Negócios em Foco

“Quando você não se transforma, a vida acaba sendo um desperdício”, disse Marcelo Gleiser durante a 20ª FIL


Ribeirão Preto 31/08/2021 17h32

Encerrando as atividades desta edição, o físico, roteirista e escritor, Marcelo Gleiser, refletiu sobre a vida, curiosidades, processo criativo e a evolução do ser humano

Marcelo Gleiser - Sté Frateschi

Ribeirão Preto (SP) - 31 de agosto de 2021 - Encerrando a programação da 20ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, o físico Marcelo Gleiser participou, neste domingo (29), do último Salão de Ideias da feira, que neste ano aconteceu de forma 100% on-line, totalizando mais de 100 horas de programação. Físico de renome internacional, astrônomo, escritor, professor e roteirista, Marcelo Gleiser é um cientista de interesses múltiplos, mas com uma paixão especial pela literatura.

A palavra verdade foi destaque na fala de Gleiser, destacando que na ciência ela pode ser real em uma determinada época, mas pode não ser em outra. “A verdade parece ser algo super sólido, mas, de certa forma, ela é elusiva. Poderíamos discutir horas e horas essa palavra. Como cientista, tenho muito interesse pelo sentido da palavra, principalmente nos dias de hoje, em que temos de prestar muita atenção nas fontes de informação para poder distinguir entre o verdadeiro e o falso”, destacou Marcelo Gleiser que é autor de 14 livros, traduzidos para 15 línguas.

Gleiser destacou ainda que a fluidez da verdade é essencial e isso não é visto apenas na história da astronomia, mas também na história da relação entre os sexos, entre homens e mulheres. “Até pouco tempo atrás, a disparidade do poder entre os sexos era abominável. E, após tantas lutas de pensadoras feministas, este desequilíbrio melhorou. Claro que ainda falta muito, mas não há dúvidas de que com a fluidez do gênero e sem a polaridade dos sexos, estamos aprendendo a respeitar as escolhas de cada um, assim como o sexo e a cor da pele. Portanto, o que a gente pensava sobre a verdade antes, hoje temos que repensar”, disse.

Ao abordar se a resposta final sobre as coisas é mesmo uma utopia, Marcelo Gleiser destacou a frase do psicanalista, escritor e poeta brasileiro Hélio Pelegrini: “sua pró cura é sua procura”, ou seja, é através da busca interior que o ser humano pode sim se curar. “Você vai se reinventando a cada ação. Utopias são aspirações, não objetivos realísticos”, citando a utopia mais famosa do pensamento cristão: o paraíso. “Que é uma chatice, porque lá nada muda: no paraíso não tem tensão, não tem disputa e nem crescimento. Quando o ser humano não tem um motivo para a transformação e mudança, o tempo para. As pessoas não sabem o que é existir sem tempo”.

Relação com a natureza

“A simples beleza do inesperado”, livro publicado por Marcelo Gleiser em 2016 é um tributo à natureza e um ensaio sobre a conexão entre o homem e o planeta Terra, também foi abordado no bate-papo. A obra fala um pouco de sua vida: um menino que cresceu na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, e que aos seis anos de idade perdeu a mãe - para suprir esse “buraco emocional”, da falta da presença feminina em sua vida, Marcelo Gleiser criou uma relação com a natureza que, para ele, sempre teve um aspecto feminino. “Entendi que a natureza é generosa. Mas, com o tempo, aprendi que o ser humano é menos generoso, pois somos predadores”.

Crescimento espiritual

Em 2019, Marcelo Gleiser se tornou o primeiro latino-americano contemplado com o prêmio Templeton, informalmente definido como o Nobel da Espiritualidade. Para ele, a mudança de visão de mundo sempre envolve mudanças de valores, o que acaba sendo um crescimento espiritual. “Para isso, precisamos de dois elementos fundamentais: coragem para poder encarar essa mudança e humildade para poder compreendê-las”.

Para Gleiser, as pessoas só crescem quando têm a coragem de se transformar e ainda deixou um recado para o público. “A vida é muito curta, as experiências que podemos ter na vida são enormes. Visões calcificadas acabam nos escondendo. Uma dica: faça um resgate à natureza, que é o mundo natural de onde viemos. Celebrar e integrar a uma prática corporal e espiritual de integração com a natureza já é uma mudança”, concluiu.

Para acompanhar esta atividade e a programação completa da FIL, basta acessar os canais da Fundação do Livro e Leitura (www.fundacaodolivroeleiturarp.com), e canal do YouTube (FeiraDoLivroRibeirao).

Mais informações do evento pelas redes sociais:

Instagram (@fundacaolivrorp)

Facebook (https://www.facebook.com/fundacaolivrorp)

Linkedin (fundacaolivrorp)

Twitter (@FundacaoLivroRP)

20ª FIL

A 20ª edição da FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, foi realizada integralmente no formato online, entre os dias 20 e 29 de agosto. No ano passado, o evento foi adiado em função do avanço do Coronavírus (Covid-19) no país, mas foi anunciado com abrangência internacional a partir da sua 20ª edição. Por isso, recebeu nova nomenclatura e identidade visual reformulada. Para 2021, diante da continuidade da crise sanitária, a decisão estratégica da organização do evento convergiu para realizá-lo no ambiente virtual, com transmissão ao vivo pela plataforma oficial da Fundação: www.fundacaodolivroeleituraro.com, e YouTube da instituição (www.youtube.com/user/FeiraDoLivro).

A Feira consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país, e em 19 edição realizadas reuniu mais de três mil escritores e artistas, com seis milhões de leitores visitantes. Em 2021, a FIL conta com mais de 60 atividades, durante dez dias, e em torno de 10 horas de programação diária. Totalmente gratuito, o festival literário é acessível, com interpretação em Libras para todas as atividades, autodescrição e legendas nas atrações internacionais em que os participantes não falam a língua portuguesa.

Patrocínios: a 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Diamante: GS Inima Ambient. Patrocínio Ouro: Alta Mogiana - Açúcar, Etanol e Energia; GasBrasiliano e Grupo São Francisco/Hapvida. Patrocínio Prata: Savegnago. Patrocínio Bronze: Passalacqua, Pedra Agroindustrial, Madeiranit e Riberfoods. Patrocínio: ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, RibeirãoShopping e Usina São Martinho. Apoio: Baldocchi Assistência Familiar, Rápido D’Oeste LTDA., Ribeirão Preto|Região – Convention & Visitors Bureau, Santa Helena, SICOOB Cooperac, Grupo Utam, Grupo Via Brasil. Instituição Cultural: SESC. Apoio Cultural: ALMA – Academia Livre de Música e Artes, Biblioteca Lélia Abramo, Biblioteca Sinhá Junqueira, Centro Cultural Palace, Coderp, DE – Região de Ribeirão Preto, ETEC – José Martimiano da Silva/RP, Fundação Educandário, Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Painew – Outdoor e Painéis, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal da Cultura, Verbo Nostro Comunicação Planejada.

Realização Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e entraria na 20ª edição. Por isso, recebeu recentemente nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), mas sua realização foi remarcada para agosto de 2021, devido à pandemia do novo Coronavírus.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Atendimento à Imprensa

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659

Jornalistas responsáveis:

Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)

Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)

Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)

Contato
Copyright © 2021 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com