Negócios em Foco

Rôgga e Comitê de Crise articulam campanha de conscientização na construção civil


Joinville 01/06/2020 17h33

Construtora será parceira do município de Balneário Piçarras em campanha de conscientização entre as empresas do segmento

Divulgação

A Rôgga Empreendimentos se reuniu na tarde de sexta-feira (29/5) com representantes do Comitê de Crise Municipal de Balneário Piçarras, que analisa as ações de prevenção e combate ao coronavírus, para apresentar os protocolos que adota em todas as suas obras para a prevenção e combate ao Covid-19.

A construtora também confirmou que será parceira do município, encabeçando uma campanha de conscientização entre as empresas do segmento. “A união do poder público e da iniciativa privada neste momento é fundamental para minimizarmos os impactos do coronavírus em Balneário Piçarras”, enalteceu a Presidente do Comitê de Crise Municipal e Coordenadora de Defesa Civil, Carla Krug, após o encontro.

A Rôgga afirmou que vem realizando, desde o dia 15 de maio, uma série de testes para Covid-19 em seus trabalhadores do segmento da construção civil. A construtora também vem sendo a interlocutora desta ação junto a outras empresas do segmento em Balneário Piçarras – contando com a adesão de 20 empresas e a já realização de mais de 300 testes preventivos em seus trabalhadores.

A intenção da iniciativa é manter os trabalhadores do segmento da construção civil seguros e evitar a propagação da Covid-19 – doença causada pelo coronavírus – dentro do próprio município. Os testes são realizados pela empresa BIOMEHUB e são acompanhados pelo médico Dr. Bruno Lucchin Camargo e Silva.

Na reunião, a Rôgga afirmou que os casos que são diagnosticados positivos estão seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS): são afastados de suas atividades e recebem orientação médica durante a fase de quarentena. A Rôgga informou ao Comitê que em todas as suas obras está sendo seguido à risca os protocolos, conforme decreto do Ministério da Saúde. Além disso, há aferição da temperatura antes de entrar na obra, uso obrigatório de máscaras, uso de álcool gel 70%, higienização local do trabalho, entre outras medidas.

O doutor Bruno reforça que “como estamos diante de um vírus até então desconhecido, passível de mutação e da necessidade do diagnóstico preciso, a melhor escolha para o atual momento é a realização da testagem em massa e a união dos esforços público e privado, em torno dos testes de diagnóstico. Somente assim, conseguiremos tomar medidas rápidas para ajudar a mitigar a propagação do vírus”.

O encontro entre Rôgga e Comitê de Crise foi motivado pelo recente Decreto Municipal, que paralisou as obras construção civil por 15 dias. Balneário Piçarras foi uma das primeiras cidades da região a tomar medidas mais duras de prevenção e combate à Covid-19, observando o crescente número de casos – mais de 200% na última semana.

“Percebemos nos últimos dias um aumento anormal no número de casos confirmados e de pessoas doentes, o que exige uma atenção redobrada e medidas mais expressivas”, pontuou a Secretária de Saúde do município, Regiane Basso.

Outra medida tomada em conjunto busca fortalecer a união do setor da construção civil, iniciando uma campanha de conscientização entre as empresas que atuam no ramo. “A Rôgga é pioneira na testagem com todos os seus colaboradores e higienização das obras. Queremos, de forma conjunta, instigar as demais empresas a tomarem as mesmas medidas de prevenção e assegurarmos a proteção dos trabalhadores do setor, com a testagem em 100% de todos que trabalham na construção civil”, reforça Ricardo Goulart, Diretor de Produção.

A Rôgga fez o cumprimento imediato das medidas e foi a primeira empresa a buscar o diálogo com o órgão. “Nosso objetivo maior é de proteger os colaboradores do setor para que evitem contato com outras pessoas que possam estar infectadas, até mesmo de forma assintomática. Se conseguirmos isso, diminuiremos significativamente o número potencial de doentes em nossa cidade”, explicou Regiane.

Com a medida, o Comitê de Crise avaliará a retomada das atividades em um menor prazo de tempo. “A conscientização coletiva é a principal medida para a diminuição da transmissão do vírus em nossa cidade e a prevenção para que não haja óbitos. Faremos tudo que for viável para evitar chegar a este ponto. Agradecemos a Rôgga por tomar a iniciativa nessa campanha, extremamente alinhada com o nosso propósito, que é de proteger nossa comunidade”, finalizou a secretária de Saúde.

ACOMPANHAMENTO NAS OBRAS

A Rôgga acrescentou aos representantes do Comitê de Crise que também participa do Programa Obra Mais Segura, com acompanhamento periódico das equipes do Seconci Joinville, realizando visitas quinzenais nas obras onde são checados os protocolos de segurança, bem como orientação aos colaboradores da empresa.

Segundo o PhD Luiz Felipe Valter de Oliveira, também presente na reunião, os métodos moleculares para identificação destes casos de forma precoce são importantes, aumentando a segurança dos colaboradores e das empresas. “Com certeza, iniciativas como essa vão impactar positivamente no combate à disseminação da Covid-19”, destaca.

O Dr. Bruno enaltece que o diagnóstico preciso e correto é fundamental para propor quaisquer medidas relacionadas à prevenção e ao prognóstico da infecção. “Os resultados obtidos via teste podem fornecer dados importantes para o entendimento e o rastreamento da infecção pelo novo coronavírus”.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com