brasileira presentes nos eventos anteriores.

Sobre o livro

O livro Resistência e Anistia - A História Contada por seus Protagonistas, resgata a história das lutas do povo brasileiro contra a ditadura repressiva e regressiva, de 1964 a 1985, contada sob o ponto de vista de seus protagonistas, a favor da democracia brasileira.

Com relatos e pesquisa documental do jornalista Paulo Cannabrava Filho, a obra conta o que foi o processo de Justiça de Transição - direito à Memória e à Verdade, à Justiça, à Reparação e à Reforma Institucional; a oposição ao regime militar que levou às ruas milhares de pessoas para pedir eleições diretas e "anistia ampla, geral e irrestrita" a todos os brasileiros presos e exilados no período de perseguição política.

Paulo Cannabrava Filho iniciou sua carreira como repórter aos 21 anos, no jornal O Tempo, em 1967. Quatro anos depois, integrou a primeira equipe de correspondentes da Agência Informativa Latino-americana de Notícias – Prensa Latina. Trabalhou como repórter político nos jornais Correio da Manhã, Última Hora e Folha de São Paulo, onde assumiu a editoria de política local à época em que a ditadura se instalou no País.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com