Negócios em Foco

Mentalidade Lean ajuda empresas a reduzir custos e aumentar a competitividade


São José dos Campos 01/09/2020 15h56

Filosofia de gestão pode ser implantada em todo tipo de organização. Profissionais formados em São José dos Campos deram contribuições importantes a suas empresas

Nova unidade da FAAP em São José dos Campos - Fernando Silveira/FAAP

Especialmente em períodos de crise econômica, a redução de custos é essencial. Mas como fazer isso sem perder a qualidade do produto ou serviço entregue ao cliente? O professor Fernando Reimberg Syrio, da FAAP São José dos Campos, explica que o uso da metodologia Lean tem se mostrado muito eficaz nesta tarefa. “O método pode ser usado para a prevenção e a eliminação de desperdícios e para aumentar a eficiência nos fluxos de valor, por exemplo”, diz.

De acordo com o Lean Institute Brasil, a implantação da metodologia pode resultar em uma redução de custos de até 30%, em um período de 6 meses a 2 anos, com um aumento de produtividade de 10% a 60%. “É fazer mais, melhor e com menos recursos”, destaque o professor Fernando, que é engenheiro de produção, mestre em Engenharia Aeronáutica e Mecânica e coordenador da pós-graduação em Gestão de Processos Lean, da FAAP São José dos Campos.

O engenheiro químico Ismael Nunes conseguiu aumentar em 30% a capacidade produtiva na empresa em que trabalha, implantando a metodologia Lean. Responsável pela equipe que faz o tratamento de resíduos no serviço de saúde de Taubaté, o especialista conta que o processo anterior era capaz de realizar 11 ciclos de tratamento. Hoje, a capacidade é de 14 ciclos.

O analista de excelência operacional Caio Rennó, que atua em uma multinacional alemã do ramo automobilístico, começou a trabalhar com as ferramentas Lean há três anos e meio. Hoje, o especialista suporta a empresa no projeto global de padronização do sistema de produção, que visa a mudança na cultura de todas as plantas.

 

“O Lean me auxiliou a identificar desperdícios no fluxo produtivo. Além de me ajudar a encontrar soluções estruturadas para os problemas. Por isso, sinto-me mais capacitado para dar suporte às empresas do grupo na implantação das ferramentas, tornando-o ainda mais competitivo”, completa.

Mas o que é a mentalidade Lean? Criado pela Toyota para eliminar ao máximo os desperdícios e maximizar o valor percebido ao cliente final, o método envolve a melhoria de todos os processos do fluxo de valor de um determinado produto, desde a matéria-prima até o produto acabado.

A ideia é que haja uma mudança cultural na empresa para aprender a enxergar e eliminar o que não agrega valor sob o ponto de vista do cliente, com o objetivo de obter a maior qualidade, o menor tempo, o menor custo, potencializar os resultados organizacionais e, assim, tornar a empresa mais competitiva. “Mas é necessário o pleno engajamento de todos os colaboradores para que se obtenha sucesso”, ressalta o professor da FAAP, lembrando que hoje o Lean é implantado em qualquer tipo de negócio.

Especialização

Muito procurada pelos profissionais, principalmente administradores e engenheiros, que desejam entender mais essa metodologia e a melhor forma de utilizá-la, a especialização da FAAP em Gestão de Processos Lean vai além da metodologia da manufatura enxuta: incorporou também ao programa certificação Black Belt em Seis Sigma.

O curso destaca-se por atuar com três pilares de conhecimento. O primeiro é composto pelos conceitos Lean, que envolvem a metodologia e o pensamento enxuto. O segundo é o pilar dos conhecimentos em Seis Sigma. E o terceiro, seguindo a sinergia com os dois primeiros, é estruturado nas disciplinas de gestão, visando uma aplicação integrada, para maximizar o valor e eliminar desperdícios.

Entre os diferenciais do curso, o professor Reimberg destaca dois: o primeiro é a dupla certificação que o programa oferece, em gestão de processos Lean e em Black Belt em Seis Sigma. Outro é o ambiente de laboratório, onde há alusão às próprias empresas da região e aos desafios que os profissionais encontram nestas organizações. Mais informações no site da FAAP ou pelo e-mail possjc@faap.br.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com