Negócios em Foco

Empreendedorismo: Casal encontra no desemprego oportunidade para próprio negócio


Sumaré - SP 17/03/2020 09h40

Após perder o emprego de mecânico em uma multinacional, Marcelo Rodrigo Justino decidiu seguir na tapeçaria e inaugura a segunda loja da rede Soflex Decor.

Divulgação

Durante a crise econômica que atingiu o Brasil no início de 2010, muitas pessoas passaram a enfrentar o desemprego. Grandes e pequenas empresas tiveram cortes drásticos no orçamento e na folha de pagamento, o que obrigou muitas pessoas a encontrarem novas e criativas maneiras de se sustentar. Desde então, o termo “trabalhador autônomo” tem se tornado cada vez mais comum nos noticiários e nos currículos, assim como a palavra “empreendedorismo”.

Em Sumaré, o casal Marcelo Rodrigo Justino e Mônica Garcia Dias Justino decidiram seguir o negócio de tapeçaria da família após ele perder seu cargo de mecânico em uma multinacional. Eles utilizaram um galpão que pertencia a família de Mônica para começar um pequeno negócio de reforma de sofás e estofados, e fazer pequenas entregas. Os serviços eram feitos por Marcelo e seu pai, que já trabalhava no ramo há muitos anos. Até que ele encontrou um pequeno sofá em uma loja e achou que poderia ser uma boa ideia revender a peça. O novo tapeceiro anunciou no pequeno galpão e não demorou a vender.

Daí surgiu uma nova ideia de renda extra: revender sofás e estofados de boa qualidade. As vendas prosperaram mais rápido do que o esperado e, em pouco tempo, já era necessário expandir o espaço para atrair mais clientes. Percebendo a oportunidade de crescimento, Marcelo propôs ao seu irmão uma sociedade para abrir uma pequena loja, além da tapeçaria que mantinham. E assim nasceu a Soflex em uma loja pequena em Sumaré.

Mas não foi fácil encarar o desafio. Por serem uma empresa recém-nascida, muitas fábricas não aceitavam colocar seus móveis a disposição na pequena e discreta loja, mesmo com todo o esforço e resultados apresentados. Apenas uma pequena empresa, que vendia sofás em um modelo antigo com dois ou três lugares, apenas, encarou a jornada junto com os irmãos, e eles passaram então a comercializar as peças dessa marca. Até esse momento, tudo era feito exclusivamente por eles, desde a montagem dos móveis até a entrega do produto ao consumidor final – feita muitas vezes depois do horário comercial, quando era possível fechar a loja e ir até a casa do cliente.

O irmão de Marcelo tinha outra empresa, e mal podia dar conta dos afazeres de uma, que dirá duas. Para não deixar a loja sozinha, Marcelo pediu que Mônica deixasse seu emprego de cabelereira para ajudá-lo a investir na loja, e ela, mesmo relutante, aceitou o desafio. Os dois compraram a parte do sócio no empreendimento e passaram a lidar sozinhos com a Soflex.

Com o passar do tempo, Marcelo e Mônica decidiram se casar, e foram em busca de móveis para sua própria casa. Eles estavam em busca de guarda-roupas quando entraram em contato com uma fábrica em busca de descontos usando o CNPJ da Soflex. Quando o representante daquela marca foi até a loja, disse que não poderia vender o móvel para eles porque outra loja na mesma rua já comercializava o produto, mas que tinha uma proposta ainda melhor: sofás. Os móveis tinham qualidade mais alta do que os que eles estavam acostumados a vender, e lhes renderia mais lucro. Os dois aceitaram a proposta e viram seu fluxo de caixa aumentar exponencialmente. Eles decidiram apostar na qualidade dos produtos, e viram nessa nova etapa a oportunidade de produzirem seus próprios sofás. Com peças feitas artesanalmente e projetados pelo próprio Marcelo, além dos sofás de seus fornecedores, o público foi aumentando, do Estado de São Paulo e também de outros.

A demanda se tornou maior que o espaço, que deixava a desejar. “Era uma loja pequena, sem fachada e nem nada. Tínhamos pessoas que vinham de São Paulo, e ficavam assustadas ao ver a loja. Não passava confiança”, conta Mônica quando relembra do primeiro espaço que ocuparam como comércio. Era a hora de expandir mais uma vez, e então eles alugaram um lugar maior e mais bonito. Com isso vieram ainda mais chances, novos fornecedores e a oportunidade de vender outros móveis além dos sofás, como mesas, cadeiras, painéis e tapetes.

Agora, depois de 10 anos de esforço e trabalho duro, o casal se prepara para abrir a segunda loja da marca no Shopping Park City, em Sumaré. “Nós tínhamos vontade de ter uma outra loja e pensávamos muito nisso. É mais um filho que vem crescendo”, conta a dona da loja. Hoje eles contam com orgulho a história de como venceram o desemprego e estão numa trajetória crescente para o sucesso.

A inauguração nova Soflex Decor acontece nesta sexta-feira (28), às 14h, no Shopping Park City, em Sumaré. A loja oferece uma grande variedade de modelos de móveis, e também a opção dos sofás planejados, feitos pela tapeçaria da família, e fica localizada no primeiro piso do empreendimento ao lado da CVC.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com