Negócios em Foco

Entenda como as mudanças na LGPD do último ano afetaram o marketing digital


Palhoça 31/03/2020 16h02

Você sabe quais foram as mudanças na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e como elas afetaram o marketing digital? Este assunto é muito importante quando falamos em estratégias online, afinal de contas, o marketing digital consegue proporcionar excelentes resultados para empresas.

Quem atua na área de marketing digital sabe que as mudanças costumam acontecer com frequência, principalmente quando se trata do Google, sendo necessário sempre acompanhar o mercado, ter atenção a otimização de sites e aplicar as novas técnicas de forma eficiente.

No entanto, desta vez, as atualizações não são do Google e sim de uma lei. Isso significa que você ter atenção às práticas que fazem parte das atualizações, já que a nova legislação brasileira foca em dois pontos muito importantes, que são: o uso de dados pessoais de usuários e a segurança.

Sabe aqueles formulários e landing pages feitas para se captar dados importantes de leads, como e-mail e telefone? Será necessário adaptar as estratégias de acordo com as novas regras da lei, caso contrário, você pode sofrer com uma penalização judicial.

Saiba mais sobre a LGPD, quais foram as mudanças realizadas e como elas afetam o marketing digital.

O que significa LGPD e quais foram as mudanças realizadas

A LGPD tem um nome autoexplicativo, já que a sigla significa Lei Geral de Proteção de Dados. Em todo o mundo, essa lei já funciona há muito tempo, mas no Brasil, é recente. No país já existiam algumas resoluções e normas, porém não existia uma conexão entre elas e nem um controle.

De forma resumida, a LGPD tem o objetivo de fazer a proteção de dados da população. Para se fazer isso, é necessário ensinar os cidadãos a fazer o compartilhamento responsável de suas informações, tornando a captação dos mesmos de forma muito transparente.

Isso quer dizer que você precisará revisar a sua base de e-mail marketing para conferir se todos os contatos realmente querem receber o seu conteúdo. Caso algumas pessoas não quiserem mais receber os seus e-mails, logo você precisará tirá-las da base.

Fazer alterações de acordo com as mudanças da LGPD é muito importante para além de evitar possíveis problemas judiciais, também mantenha a reputação da sua empresa. Se você não respeita a decisão dos leads e muito menos a lei, logo os consumidores podem passar a ver sua empresa como não confiável.

Com isso, as principais estratégias de marketing digital a serem afetadas com as mudanças são:

E-mail marketing: apesar de algumas pessoas questionarem a eficiência dos disparos de e-mail marketing, não tem como negar que eles são muito importante para as empresas.

Com as mudanças na LGPD, pode ser que esta seja a estratégia que exigirá mais atenção e trabalho, já que todos os e-mails que estão em sua base de dados precisarão ser verificados.

Landing Pages (formulários online): para atrair os seus potenciais clientes e mantê-los em seu fluxo de funil de vendas, as suas landing pages deverão ser muito claras e ter um pedido de permissão, demonstrando a necessidade de se obter cada uma das informações solicitadas. Sempre pergunte se eles estão de acordo com o compartilhamento dos dados.

E para te ajudar a fazer todas as atualizações necessárias em suas estratégias de marketing digital, você deve:

Criar uma área ou pessoa responsável pelas alterações e coleta de dados: além de tornar as ações mais organizadas, com apenas uma área ou profissional sendo responsável pelas estratégias, evita-se que possíveis dados sejam vazados.

Elaborar e utilizar uma política de privacidade ou de consentimento: faça o planejamento de um guia direcionado para diferentes situações. Através deste documento, você saberá exatamente como coletar as informações dos seus leads de correta e segura.

Ser muito cuidadoso e seguir todas as atualizações que fazem parte da LGPD: quando você está de acordo com a lei, sua empresa recebe mais destaque no mercado por ser transparente e confiável. Empresas que não respeitam as atualizações da LGPD acabam conquistando uma má reputação e, consequentemente, não atraem novos clientes.

As mudanças da LGPD prejudicam o Marketing Digital?

Se agora, depois de saber como as mudanças na LGPD afetaram o marketing digital, você estiver pensando que elas prejudicam as estratégias, saiba que na realidade elas apenas servem para dar uma diretriz para os profissionais e empresas que desejam conquistar potenciais clientes, afinal de contas, é importante que exista uma “moeda de troca”.

Sabemos que, infelizmente, existem pessoas e empresas que agem de má fé com os usuários da internet, coletando os seus dados para utilizar de forma incorreta.

A partir de agora, entenda que esse é realmente um momento de desafios, que te exigirá muita paciência e atenção. Para te ajudar, busque por mais informações e, caso seja necessário, também procure pela ajuda de algum profissional.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com