Negócios em Foco

OPORTUNIDADES ONLINE EM TEMPOS DE PANDEMIA


RIO DE JANEIRO 18/06/2020 15h32

COMO SE PREPARAR PARA ENTREVISTA VIRTUAL DE EMPREGO NO ISOLAMENTO SOCIAL

A tendência de entrevistas virtuais ganhou força e deve se manter mesmo após a pandemia, por isso merece atenção de quem quer se candidatar a uma vaga

Quase três meses depois de estarmos em isolamento social, os efeitos da crise sanitária causados pela pandemia do novo Coronavírus aprofundou ainda mais a difícil conjuntura econômica que o Brasil já vinha atravessando. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 4,9 milhões de pessoas perderam seus empregos no primeiro trimestre de 2020. O cenário é preocupante, não resta dúvida. Mas, se você está entre os desempregados atingidos pela pandemia, o melhor a fazer agora é tentar reverter o quadro o quanto antes.

Com a quarentena, o mercado acelerou uma tendência que já vinha despontando timidamente e que se transformou em usual com a pandemia: entrevistas virtuais de emprego. Grande parte das empresas está operando em esquema de Home Office, com seus funcionários desempenhando suas funções de forma remota. Estar preparado para uma entrevista virtual de emprego faz parte do novo cenário e de uma tendência de mercado que deve ser mantida mesmo após a pandemia.

Assim como a entrevista presencial, a conversa virtual merece tanto quanto, bastante atenção por parte da (o) candidata (o).

Para conseguir uma vaga, muitas empresas solicitam um Vídeo CV ou fazem a entrevista via videoconferência e você pode colocar tudo a perder se não souber se comunicar eficazmente frente às câmeras. Saber falar bem, com segurança e naturalidade é imprescindível neste momento. Muitos candidatos são peritos em seus ramos de trabalho, possuindo um excelente CV, mas quando necessitam serem avaliados, agem com tanta insegurança e/ou pouca atratividade, que não conseguem a vaga tão desejada.

Professora de Oratória no Clube da Fala, a fonoaudióloga LAILA WAJNTRAUB, tem capacitado a comunicação de muitos profissionais e separou 5 dicas para você conseguir se expor na frente das câmeras e passar na entrevista!

1 - Atenção ao visual!

Temos somente uma chance de causar uma primeira boa impressão . Demoramos um décimo de segundo para julgarmos alguém pela aparência, e num vídeo gravado, isso fica ainda mais em evidencia, pois não precisamos manter o contato visual como numa conversa presencial. Escolha a roupa adequada com cores discretas e esteja atento ao código de vestimenta da empresa. É importante também se destacar do cenário, escolhendo uma cor de roupa que se destaque do fundo.

2 - Cenário e iluminação ideais:

Assim como a aparência é importante, o cenário e iluminação são essenciais para a gravação de um vídeo ou videoconferência. Fique numa distância favorável que apareça do seu peito para cima. Seu rosto precisa estar bem iluminado com a luz do dia ou luzes artificiais como uma simples luminária ou mesmo um abajur direcionado ao rosto. O cenário não pode chamar mais atenção que você. Prefira ambientes sem muitas cores, vidros, espelhos ou quadros. Escolha um fundo liso, de preferência com poucos objetos.

3 - Cuidado com a voz, fala e linguagem!

A voz demonstra nossa emoções, ela é responsável por passar credibilidade e envolver as pessoas. Use uma voz firme e com boa entonação (colorido). Marque as palavras e estique algumas vogais para se conectar através da voz. Fale num ritmo adequado, articule as palavras e evite vícios de linguagem. Coloque pausas na fala no lugar dos mesmos.

4 - O corpo fala! Cuidado com o gestual exagerado.

Os gestos devem ser firmes e sutis na altura da linha do peito, sempre com as palmas das mãos para cima, demonstrando abertura. Postura ereta, cabeça firme e olhar para a câmera é fundamental. Use as expressões faciais como o levantar das sobrancelhas e o sorriso para se comunicar melhor.

5 - Roteiro eficaz!

Seja compacto e com impacto! Faça um resumo do seu CV e prepare um roteiro de 1minuto citando sua trajetória acadêmica, profissional e os seus diferenciais para a vaga. Não divague e não fale de aspectos pessoais se não for demandado.

6 - Treine, treine, treine!

O treinamento é imprescindível para desenvolver qualquer habilidade. Grave vídeos do seu celular diariamente, se observe e identifique o que

pode ser aperfeiçoado. Peça feedbacks de conhecidos. Treine até que você sinta orgulho de você mesmo.

Temos certeza que com essas dicas você conseguirá se apresentar melhor em vídeos e ter muito mais sucesso!!

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com