De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), 70% da radiação solar que recebemos ao longo da vida é adquirida em ações cotidianas. Somente 30% é obtida durante os momentos de lazer. No entanto, as pessoas só lembram de aplicar o protetor quando vão à praia, ao parque ou à piscina. Uma pesquisa da SBD mostrou que mais de 60% dos brasileiros se expõem ao sol sem qualquer proteção.
Nestes tempos atípicos, parte das pessoas estão a maior parte do tempo dentro de casa e, por isso, pensam que não é necessário continuar mantendo os mesmo cuidados contra a radiação solar.
“É muito importante continuar com a aplicação do protetor solar, mesmo quando não estamos ao ar livre. Sobretudo, se você faz tratamento para manchas de pele (melasma, melanoses solares, hipercromias residuais) e doenças fotoalérgicas, uma vez que a pele continua exposta a diversos fatores externos, como os raios UVA e UVB, luz visível, poluentes entre outros fatores”, orienta a Dra. Silvana Coghi, dermatologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.
Vinicius Bim, especialista de inovação para o negócio de Personal Care da BASF América do Sul, ainda alerta sobre outra exposição constante dentro de casa: “Devemos levar em conta também o impacto constante causado pela luz azul, proveniente dos notebooks e celulares que usamos ao longo do dia. E, a necessidade de ficarmos em casa pelo isolamento social aumentou significantemente o tempo que somos expostos a essas telas”.
Os benefícios desses cuidados são de longo prazo. “Com o tempo, é possível notar a melhora da pele, o que contribui para o rejuvenescimento, além de reduzir riscos de doenças como o câncer de pele”, reforça o especialista da BASF.
Para garantir os cuidados essenciais que contribuem para evitar o surgimento do câncer de pele, a Dra. Silvana recomenda algumas dicas:
• Evite a exposição ao sol entre as 10h e 16h.
• Inclua em sua rotina de cuidados diários cremes com filtros solares que auxiliam no bloqueio da radiação UVA e UVB, com fator solar (FPS) acima de 30.
• Passar o protetor solar 20 minutos ante da exposição ao sol e reaplicá-lo a cada 2 horas.
• Não esquecer de partes como orelhas, lábios pescoço e tórax.
• Uso de óculos de sol, chapéus, bonés e roupas com proteção ultravioleta, principalmente quando estivermos em praias ou parques em que há uma maior incidência de radiação ultravioleta.
Segundo a médica, esses cuidados devem ser constantes, pois podem fazer toda a diferença para a saúde da pele.