Negócios em Foco

“Comer pelas beiradas” para inovação e disrupção de negócios


Jundiaí 16/06/2020 15h08

Agir desta forma pode ser muito positivo para inovação e disrupção de negócios.

Um amigo mineiro me contou que ainda vai escrever um livro sobre negócios somente com ditados populares, especialmente os da sua terrinha. Apesar da bem humorada intenção, podemos, de fato, observar que tem muita sabedoria em diversas frases e expressões.

Uma delas que me chamou atenção, recentemente, é a que mineiro gosta de “comer pelas beiradas" e agir desta forma pode ser muito positivo para inovação e disrupção de negócios.

Uma característica interessante observada em muitos empreendedores da terra do pão de queijo e que, certamente, ajudaram Belo Horizonte a se tornar a capital nacional das Startups.

O conceito, por trás de inovações bem sucedidas, é que existem muitas oportunidades de inovação fora do core business das empresas e a disrupção ocorre como algo que complementa o modelo de negócios principal. Um bom exemplo disso é o que vem acontecendo com grandes empresas de tecnologia e a possibilidade de uma atuação cada vez mais ampla.

O WhatsApp, por exemplo, acaba de liberar a função para envio de dinheiro pelo aplicativo uma função adjacente mas que pode ser tornar muito poderosa e rentável, mas que só existe como uma adjacente do produto principal baseado em comunicação.

Esse é apenas um exemplo, mas que mostra uma tendência muito forte das principais companhias quando o assunto é inovação. No mundo real, de pequenas empresas e negócios tradicionais, “comer pelas beiradas” pode ser uma grande oportunidade também para inovação, mas, para isso, é necessário ampliar o olhar para além das questões mais óbvias do negócio.

* Elton Monteiro é formado em Tecnologia e Gestão de Negócios pela FATEC. Founder da Essência Digital (https://essencia.digital/), empresa especializada no desenvolvimento de softwares e aplicativos. São 14 anos de experiência em projetos de inovação digital, auxiliando Startup e empresas no lançamento de produtos disruptivos. Participou de projetos de desenvolvimento de softwares, integrações e aplicativos em grandes empresas. Presidente da Associação Comercial de Jundiaí – 2017-2019 e vice-presidente da FACESP – 2019-2021. Você encontra o Elton Monteiro no Facebook, Instagram e Linkedin: acompanhe e participe.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com