Negócios em Foco

Desenvolvimento profissional: o que é e formas para você crescer na sua carreira


São Paulo - SP 20/10/2020 02h10

Por envolver a capacidade de o profissional compreender o seu trabalho, como executa e o que é preciso para desenvolvê-lo e aprimorá-lo, o desenvolvimento profissional se torna essencial. Saiba mais!

https://pixabay.com/pt/photos/placa-de-boletim-computador-port%C3%A1til-3233641/

No mundo corporativo atual, quem não evolui acompanhando o mercado, pode perder oportunidades e se tornar obsoleto na empresa. O mundo evolui conforme o tempo passa, e o mercado deve evoluir junto com ele.

O profissional que deseja ter espaço no mercado de trabalho, e crescimento profissional relevante, deve se atentar para estas mudanças constantes.

Sair da zona de conforto e buscar a evolução constante é uma atitude necessária para as carreiras do futuro, e para continuar tendo bons resultados dentro da empresa.

O que é desenvolvimento profissional?

O desenvolvimento profissional nada mais é do que ter a capacidade de entender o trabalho que executa, e como fará para melhorar sua atuação. É desenvolver competências essenciais para assumir sua carreira da melhor forma possível.

Pode ser resumido em um conjunto de atitudes que levam o profissional a uma trajetória de sucesso. É um processo constante, focado em progresso profissional.

Também é assumir uma postura realizadora e proativa, buscando evolução e aprendizado constante, para ampliar conhecimentos, aprimorando competências existentes e descobrindo novas habilidades. Com isso, o profissional abre o leque de possibilidades de atuação em sua carreira, se tornando um talento desejável na empresa.

Como posso ter crescimento profissional?

Nas carreiras do futuro, a capacitação técnica na sua área não é mais o suficiente para obter sucesso. É necessário um conjunto de habilidades multidisciplinares para fazer o profissional ser mais completo e bem sucedido dentro do ambiente corporativo.

Conheça algumas coisas essenciais para seu desenvolvimento profissional!

1. Especializações ou pós-graduação

Por mais que o conhecimento técnico sozinho não seja suficiente, aprofundar-se cada vez mais em sua área, buscando atualizar os conhecimentos, é necessário e pode ser um diferencial para o crescimento profissional.

Principalmente se faz um tempo que você tenha se graduado, fazer um curso de especialização ou pós-graduação pode trazer conceitos atualizados, aplicações novas e metodologias diferentes.

2. Ter boa comunicação

A comunicação é uma habilidade definida como soft skill, ou seja, uma habilidade de caráter subjetivo, comportamental. Boa comunicação significa falar e ser entendido expondo ideias e pontos de vista de forma educada, porém eficiente.

Uma boa comunicação também pode incluir outras habilidades como inteligência emocional, empatia e flexibilidade. Assim, além de expor suas ideias, possa entender as ideias alheias com respeito, desenvolvendo diálogos produtivos e saudáveis.

Um profissional com boa oratória e facilidade de expressão pode se destacar entre os demais colaboradores, pois possui segurança em negociações, apresentações e reuniões. Além disso, está entre as habilidades que as empresas mais buscam nos candidatos a uma vaga.

3. Aprender novos idiomas

Para melhorar ainda mais a capacidade de comunicação, e abrir portas para o mercado internacional, e transformar a sua carreira, é necessário o conhecimento de idiomas estrangeiros.

Aprender inglês, hoje em dia, é o básico para quem quer estar presente no mercado de trabalho e mundo corporativo. Além do inglês, o espanhol e o francês podem trazer vantagens competitivas para o candidato, se a empresa tiver negócios em comércio exterior ou desejar expandir seus horizontes.

Hoje em dia, é possível aprender inglês e outros idiomas de forma online, com horários flexíveis e com metodologia prática e dinâmica, facilitando a aprendizagem, como oferecido na plataforma de ensino Babbel.

4. Liderança e empreendedorismo

São habilidades essenciais para as carreiras do futuro. A liderança engloba coordenar processos e fazer a gestão de pessoas. É motivar a equipe, acompanhando o crescimento individual e reconhecendo seus valores e dificuldades.

O líder tem a missão de orientar sua equipe toda em direção de um objetivo em comum, garantindo resultados positivos. Já o empreendedorismo é ter atitude, iniciativa, coragem de assumir riscos e buscar novas formas, novos caminhos.

É ter criatividade para inovar e buscar sempre novas soluções. O profissional que desenvolver estas habilidades tem maior tendência de se destacar e crescer profissionalmente, seja dentro da empresa ou de forma autônoma.

5. Conhecimentos técnicos gerais

Os conhecimentos técnicos que são usados pelo mercado de trabalho em geral são necessários para o profissional de sucesso. Informática, no mercado atual, é mais do que necessária, é subentendido que o profissional tem o domínio básico.

Usar a internet, criar e editar documentos de textos, criar e gerenciar planilhas, criar apresentações multimídia, todas essas habilidades são de extrema necessidade para o mundo corporativo.

Com a tecnologia avançando constantemente, o profissional deve estar atualizado, atento às novas tendências, seja em sua área, como de forma geral. Um setor que vem crescendo e tendo cada vez mais atenção é a competência em dados.

No mundo corporativo, o profissional que souber coletar, analisar e apresentar de forma eficiente dados pertinentes à empresa e ao seu ramo de atuação, pode se destacar cada vez mais dentro do âmbito profissional.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com