Negócios em Foco

Empresários paranaenses estão otimistas com o mercado em 2020, aponta levantamento da Amcham


Curitiba 07/02/2020 10h57

Dos entrevistados, 96% demonstraram confiança na economia; soluções digitais e reforma tributária estão entre as principais pautas

Lola Dias

Se depender da confiança do setor empresarial, 2020 será um ano melhor para a economia paranaense. Isso é o que constatou um levantamento da Amcham Curitiba, realizado em janeiro durante o Comitê de Economia e Finanças da instituição, que reuniu sócios, diretores e gerentes, entre outros cargos, de empresas de diferentes setores.

A pesquisa, respondida por 50 participantes, mostrou que 96% deles estão otimistas com a economia do Estado, sendo que 70% apostam que 2020 será ligeiramente melhor do que 2019, ao passo que 26% acreditam que o mercado será muito melhor do que o ano passado.

Outro número que demostra confiança é em relação aos investimentos. O levantamento constatou que os empresários entrevistados devem aumentar ligeiramente (54%) ou consideravelmente (28%) os investimentos na sua empresa neste ano.

‘‘Esses dados são importantes indicativos do que podemos esperar pelo menos para este primeiro semestre do ano. A confiança dos empresários, empreendedores e executivos no mercado é fator essencial para o avanço do mercado. Temos notado, sim, um otimismo maior entre nossos associados, dos mais variados setores”, destaca o gerente regional da Amcham Curitiba, Gustavo Silvino.

Setores de investimentos

Segundo os entrevistados, o foco dos investimentos neste ano será: transformação digital (33 %), pesquisa e desenvolvimento (19%) e propaganda e marketing (13 %).

De acordo com o Gerente Administrativo Financeiro do TCP - Terminal de Contêineres de Paranaguá, Luiz Alberto Bressan, um dos palestrantes no Comitê de Economia e Finanças da Amcham, a transformação digital é fator crucial para a longevidade do negócio. ‘‘O empresariado tem se voltado cada vez mais para os assuntos digitais. Por outro lado, vemos que, de forma geral, ainda há uma certa dificuldade em compreender como a tecnologia de fato vai nos ajudar”, diz. ‘‘Sem dúvida, essa ambiguidade é um desafio para o setor e sairá na frente aquele que se adaptar aos novos modelos de negócios mais rápido’’, finaliza.

Reforma Tributária, Política Externa e Privatizações

A pesquisa mostrou ainda que a Reforma Tributária (36%) será a medida que mais deve impactar o setor empresarial em 2020, seguida por medidas relacionadas à Política Externa (21%) e Privatizações (13%).

O vice-presidente na área tributária da Volvo na América do Sul, Augusto Flores, também palestrante do evento da Amcham, falou sobre a forte dependência da economia com a política no Brasil. ‘‘Apesar de, já há alguns anos, haver um descolamento entre economia e política no Brasil e isto ser visto como algo positivo, temos hoje uma agenda de reformas, no Congresso, sem as quais o crescimento do Brasil fica limitado ao que chamamos de ‘voo de galinha’, quando crescemos por bons ventos externos ou por demanda reprimida. Assim, com as reformas saindo do papel, teremos a oportunidade para experimentar crescimentos mais consistentes, com fortes fluxos de entrada de capital estrangeiro via privatizações e grandes obras de infraestrutura, que tendem a levar o Brasil a um outro patamar’’, ressalta.

O gestor da CTM Investimentos, Daniel Alberini, comentou sobre a situação atual da economia no Brasil durante o encontro. ‘‘A dinâmica do nosso país é refém de estruturas econômicas defasadas, mas, ao mesmo tempo, estamos num processo de revolução dos juros e isso é muito benéfico para a nossa economia’’, afirma.

Sobre a Amcham Curitiba

A Amcham Curitiba (Câmara Americana de Comércio) faz parte de uma das maiores associações de empresas do Brasil, com 15 filiais em todo o país e mais de 5.200 empresas associadas. O objetivo da Amcham é criar um ambiente favorável de negócios por meio de boas práticas de mercado, capacitação profissional e cidadania empresarial. A instituição visa facilitar relações empresariais, gerar negócios, ser ponte no relacionamento governamental e internacional, além de prover conteúdos que amplifiquem o conhecimento de seus associados. Em 2020, a Amcham Curitiba completa 20 anos no Paraná e terá uma programação especial para seus associados.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com