Negócios em Foco

Proteger florestas e diversificar fontes de energia são desafios para geração energética no Brasil


Porto Alegre 05/10/2020 16h03

Tema foi destaque em evento promovido de forma online pela ASBRAV

Reprodução de Imagem - PlayPress

A eficiência energética é um dos temas mais importantes para empresas e profissionais dos segmentos de climatização e refrigeração. O tópico esteve presente no Web Evento ASBRAV realizado de forma online na manhã desta terça-feira (29/09).

“Trabalhamos em um formato totalmente novo e diferente do que estávamos acostumados. Porém, mantivemos a tradição de oferecer qualificação e conhecimento em nosso segmento. As dificuldades para todos no segmento diante de tudo que estamos vivendo são grandes e é importante que saibam que nossa entidade está fazendo sua parte e permanecerá sempre presente seja no meio físico ou digital”, afirmou o presidente da ASBRAV - Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Aquecimento e Ventilação, Eduardo Hugo Muller.

A palestra do professor Flaminio Levy Neto, destacou entraves atuais no cenário brasileiro em relação ao sistema energético e apontou os caminhos para que as soluções sejam colocadas em prática.

“Os números no Brasil são melhores do que a média mundial e por isso é fundamental que saibamos aproveitar o nosso potencial. Temos florestas para gerar chuvas, ventos intensos e regulares e energia solar abundante. Além, disso 41% de toda a energia consumida no país provem de fontes é renovável”, disse.

Um dado preocupante no quadro atual das diversas formas de geração de energia tem sido a baixa dos reservatórios de água localizados na região Nordeste. Há um decréscimo importante nos últimos anos causado por instabilidades climáticas em períodos de estiagem. Por outro lado, a boa notícia é a geração eólica. Desde 2015, a região nordeste tem feito diferença com um crescimento significativo especialmente a partir de 2017.

O palestrante reforçou a importância de florestas nativas que protegem de enchentes, mantêm a umidade do solo e podem alimentar o gado durante estiagem. Durante sua apresentação mostrou como funciona a técnica chamada de "quebra vento" que consiste na manutenção de matas nativas intercaladas com áreas plantadas.

“Resumindo, é essencial o uso de energias renováveis, preservar florestas e combinar diversos tipos de geração de energia elétrica. As florestas fazem a irrigação naturalmente então é fundamental cuidar e preservar elas”, completou.

O palestrante possui graduação em Engenharia Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1977), Mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1983) e doutorado em Mechanical Engineering - University of Liverpool (1991). É autor dos Livros: Energias Renováveis - Atitudes Sustentáveis; e Compósitos Estruturais - Ciência e Tecnologia.

O vice-presidente da ASBRAV - Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Aquecimento e Ventilação, Mário Alexandre Möller Ferreira, fez um agradecimento especial a entidades parceiras como a Associação Nacional de Profissionais de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento (ANPRAC) e a Associação Brasileira de Ar Condicionado, Refrigeração, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA). Também aos patrocinadores Daikin, Johnson Controls Hitachi, Midea Carrier, Sicflux, Trane e Trox e a realizadora do evento Office Eventos.

O coordenador técnico do Mercofrio, Ricardo Albert, recordou que neste momento não fosse pandemia todos estariam lado a a lado trocando informações se interagindo com colegas para o enriquecimento de conhecimento. A transformação e a superação, no entanto, fez com que fosse possível a realização do encontro.

“A cadeia de HVAC foi fortemente atingida pela pandemia do coronavírus. Obras e projetos foram cancelados. Por outro lado, houve muitas operações que demonstraram o quanto o segmento pode ser um grande aliado contra a pandemia. Nunca se falou tanto em qualidade do ar interior e muitas práticas que estão sendo praticadas agora serão nosso novo foco de trabalho”, disse.

Outras informações podem ser obtidas no site webevento.asbrav.org.br. A realização foi da ASBRAV com patrocínio da Daikin, Johnson Controls Hitachi, Midea Carrier, Sicflux, Sulgás, Trane e Trox. A organização foi da Office Eventos.

O Web Evento serviu como uma discussão preparatória para o Mercofrio 12° edição que foi transferido para 2021 em virtude da pandemia do coronavírus. O evento presencial está marcado para 2, 3 e 4 de março de 2021 no Centro de Eventos BarraShoppingSul, em Porto Alegre (RS).


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com