Negócios em Foco

Epiroc e parceiros colaboram em novo projeto para mineração sustentável e neutra em carbono


São Paulo - SP 09/06/2021 17h27

A carregadeira subterrânea Scooptram ST14 da Epiroc está entre as máquinas que serão usadas no projeto NEXGEN SIMS - Divulgação Epiroc

A Epiroc, um parceiro líder em produtividade e sustentabilidade para as indústrias de mineração e infraestrutura, iniciou um novo projeto de colaboração financiado pela União Europeia junto com várias outras empresas de mineração, fabricantes de equipamentos e sistemas, além de universidades. O NEXGEN SIMS, que significa Next Generation Carbon Neutral Pilots for Smart Intelligent Mining Systems (pilotos de carbono neutro de próxima geração para sistemas inteligentes de mineração), começou em 1º de maio de 2021 e vai até 30 de abril de 2024. O orçamento total para o projeto é de EUR 16 milhões.

Um aspecto chave do projeto é desenvolver processos de mineração autônomos e neutros em carbono. Isso inclui o uso de equipamento de mineração elétrico a bateria, utilização de rede 5G para conectividade e posicionamento de precisão, manuseio autônomo de materiais, tráfego monitorado por Inteligência Artificial, além de controle de frota e colaboração entre máquinas. As soluções da Epiroc que farão parte do projeto incluem, entre outros, a carregadeira Scooptram ST14 e o caminhão Minetruck MT42, ambos movidos a bateria. O projeto também possui grande foco no conceito do trabalhador da mina do futuro - ‘o minerador moderno’ – abrangendo aspectos como segurança, por exemplo, através de tecnologia autônoma de inspeção de minas.

O projeto é coordenado pela Epiroc e conta com a participação das empresas de mineração Boliden, Agnico Eagle Finland, KGHM Polska, K + S e OZ Minerals; os fornecedores de serviços e sistemas Ericsson, Mobilaris MCE, AFRY e KGHM Cuprum; e as universidades Luleå University of Technology e RWTH Aachen University - todas com sede na Europa, exceto a OZ Minerals, que tem sede na Austrália.

“A colaboração e a parceria entre as partes interessadas, com suas diferentes áreas de especialização, é cada vez mais importante para o avanço de sistemas digitais complexos e automatizados que irão melhorar o impacto ambiental, ambiente de trabalho e produtividade da indústria de mineração”, disse Helena Hedblom, Presidente e CEO da Epiroc “Estamos orgulhosos de fazer parte e liderar o projeto NEXGEN SIMS, que terá um papel crucial neste desenvolvimento positivo.”

O NEXGEN SIMS baseia-se no projeto H2020 SIMS, patrocinado pela União Europeia e também coordenado pela Epiroc, implementado com sucesso entre 2017 e 2020. Durante esse período ele desempenhou um papel importante no avanço das operações de mineração sustentáveis, em boa parte por causa da utilização de máquinas elétricas a bateria.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com